Incrível!

Publicado 2017-03-26
802 Comentário

Os 7 aspectos da assustadora origem da Rapunzel…

Todos conhecemos o básico de Rapunzel: uma menina com o cabelo longo que é presa por uma bruxa má, um príncipe que vem para salvá-la, que sobe pelo seu cabelo para resgatar a princesa presa (por que Rapunzel não prendeu o seu cabelo alguma coisa e desceu sozinha é algo que ainda não entendemos). Bem, embora a história original pareça ter sido inspirada por várias histórias de mulheres presas em locais isolados, em várias culturas, a versão da Rapunzel dos Irmãos Grimm tornou-se a definitiva... Um inferno de um jeito bem estranho.

Os 7 aspectos da assustadora origem da Rapunzel… 1

Uma das razões pelas quais a Disney pode ter demorado tanto para produzir o filme (Enrolados, 2010), é que, na verdade, o texto original é bastante adulto. Você poderia achar que isso não deteria uma empresa como a Disney, lembrando de outras histórias um tanto obscuras que se tornaram clássicos. Mas há aspectos da Rapunzel que, com certeza, devem ter sido difíceis de serem moldados ao público infantil. Predominantemente, grande parte da história de Rapunzel baseia-se no conceito de abuso e gravidez… Conheça ao longo do nosso artigo os aspectos mais marcantes da Rapunzel!
Clique em ”Página Seguinte” para ver o resto do conteúdo do post.

Os 7 aspectos da assustadora origem da Rapunzel… 2

1. A horríveis desejos da mãe Rapunzel

A história original é impulsionado pelos desejos frenéticos da mãe de Rapunzel, que vê rabanetes em um belo jardim vizinho, durante a sua gravidez, e começa a desejá-los tão loucamente que: ou os come ou morre. Os corpos e as mulheres grávidas, para os Irmãos Grimm, eram coisas tão poderosas e perigosas que tinha-se que fazer todo tipo de coisas loucas para mantê-las felizes, como é o caso do pai de Rapunzel, que sobe pelas paredes do jardim de uma bruxa, para roubar seus rabanetes. Os desejos não eram o corpo tentando obter mais nutrientes, mas as mães sendo irracionais e causando problemas altamente mágicos…

1. A horríveis desejos da mãe Rapunzel

2. Rapunzel é entregue a uma bruxa

Os Irmãos Grimm deixaram bem claro que a mãe irracional que determina o destino de Rapunzel, especialmente graças aos seus desejos “jardineiros” manipuladores e suas travessuras “legais” estranhas. Quando a bruxa dona do jardim ao lado descobre que o pai de Rapunzel anda escalando os seus muros, ela lhe permite que pegue todas as ervas que ele quiser, com a condição de que ele lhe entregue a sua filha no momento de nascimento. Pense nisso por um momento: a bruxa ganha uma menina porque seus pais estavam roubando de sua horta, no entanto, quando o pai lhe pede clemência, ela dá de ombros, pega a menina e a nomeia de Rapunzel. Acontece que "Rapunzel" é o nome das flores roxas da planta dos rabanetes que mãe desejava, portanto, ela recebe o nome da fonte de sua desgraça.

Clique em ”Página Seguinte” para ver o resto do conteúdo do post.

2. Rapunzel é entregue a uma bruxa

3. O príncipe e seu encontro com Rapunzel

Rapunzel é encarcerada desde criança e criada por uma bruxa em uma torre sem portas: seus cabelos crescem num sem fim e, aliás, é descrito como sendo do comprimento de "vinte varas longas", o que seria algo como 20 codos (9 metros). O príncipe, no entanto, não faz o que qualquer outro faria, que é tentar pelo menos falar com a criança para saber o que está acontecendo. Ao invés disso, ele finge ser a feiticeira e sobre até a torre sem aviso prévio. Que grosseiro!

3. O príncipe e seu encontro com Rapunzel

Os Irmãos Grimm, pelo menos registraram que Rapunzel fica aterrorizada (e com razão), porque nunca havia visto um homem antes em sua vida. Além disso, ambos não são particularmente brilhantes: nenhum deles nem cogita cortar os cabelos ou usá-los para ajudar a descer Rapunzel. Simplesmente se encontram noite após noite, o que resulta em exatamente o que você está pensando... Sem dúvida esses encontros são bastante complicados!
Clique em ”Página Seguinte” para ver o resto do conteúdo do post.

