Há uma mensagem oculta em “A Última Ceia”, o quadro de Da Vinci
“A Última Ceia” (em italiano: Il Cenacolo) é um afresco original de Leonardo da Vinci, executado entre 1495 e 1497. Ele está localizado na parede original em que foi pintado, no refeitório do convento dominicano Santa Maria delle Grazie, em Milão, sendo declarado Patrimônio da Humanidade, pela UNESCO, em 1980. A pintura foi feita para seu patrão, o duque Ludovico Sforza, de Milão. Não é um afresco tradicional, mas um mural, executado em têmpera e óleo, sobre duas camadas de gesso sobre gesso de preparação prolongada.

A grande fama dessa obra despertou o interesse de muitos pesquisadores e também de alguns romancistas que procuram resolver os supostos mistérios e enigmas que o rodeiam. Exemplo disso são Clive Prince e Lynn Picknett, em seu livro "O Segredo dos Templários". As múltiplas obras de arte inspiradas na pintura e as paródias existentes contribuem para tornar “A Última Ceia” em uma das mais belas obras da História da Arte.

Em 1993, a escritora e advogada Vittoria Haziel publicou um pequeno trabalho que mostrava um documento de Leonardo da Vinci em que o gênio do renascimento reconhecia a existência de uma mulher ao lado de Cristo. Se quiser conhecer o novo mistério encontrado nessa obra, continue lendo este artigo.

Leonardo da Vinci, neste afresco, quis retratar a última ceia que Jesus teve com os seus discípulos, porém, mais importante ainda, ele quis mostrar a reação de cada um dos 12 discípulos quando Jesus afirma ter certeza que um dos presentes irá traí-lo. Jesus é o centro dinâmico do quadro, para onde todas as linhas de perspectiva convergem e se dinamizam, a partir e através dele.

Muitos são os mistérios que cercam o afresco “A Última Ceia”, de Leonardo da Vinci, devido ao mistério do próprio Leonardo sobre a sua nomeação como dirigente ou grão-mestre da irmandade secreta chamada Priorado de Sião.

Todos sabem que as obras de Leonardo da Vinci escondem grandes segredos e mistérios. A obra a que nos referimos neste artigo não é a única a contê-los, sendo a "Mona Lisa", por exemplo, outra de suas obras mais misteriosas. Para ler mais sobre isso, clique em nosso artigo: Da Vinci escondeu um extraterrestre na Monalisa. Você precisa olhar bem para conseguir enxerga-lo!

Segundo os pesquisadores, há uma mensagem escondida dentro da obra "A Última Ceia", de Leonardo da Vinci. Esta mensagem escondida decifra a possibilidade de que Jesus fosse mortal. Será verdade? Sim, as pinturas de Da Vinci contém ainda vários mistérios por serem resolvidos. O livro de Dan Brown, "O Código Da Vinci", já falou muito claramente sobre isso.

Outras pinturas retratam Jesus e seus doze discípulos, mas as pinturas de Da Vinci são únicas. Atualmente, um pesquisador acredita ter descoberto a razão pela qual Leonardo decidiu não colocar uma auréola em torno de Jesus.

De acordo com esse pesquisador, a razão pela qual Leonardo retirou a auréola em torno de Jesus teria sido para mostrar que ele era um mero mortal. Na sequência, mostramos mais detalhes sobre esta pesquisa.

Na versão de Da Vinci, os discípulos são desenhados sem auréolas. Antes de Leonardo, todos os pintores realizavam suas pinturas com auréolas acima dos discípulos, apresentando-os como santos, mas da Vinci escolheu ignorar esta convenção e pintá-los sem as auréolas.

De acordo com Mario Taddei, a falta das auréolas na pintura de Leonardo pode ter sido uma forma dele enviar uma mensagem. De acordo com Taddei, o renascentista italiano deu a entender que Jesus também era um mortal.
A ideia de que Jesus fosse um mortal é assunto de debate muitas vezes proposto no passado. O que você acha dessa teoria? Comente e compartilhe com seus amigos e familiares.
Fonte: Starstock / Youtube-Smithsonian Canal









