Incrível!

Publicado 2017-04-22
3 Comentário

9 imagens que demonstram o quão era diferente a "Bela e a Fera" antes da Disney...

A Disney geralmente oferece algumas versões dos contos clássicos altamente açucarados, como se estivesse tentando proteger as gerações futuras a partir de um final surpreendente ou assustador. Mas no caminho para uma edição mais comercial, muitas vezes eles sofrem certas transformações que fazem com que a única conservação da versão original seja o nome da obra. "A Bela e a Fera" é um bom exemplo destas grandes alterações.

1. A primeira Bela

1. A primeira Bela

Nas origens da história, a autora Gabrielle-Suzanne Barbot escolheu um animal muito parecido com um javali. Esta imagem é especificamente encontrada na versão que fez o ilustrador Walter Crane. Aqui encontramos uma senhora de classe alta, sem ser nobre, que descobre um animal antropomórfico. Embora esta seja uma versão primitiva, a trama é muito mais complexa e rica do que as versões posteriores, dando um fundo muito mais elaborado aos personagens. Conheça as mudanças que foram sofrendo com os diferentes protagonistas de "A Bela e a Fera"...
Clique em “Página seguinte” para continuar lendo o conteúdo do post.

1. A primeira Bela 1

2. O urso nu

O animal escolhido para esta segunda edição foi um urso. Ele não aparecia em trajes elegantes que quase sempre acompanham a criatura ao longo dos anos e isso deu-lhe uma aparência muito mais bestial. Mesmo que tivesse as maneiras de um príncipe. O que esta versão tem de semelhante com a versão da Disney são os cabelos da princesa que se assemelham muito mais ao ideal dos contos de fadas. Os ornamentos de ouro tornam a donzela uma autêntica nobre, quando na verdade ela era uma filha de um simples comerciante.

2. O urso nu

3. O urso vestido

Aparentemente, gostaram da idéia de usar um urso como um ideal de fera. Mas neste caso, talvez, fingindo ser uma criatura mais domada, vestindo roupas nobres. O estranho é que ele porta de uma espada, como se fosse necessário usar uma arma deste tipo levando garras de um animal como as que ele possui... O detalhe da coroa tão pouco passou despercebido. Embora ela realmente devesse cair constantemente... Já ela, se assemelha muito mais a uma nobre medieval e assim a história começa a se deformar. Há ainda as melhores versões da história para se descobrir...
Clique em “Página seguinte” para continuar lendo o conteúdo do post.

3. O urso vestido

4. A junção dos animais

A eleição da próxima fera foi algo um pouco mais complexo. O autor do desenho, aparentemente, se baseou em diversos animais a fim de criar um muito mais complexo para identificar a fera. Aparentemente parece ser um castor com presas de morsa e garras de um rato. No caso dela, se escolheu um cocar alto e uma aparência muito mais frágil, novamente inspirada pelos estilos medievais de mulher atraente. Certamente longe da idéia inicial do trabalho.

4. A junção dos animais

5. O Leão

Nesta representação do leão, ele está se aproximando mais da idéia adaptada pela Disney. Sua grande juba era praticamente idêntica, uma vez que é um símbolo do que é considerado o rei da selva. No caso dela, finalmente, foi dado um olhar mais simples que nos retornou à ideia de mulher comum. É certamente muito mais adaptável para animação do que a versão de Gabrielle-Suzanne. Conheça as versões cinematográficas que tomaram a tela grande e pequena.
Clique em “Página seguinte” para continuar lendo o conteúdo do post.

5. O Leão

6. A primeira obra de teatro

No início do século, quiseram levar a adaptação dessa história para o teatro. Naquela época os meios de comunicação não eram muito avançados, o que resultou em uma caracterização bem pobre se comparada com as de hoje. A Bela muito mais como uma atriz de cabaret do que com uma mulher de época e a Fera que parecia vestir um casaco de pele bronzeada mais do que a verdade. Tudo foi para recriar a magia, mas acabava deixando o telespectador com o trabalho de imaginar toda a história. Eram outros tempos...

6. A primeira obra de teatro

7. A primeira grande adaptação para o cinema

Quando o grande Jean Marais († 84) apareceu caracterizado como a Fera, parecia ser uma paródia do que mais tarde representaria a versão atual. Parecendo mais uma boneca de lã do que uma Fera que deve inspirar terror, esse personagem bem vestido era um ponto de referência para o período. A Bela foi em si bem representada como uma mulher, mais uma vez, muito simples. Havia ainda muitas coisas para se adaptar desde 1946. Você não vai acreditar quem foram os responsáveis pela continuação do trabalho.
Clique em “Página seguinte” para continuar lendo o conteúdo do post.

7. A primeira grande adaptação para o cinema

8. A série de televisão

Passou-se quando dois atores que estavam no início da carreira decidiram participar deste trabalho não muito conhecido que não imaginavam que poderia chegar a se tornar um dos favoritos da Disney. Linda Hamilton (60) e Ron Perlman (66) já tinham aparecido em "Terminator" e em "O Nome da Rosa", respectivamente, quando eles entraram neste projeto. Eles ainda não tinham desenvolvido as ligações que iriam os lançar à fama, mas, aparentemente, Ron sempre gostou da idéia de entrar na pele de um animal, fato repetido anos depois com "Hellboy".

8. A série de televisão

9. A versão mais rara

Longe da idéia de uma Fera animal, essa caracterização resultou mais um filme de terror do que em uma história infantil. O rosto completamente desfigurado era tudo o que distinguia o protagonista de sua versão não transformada. Então, era normal que a pobre Bela tivesse a intenção de fugir a todo o custo, pois não era mais uma questão banal, já que se tratava de uma criatura realmente assustadora. E muito! Certamente nós preferimos a versão atual do cinema.
Você gostou deste artigo? Compartilhe esse artigo com todos e sinta-se livre para deixar um curtir em nossa página no Facebook!
Fonte: Folio Society/ Brookes/ Imgur

9. A versão mais rara
4
O que você acha?! Juntar-se à conversa
A vida de BRAD PITT após o divórcio de ANGELINA JOLIE
Ana Claudia Weber
Ana Claudia Weber 27/04/17 06:06
Achei que o artigo citaria as diferenças da versão original, para adaptação da Disney. Me decepcionei...
Igor Vieira
Igor Vieira 27/04/17 06:06
Amanda Friedmann Diniz
Amanda Friedmann Diniz
Amanda Friedmann Diniz 27/04/17 06:06
Quantas mudanças! Aproveito pra te convidar pra vir assistir a apresentação desse ano e conferir a nossa versão da Bela e a Fera kkkk
Amanda Friedmann Diniz
Amanda Friedmann Diniz 27/04/17 06:06
Quantas mudanças! Aproveito pra te convidar pra vir assistir a apresentação desse ano e conferir a nossa versão da Bela e a Fera kkkk