3. O príncipe e seu encontro com Rapunzel 1

4. Rapunzel não percebe que está grávida

Na história original, que os Irmãos Grimm alteraram possivelmente por razões de decoro, a bruxa descobre o sua cativa está recebendo visitas porque Rapunzel inocentemente pergunta por que a largura de sua cintura está aumentando. Ok, ela e o príncipe tiveram relações sexuais antes do casamento, mas ele não achou prudente explicar sua inocente namorada que uma gravidez era uma opção bastante provável. Viu porque o chamamos de mau caráter? A bruxa, no entanto, não é nem um idiota e sabe exatamente o que isso significa.

4. Rapunzel não percebe que está grávida

Na versão posterior, Rapunzel dá uma de idiota e pergunta por que a bruxa pesa muito mais que o príncipe, que também havia subido por seus cabelos. O melhor que a bruxa chama Rapunzel de "ímpia", porque é muito mais grave para ter um filho fora do casamento do que trancar uma criança que não fez nada em uma torre sem portas por sua vida inteira... Os Irmãos Grimm pisaram um pouco na bola ao escrever essa história, pelo menos essa é a sensação que nos dá o original...

Clique em ”Página Seguinte” para ver o resto do conteúdo do post.

4. Rapunzel não percebe que está grávida 1

5. Rapunzel é forçada a dar à luz no deserto

A pobre Rapunzel tem realmente a pior sorte possível ao longo da história. Depois de ficar grávida de um homem “bem-intencionado” que se esqueceu de explicar a ela o que era gravidez, a bruxa a forçado a ir viver no deserto. Lá, ela acaba tendo que dar à luz gêmeos, sozinha, embora ninguém também tenha lhe dito como ocorreria a gravidez e muito menos o parto. Assim, não importa como você conta a história, ela é bastante desagradável.

5. Rapunzel é forçada a dar à luz no deserto

6. O príncipe tenta se matar, mas fica cego na tentativa

Os Irmãos Grimm dão ao príncipe uma punição bastante terrível por sacar sua espada fora do matrimônio. Quando ele escala a trança (que, é claro, a bruxa cortou antes de enviar Rapunzel para o deserto), a bruxa zomba dele e ele salta da torre em uma clara tentativa de suicídio. No entanto, ele consegue sobreviver, porém graças aos espinhos das plantas sob a torre, ele fura os olhos e perde a visão. Então, agora, cego e deprimido, o príncipe vaga pela florestas gemendo pela perda de sua amada. História super bacana, muito linda e romântica… só que não...
Clique em ”Página Seguinte” para ver o resto do conteúdo do post.

6. O príncipe tenta se matar, mas fica cego na tentativa

7. Apesar de tudo, há um "final feliz"...

Inevitavelmente, Rapunzel e seus gêmeos, ainda no deserto, encontra seu amante cego (não sabemos como ele chegou lá), após vários anos já se terem passado. Quando eles olham um para o outro, Rapunzel derrama lágrimas em seu rosto e, magicamente, consegue curar sua horrível cegueira. Conclui-se, portanto, que mulheres arruinadas enviadas ao deserto podem ter alguns poderes mágicos sob as mangas. O príncipe leva sua amada e seus bebês de volta ao seu reino, onde o tinham dado como morto…

7. Apesar de tudo, há um "final feliz"...

E eles vivem felizes para sempre - após terem que responder a algumas perguntas desconfortáveis sobre a idade dessas crianças que chegaram com eles... A julgar pelo acidente horrível ocorrido ao príncipe após sua “queda” da torre, ficamos pensado em como é que ele conseguiu sobreviver por aqueles anos com os soquetes dos olhos vazios . Ou seja, ele não sofre nenhum tipo de hemorragia? Como ele orientou-se para conseguir chegar ao deserto? Finalmente, entendemos que tudo é parte da magia das belas histórias românticas, que não se deve ficar procurando a lógica nelas. Porém, é meio pesada mesmo essa história... O que você achou do conto original de Rapunzel? Compartilhe esse artigo com todos e sinta-se livre para deixar um Like em nossa página no Facebook!
Fonte: Bustle

