Incrível!Controverso

Publicado 2016-11-19
4 Comentário

A árvore mais perigosa do mundo, a árvore da morte…

Em 1999, a radiologista Nicola Strickland estava em férias na ilha caribenha de Tobago, um paraíso tropical completamente idílico, cheio de praias desertas. Em sua primeira manhã, ela estava à procura de conchas e corais na areia branca, quando suas férias tiveram uma mudança de 180 graus. Entre cocos e mangas encontrados na praia, Strickland e um amigo encontraram umas frutas verdes, com cheiro adocicado, que pareciam muito com maçãs pequenas. Ambos decidiram dar uma mordida na fruta e, em instantes, seu gosto agradável e suave, transformou-se em uma sensação de ardência.

Sua garganta foi se fechando ao ponto de quase não conseguirem engolir; era como se tivessem engolido uma pimenta estranha e perigosa. Siga lendo para conhecer sua história e não se esqueça de clicar em "Página seguinte" para continuar.

O fruto em questão pertencia à Hippomane mancinella, conhecido como "maçã da praia" ou "goiaba envenenada". Ela é nativa das zonas tropicais do sul da América do Norte, da América Central, do Caribe e de algumas partes do norte da América do Sul. A planta tem outro nome: "a árvore da morte". De acordo com o livro dos recordes Guinness World Records, esta árvore é realmente a mais perigosa do mundo. Como os cientistas da Universidade da Flórida explicam, todas as partes da "maça da morte" são extremamente venenosas.

Além disso, “tanto interagir com a árvore quanto comer alguns dos seus frutos pode ser letal".

A mancinella pertence ao gênero da Euphorbia, que também tem entre os seus membros a Poinsettia, também conhecida como Flor de Páscoa ou Flor do Natal. A árvore produz uma grande quantidade de seiva leitosa que escorre e é encontrada em todas as partes da mesma, tais como nas folhas, na casca e nos frutos. O simples contato com esta substância pode causar queimaduras graves. Esta seiva contém uma elevada gama de toxinas, mas pensa-se que as reações mais graves são causadas pelo forbol, um composto orgânico que pertence à família dos ésteres. O forbol é altamente solúvel em água, por isso não é aconselhável a abordagem destas árvores durante a chuva, pois as gotas que carregam este composto podem queimar a pele...

Devido a essas propriedades perigosas, em alguns locais onde estas árvores crescem, elas são marcadas com uma cruz ou um anel vermelhos ou, até mesmo, com vários sinais de perigo por toda sua volta. Poderíamos eliminá-las, mas elas desempenham um papel importante nos ecossistemas que integram. Suas densidade e espessura criam uma excelente proteção contra a erosão costeira onde crescem, cortando o vento.

Há vários casos de inflamações graves nos olhos e cegueira temporária causada pela fumaça de uma árvore dessas queimando, sem mencionar os efeitos da inalação. No entanto, após cuidadosamente cortarem e secarem a madeira ao sol para neutralizarem a sua seiva venenosa, carpinteiros do Caribe têm utilizado a mancinella na feitura de móveis de madeira ao longo de séculos. "A verdadeira morte vem de comer o seu pequeno fruto", escreve a repórter Ella Davies.

"Ingerir a fruta pode causar graves vômitos e diarreia, causando a desidratação do corpo, a um ponto de não retorno."

Felizmente, Strickland e seu amigo sobreviveram para contar a história, pois ingeriram apenas uma pequena quantidade da maçã fatal. Em 2000, Strickland enviou uma carta para o British Medical Journal, descrevendo seus sintomas em detalhe. Demorou 8 horas para que sua dor lentamente desaparecesse, enquanto ela, lentamente, tomava pinas coladas e leite. A toxina saiu pela drenagem dos linfonodos em seu pescoço, processo muito doloroso.

"Nossa experiência foi horrível." O que você achou? Agora já sabe: ao viajar para uma praia paradisíaca e dar de cara com um fruto semelhante a uma maçã pequena, fique longe. Se você gostou do artigo dê um Like e compartilhe com seus amigos e familiares.
Fonte: www.sciencealert.com

137
Uma criança posa para sua foto de escola. 30 anos depois, a professora vê a...
Uma criança posa para sua foto de escola. 30 anos depois, a professora vê a imagem e perceber isso...
As professoras da escola são aquelas que são mais lembradas, especialmente durante a educação pré-escolar. Elas foram as primeiras mulheres, logo após as nossas mães, que tomaram conta de nós e que nos ensinaram os mistérios da vida. Eram as...
O que você acha?! Juntar-se à conversa
Italo Pereira Santos
Italo Pereira Santos 25/11/16 07:04
a pergunta qui faço e será qui essa árvore existe
Sheila Ochiro
Sheila Ochiro 20/11/16 07:03
Será que tem muda desta árvore queria plantar em Brasília no congresso ou dar uma mudinha para cada senador de Natal Porque eu sou muito bondosa kkkkk
Gabriel Lima II
Gabriel Lima II 20/11/16 07:03
A Árvore mais viva do mundo, é a árvore da vida então? '-' -.-'
Jefferson Oliveira
Jefferson Oliveira 20/11/16 07:03
Fernando Henrique da Silva