DicasEngraçadoVida Saudável

Publicado 2017-04-20
1 Comentário

5 benefícios que provavelmente você não sabia sobre o abacate

5 benefícios que provavelmente você não sabia sobre o abacate

O abacate é originário do México e de países das Américas Central e Sul devido ao clima temperado que as regiões apresentam e indícios indicam que ele tem sido cultivado desde 8.000 anos a.C. A razão pelo abacate ser difundido no mundo todo está ligada aos exploradores espanhóis que vieram a América e tiveram conhecimento da fruta, levando-a para a Europa.

Existem diversos tipos, popularmente conhecidos aqui como Manteiga, Guatemala, Pescoço, Geada, Margarida, Hass, Fortuna, entre outros. Suas características o tornam uma fruta especial: enquanto a maioria das frutas é rica em carboidrato, o abacate possui um alto teor gordura, mas acalme-se, pois a gordura que ele contém é do tipo saudável. Diversos estudos têm provado que o seu consumo traz enormes benefícios à saúde.

5 benefícios que provavelmente você não sabia sobre o abacate

Por falar em consumo, no Brasil o abacate é mais usado em receitas adocicadas, geralmente batido com leite. Já em outros países, como no México, por exemplo, ele é usado em diferentes pratos salgados, como acompanhamento ou em forma de molho, como a guacamole, por exemplo. Independente da maneira como é consumido, ele faz muito bem à saúde, com diversos benefícios.
Clique em Página Seguinte para saber mais sobre as qualidades do abacate.

5 benefícios que provavelmente você não sabia sobre o abacate 1

1.Super-Fruta

O abacate é composto de 73% de água, 15% de gordura e 8,5% de carboidratos, o que equivale a 160 calorias a cada 100 gramas da fruta.
É muito saudável pois contém diferentes nutrientes, incluindo vitaminas e minerais. Os nutrientes mais encontrados na fruta são Vitamina K, C, B5, B6, E, Folato, Potássio, além daqueles que aparecem em quantidades menores como Magnésio, Cobre, Zinco, Fósforo, entre outros. Não possui nenhum colesterol, sódio e ainda possui poucas quantidades de gordura saturada.

via GIPHY

Uma curiosidade: o Potássio é um dos nutrientes que a maioria das pessoas não vem consumindo a quantidade necessária e o abacate possui quantidades superiores àquelas presentes na banana (14% do abacate contra 10% da banana), uma das frutas reconhecidas justamente pela quantidade de potássio que contém. A ingestão de potássio ajuda a reduzir a pressão arterial, o que contribui para a redução a chance de ataques cardíacos, infartos e falência do fígado.

Ficou curioso para saber mais benefícios? Clique em Próxima Página

2. Amigo dos vegetais

A gordura presente no abacate ou no óleo extraído dele tem uma propriedade muito saudável: quando ingerido com outros vegetais que possuem nutrientes solúveis em gorduras, a absorção deles se torna muito maior, além disso, muitos possuem oxidantes, que são aquelas substâncias que retardam o envelhecimento, fazendo com que eles sejam melhor aproveitados durante o processo de ingestão. Portanto, lembre-se: abacates e vegetais formam uma ótima combinação para retardar o envelhecimento além de renderem ótimas receitas.

via GIPHY

3. Perda de peso

Sim, além dos benefícios nutricionais, o abacate pode ser um grande aliado para ajudar a perder peso. Isso porque em um estudo, pessoas foram divididas em 2 grupos: um nas quais as refeições continham abacate e o outro não. Após as refeições, eles foram submetidos a uma série de perguntas relacionadas a fome e saciedade.
Os resultados mostraram que 23% daqueles que fizeram refeições com abacate se sentiram mais satisfeitos e 28% tiveram menos vontade de comer durante as 5 horas seguintes após a refeição. Isso quer dizer que, a inclusão de abacate como acompanhamento nas refeições pode trazer benefícios a longo prazo, fazendo com que você se sinta mais saciado após as refeições. É importante lembrar que o abacate também possui muitas fibras se comparado a outras frutas, o que ajuda a regular o metabolismo.

Ainda temos mais dicas sobre o abacate, para conferir mais, clique em Próxima Página!

1.Super-Fruta

4.Reduz o colesterol

Ainda sobre o estudo citado no item anterior, outras conclusões também foram extraídas, dentre elas, o aumento do colesterol HDL em 11%, também conhecido como “colesterol bom”, redução em 22% do colesterol do tipo LDL juntamente com a redução da triglicérides para 20%, ou seja: um agente poderoso para a redução do colesterol se ingerido regularmente.

via GIPHY

5. Gravidez mais saudável

Sim! A última dica é para as grávidas, pois o abacate possui alta concentração de ácido fólico, mais do que qualquer outra fruta. Na gravidez, o ácido fólico ajuda na prevenção de
problemas na formação do bebê como espinha bífida (má formação no final da medula espinhal). Lembra-se da vitamina K citada no primeiro item? A deficiência da vitamina no organismo pode causar sangramento e nos bebês sangramento ininterrupto quando o sangue deles não possui vitamina K suficiente.

Empolgado para preparar receitas com abacate? Não se esqueça de compartilhar e dê um like em nossa página no facebook!
fonte: Well-Being Secrets

Ingram Publishing/Newscom/StarStock
14
O que você acha?! Juntar-se à conversa

Evite estes 6 tipos de pessoas e você será feliz
Bruna Calado
Bruna Calado 16/05/17 06:03
Olha Patty Lins