7. Apesar de tudo, há um "final feliz"... 1
1
O que você acha?! Juntar-se à conversa
YOKO ONO e JOHN LENNON: Os Bastidores do Casal
Flavia Sperandio
Flavia Sperandio 27/04/17 06:15
Ja li essa entrevista mas a minha versão e a do filme Enrolados! Kkk
Karolina Santana
Karolina Santana 27/04/17 06:15
Eisy Karoline olha amiga rs
Jherusa Miranda
Jherusa Miranda 27/04/17 06:15
Talita Pierri olha só
Milena Souza Cruz
Milena Souza Cruz 27/04/17 06:15
Mariene Souza olhaaa é a Tangled
Larissa Araujo
Larissa Araujo 27/04/17 06:15
Acabou com minha infância!
Paulina Diaz Lagos
Paulina Diaz Lagos 27/04/17 06:14
Misericórdia...kkkkkk
Sarah Lopes
Sarah Lopes 27/04/17 06:14
Essa é a Disney ,sempre querendo esconder o lado oculto dos contos de fadas. .
Adriele C. P. de Araújo
Adriele C. P. de Araújo 27/04/17 06:14
Quantos erros!!!!!! Que aflição que dá.... não consegui ler nem a primeira página
Bruna Picelli
Bruna Picelli 27/04/17 06:14
"A história original não é adequada ao público infantil" sempre ouvi essa versão na minha infância e estou inteira aqui kkkkkkkk
Idalina De Alcântara Caitano
Idalina De Alcântara Caitano 27/04/17 06:14
Existe um livro que se chama "A branca dos mortos e os 7 zumbis" reúne várias histórias infantis com novas leituras.... Muito bom.
Karinni Lauriano
Karinni Lauriano 27/04/17 06:14
Gisele Sintia eu amo essa série é a melhor história dos contos de fada q ja vi kkkkkkkkkk
Amanda Adriano
Amanda Adriano 27/04/17 06:14
Gisele eu amo essa série , mas essa não é a verdadeira história deles (apesar de eu considerar a verdadeira). As reais história ( a original) são todas sombrias, essas dá série só são histórias contadas com outros pontos de vista, como no filme da malévola... Pra quem gosta dessas histórias que contam o outro lado (dos vilões) a Disney lançou uma coleção de livros com as histórias contadas pelos vilões.
Gisele Sintia
Gisele Sintia 27/04/17 06:14
Eu tbm amo essa serie meninas...rsrsrs
Larissa Ramos
Larissa Ramos 27/04/17 06:14
É que a publicação original é em inglês e usam o Google tradutor para fazer as postagens em português
Héllen Rosa
Héllen Rosa 27/04/17 06:14
Pelo amor de Deus!!!!! A Branca de neve não foi abusada por anões!!!!!!!! Não tinha anões, só um bando de crianças orfans e sujas sem onde cair mortas que pareciam anões por serem tão mau cuidadas
Monica Santos Oliveira
Monica Santos Oliveira 27/04/17 06:14
"O mundo está muito chato"... que preguiça gigante, continue na sua bolha achando lindooo "historinhas de abuso"
Leila Palheta
Leila Palheta 27/04/17 06:14
Todos os contos de fada tem origens macabras... é só estudar um pouco de literatura infanto-juvenil pra saber, foram readaptados para colorir a imaginação das crianças em histórias cheias de magia e com final feliz, até porque ninguém vai querer dizer pra uma criança que a mocinha morre tragicamente no final rs
Maria Eduarda Silva
Maria Eduarda Silva 26/04/17 06:12
A da Bela Adormecida tbm é meio doida Contam q o príncipe depois q a beijou ela n acordou, ai ele estuprou ela, ela teve gêmeos e uns dos bebes chupou o dedo da mãe até sair a farpa quando ela acordou ficou confusa cm os gêmeos
Fabiane Grativol
Fabiane Grativol 26/04/17 06:12
Daiane Grativol Jessica Grativol Vânia Suarttz
Klébia Almeida
Klébia Almeida 26/04/17 06:12
Karla Melissa Philipe Vasconcelos