Incrível!

Publicado 2016-10-22
13 Comentário

Vai te deixar em choque: a estranha higiene da mulher no século XIX...

Já se sabe muito bem como eram as condições insalubres das pessoas que viviam na Idade Média. Porém, pouco se imagina dos problemas higiênicos sob os vestidos maravilhosos das românticas heroínas do século XIX... Tais belezas não tinham muita noção sobre os muitos benefícios da higiene, que para nós são familiares. A verdade é que os costumes eram os mais estranhos.

Vai te deixar em choque: a estranha higiene da mulher no século XIX... 1

É difícil imaginar as dificuldades relacionadas à higiene e à saúde que as pessoas tinham na vida quotidiana... O que se fazia 200 anos atrás para disfarçar o cheiro de suor era muito complicado, e até mesmo lavar regularmente as partes íntimas era considerado causa de infertilidade! Precisamos entender o que as pessoas daquela época pensavam... Como acreditavam nisso? Continue para conhecer métodos de higiene super divertidos e estranhos...

Clique em “página seguinte” para ver o resto do conteúdo do post.

Vai te deixar em choque: a estranha higiene da mulher no século XIX... 2

Tomar um relaxante banho quente? As mulheres do século passado não usufruíam desse prazer... Muitas delas não aceitariam tomar um banho por nada neste mundo! Os europeus acreditavam que a água entrava nos poros e causava infecções, enfraquecendo o corpo e causando tuberculose. Além disso, acreditava-se que a lavagem frequente podia causar até mesmo feridas.

Vai te deixar em choque: a estranha higiene da mulher no século XIX... 3

Literalmente, os médicos tinham que convencer seus pacientes a tomarem banho. Por exemplo, Friedrich Biltz, nos fins do século XIX, suplicava aos cidadãos alemães em seu livro “Nova cura natural”: “Há pessoas que não se atrevem a nadar em um rio ou a tomarem um banho, já que, desde a infância, nunca entraram na água; têm um medo sem fundamento. Depois do quinto ou sexto banho, é possível se acostumar com ele”. Como um banho é bom...

Vai te deixar em choque: a estranha higiene da mulher no século XIX... 4

Antes, até mesmo os monarcas tomavam banho apenas algumas vezes durante a vida: assim como no século XV. Isso chegava ao ponto de Isabel ter se banhado apenas duas vezes: em seu nascimento e antes de seu casamento. Luís XIV foi obrigado a se banhar por seus médicos, mas isso o aterrorizou tanto que prometeu nunca mais repetir o ato... Até o século XVIII, só se lavava as mãos e a área da boca. Lavar o rosto regularmente era algo que os médicos não aconselhavam, pois acreditava-se que causava inflamação e perda da visão.

Vai te deixar em choque: a estranha higiene da mulher no século XIX... 5

No século XIX, as pessoas se banhavam só se estavam doentes e se o médico receitasse. Banho quente ou frio, com a adição de sais... E assim lavavam o rosto com uma toalha molhada. Mas as infusões de ervas aromáticas eram populares, água de rosas, sachês com ervas secas na roupa... E os perfumes? Como eram feitos nessa época?

Vai te deixar em choque: a estranha higiene da mulher no século XIX... 6

Na época de Luís XIV, os perfumes eram até prescritos por decreto real. Sem eles, não era permitido aparecer em tribunais – de alguma forma era preciso disfarçar os cheiros dos aristocratas que não tomavam banho. E até meados do século XIX, quando finalmente foi estabelecido o papel das bactérias e da sujeita no desenvolvimento de doenças, o banho regular passou a ser adotado de forma massiva. Foi uma sorte para todos em termos olfativos.

Vai te deixar em choque: a estranha higiene da mulher no século XIX... 7

Para as mulheres que viviam antes do século XX, não era recomendado lavar as partes íntimas, pois isso supostamente as tornaria estéreis. Pior do que se lavar, só podiam ser os livros! Os médicos argumentavam que a leitura era particularmente perigosa, assim como qualquer outra atividade mental. Para as mulheres naqueles dias, acreditava-se que era muito perigoso à saúde qualquer alteração de moral...

Vai te deixar em choque: a estranha higiene da mulher no século XIX... 8

Com certeza, os mesmos perfumes que escondiam o odor corporal acumulado em todas as camadas de roupa eram usados em vestidos com corpete e qualquer tecido sobre o corpo humano, mas não o eliminava completamente. Só em 1888 finalmente pensaram em uma maneira de combater o cheiro de suor, o desodorante; porém, não funcionaria para nós. O antitranspirante, que reduz a sudorese corporal, foi inventado em 1903. E o que temos de um dos elementos mais importantes, os penteados?

