Incrível!DicasVida Saudável

Publicado 2016-11-01
4 Comentário

Esta pequena e asquerosa criatura vive em seu corpo, exatamente na...

Da mesma maneira que os homens foram aprendendo a abastecer-se de alimentos, vestir-se e a proteger-se na Terra que os precede em milhões de anos, seu corpo também foi se adaptando e, em seu interior, milhões de microrganismos estabeleceram suas próprias "comunidades" e criaram suas próprias dinâmicas. Antes que qualquer forma de vida complexa habitasse o planeta, os micróbios já estavam aqui. Quando novas espécies surgiram, estas a foram colonizando e estabelecendo relações simbióticas com as demais.

Esta pequena e asquerosa criatura vive em seu corpo, exatamente na... 1

As vacas, por exemplo, não se alimentam do pasto que ingerem. Elas o utilizam para alimentar os micróbios que habitam seu organismo. E nós, os seres humanos, não poderíamos deixar por menos, e temos também estabelecido ligações semelhantes com nossos colonizadores. Você sabia que os micróbios que habitam nosso sistema digestivo (99% dos que estão em nosso organismo) pesam cerca de 1,3 kg, o mesmo peso médio de nosso cérebro? Siga lendo, porque neste artigo vamos falar sobre alguns "bichinhos" interessantes que vivem em nosso organismo.
Clique em “Página seguinte” para ver o resto do conteúdo do post.

Esta pequena e asquerosa criatura vive em seu corpo, exatamente na... 2

Nós, os seres humanos, mantemos organismos microscópicos em nosso corpo sem nem sabê-lo, pois não podemos sentir sua presença. Eles são, em muitos aspectos, bactérias e outros parasitas, tais como os ácaros, que são tão pequenos que é necessária a ajuda de um microscópio especial para vê-los. O fato é que o nosso corpo está repleto destes organismos.

Esta pequena e asquerosa criatura vive em seu corpo, exatamente na... 3

O curioso acerca de tudo isso é que se desconhece a razão pela qual temos muitos deles, mas sabemos como chegar até eles. O que devemos ter em mente é que alguns destes organismos são benéficos para o bom funcionamento do nosso organismo. No entanto, é também verdade que há outros que não o são. Se pudéssemos ver alguns destes organismos em tamanho aumentado, teríamos um ataque cardíaco.

Esta pequena e asquerosa criatura vive em seu corpo, exatamente na... 4

A criatura que estão vendo está aumentada cerca de 100 vezes, de modo que se possa observar bem toda a sua estrutura. Este micróbio, por assim dizer, pertence à família dos ácaros e seu nome é Demodex Folliculorum. Ele é responsável por remover a pele morta da nossa pele e vive normalmente enquanto faz isso nas áreas do queixo, do nariz, da testa, das bochechas e dos cílios. Impressionante à primeira vista, não?

Esta pequena e asquerosa criatura vive em seu corpo, exatamente na... 5

Todos os tipos de ácaros saem e vivem nos folículos pilosos, onde as fêmeas colocam de 20 a 25 ovos, sendo que cada novo ciclo ocorre em períodos de 14 a 18 dias. E todos eles se alimentam de células mortas, ou seja, de pele descartada por nosso organismo porque não nos serve mais. Esses organismos costumam trabalhar mais à noite, quando seus hospedeiros (nós) estão calmos e sua pele está tranquila, trabalhando melhor no escuro. Embora este seja inofensivo, nem todos são assim.

Esta pequena e asquerosa criatura vive em seu corpo, exatamente na... 6

O Demodex, na maioria dos casos, pode se tornar muito desagradável e, quando suas populações se espalham pela pele, causam uma enfermidade conhecida como rosácea. Regularmente, estas infecções se manifestam no rosto e fazem com que a pele fique avermelhada em função da infecção dos folículos pilosos, dos danos aos vasos sanguíneos e pela inflamação causada por tal infecção. A rosácea pode causar cravos ou espinhas e, em estágios mais avançados, o espessamento da pele.

Esta pequena e asquerosa criatura vive em seu corpo, exatamente na... 7

O aparecimento desta doença pode ser muito desagradável pois altera o tom de pele, o que pode ser, comumente, confundido com a acne por sua semelhança. Se você sentir algum dos sintomas acima, consulte rapidamente um dermatologista para fazer um diagnóstico. Se demorar muito, a população destes ácaros pode aumentar de maneira preocupante, podendo deixar cicatrizes indeléveis em seu rosto.

Esta pequena e asquerosa criatura vive em seu corpo, exatamente na... 8

Diante disso, é muito importante fazer uma boa limpeza em sua pele e jamais emprestar sua escova de cabelo ou os artigos que você usa para tomar banho, como esponja, sabão, etc... O ideal é ensinar os bons hábitos da limpeza aos seus filhos, desde pequenos, sobretudo que não emprestem a ninguém seus artigos de higiene, pois estes são para uso pessoal e esses ácaros são transmitidos muito rapidamente de pessoa para pessoa. É melhor prevenir esta doença. Não se esqueça de compartilhar este artigo com seus amigos e familiares para que tenham consciência da importância da limpeza adequada de sua pele.

Fonte: Starstock / vozviral.com

Esta pequena e asquerosa criatura vive em seu corpo, exatamente na... 9
101
O que você acha?! Juntar-se à conversa
O SUMIÇO de JIM CARREY Após Seus Problemas Emocionais
Marcelo Gasparini
Marcelo Gasparini 03/11/16 07:03
Quem prefere ler só os comentários assim como eu ???? kkkkk
Roberto Cunha Lima
Roberto Cunha Lima 02/11/16 07:03
LIMÃO, LIMÃO LIMÃO, LIMÃO, LIMÃO, LIMÃO MATA. LIMÃO É O PINHO SOL DO SANGUE. LIMPA TUDO.
Roberto Cunha Lima
Roberto Cunha Lima 02/11/16 07:03
LIMÃO, LIMÃO LIMÃO, LIMÃO, LIMÃO, LIMÃO MATA.
Alice Nogueira
Alice Nogueira 02/11/16 07:03
Luiza Nogueira bem orphan black HAUHAUAHAUAU