Vai te deixar em choque: a estranha higiene da mulher no século XIX... 9

Os penteados do século XVII eram muito complicados: o cabelo levava várias horas para ser armado por um cabeleireiro. E, para isso, eram instalados uns suportes especiais para penteados. Evidentemente, os penteados não eram desfeitos por semanas ou meses. Não é de se estranhar que essas obras se transformaram em um viveiro de bichos ou em ninho de ratos. Na Idade Média, na Espanha, esfregava-se o cabelo com alho para combater os piolhos.

Vai te deixar em choque: a estranha higiene da mulher no século XIX... 10

Uma filha de um dos reis da França até morreu por causa de seus próprios piolhos. E para coçar a cabeça, uma bela dama usava uma varetinha especial... E se tivessem que lavar o cabelo, havia um sabão especial para isso. Como se isso pudesse resolver o enorme problema! Usavam diferentes remédios caseiros, como cinzas e mostarda. O xampu, que permitiu que o cabelo fosse lavado de verdade e que ficasse brilhante e elástico, foi inventado só no final do século XIX.

Vai te deixar em choque: a estranha higiene da mulher no século XIX... 11

Também não havia papel higiênico na Europa. Um alemão foi o primeiro que conheceu o papel higiênico em 1857, em uma de suas viagens à China. Os rolos modernos e macios começaram a ser produzidos no ano de 1890 nos Estados Unidos. Até então, usava-se como papel higiênico o que estivesse ao alcance, principalmente jornais... Ser bonita naquela época não era nada fácil!

Gostou deste artigo? Se você gostou e quer ler mais coisas desse tipo, compartilhe com seus amigos e dê um Like na nossa página no Facebook.
Fonte: StarStock / Imgur

Vai te deixar em choque: a estranha higiene da mulher no século XIX... 12
81
O que você acha?! Juntar-se à conversa

Coisas que não imaginávamos sobre o Brasil de antigamente
Ana Maria Correia
Ana Maria Correia 29/10/16 06:09
Por que o termo HIGIENE DA MULHER? Gente era todo um povo, não apenas as mulheres...Se liga cara, leia o artigo primeiro, depois releia pra ter certeza do que está querendo transmitir, depois sim...pensa no título da matéria quem sabe assim deixa de pagar mico.
Ananda Hoeppel
Ananda Hoeppel 28/10/16 06:07
Camila Dellazeri Paula Guimarães
Crislayne Bentes
Crislayne Bentes 26/10/16 06:05
Ellen Keilla olha isso kkkk
Ellen Keilla
Ellen Keilla 26/10/16 06:05
Eu sempre falei, o europeu era porco. Acho que ainda existem os remanescentes. Rs. Limpo mesmo é o povo indígena.
Ellen Keilla
Ellen Keilla 26/10/16 06:05
Eu sempre falei, o europeu era porco. Acho que ainda existem os remanescentes. Rs. Limpo mesmo é o povo indígena.
Diana Maggio
Diana Maggio 26/10/16 06:05
Amanda Zuza Fernandes kkk
Jorge Diniz
Jorge Diniz 24/10/16 06:03
De delas? Corrigi que da tempo rs
Francisca Ribeiro
Francisca Ribeiro 24/10/16 06:03
Que pena que muitos Cristão não tem está percepção
Breinner Freitas
Breinner Freitas 24/10/16 06:03
O adm dessa página, deve ser um viado daqueles de marca maior!!! Coloca uma frase, como se fosse hábito apenas das mulheres! Isso era geral, eram hábitos e costumes naturais da época, p homem, mulher, criança, idosos e td mais! E ainda bem q os europeus conheceram raças como os indígenas e africanos, pois esses sim, sempre tiveram o hábito de se banhar, até msm por conta do calor!
Ariston Lipari
Ariston Lipari 24/10/16 06:03
Quando o Brasil foi INVADIDO, o Cabral escreveu na famosa carta que os habitantes locais tinham o estranho hábito de banhar-se todos os dias!!!!
Glauber Muniz
Glauber Muniz 24/10/16 06:03
Não é diferente hoje...um bom exemplo são as militantes do PT!
Rute Dalila Heidmann
Rute Dalila Heidmann 24/10/16 06:03
Ecaaa !!! A parte alho então p combater os piolhos foi d morrer.... D rir!!! Kkkkkkkkk graças a Deus o povo tá deixando d ser ignorante .... Passo d lesma mas tá !!!
Talita Marcela
Talita Marcela 24/10/16 06:03
Entendi porque a idade média era conhecida como idade das trevas kkkk,que porcaria de higiene!
Marky Vibes
Marky Vibes 24/10/16 06:03
Imagino o sexo oral....