DicasVida Saudável

Publicado 2017-05-01
0 Comentário

Descubra como a cor de sua urina pode avisar sobre que doença você pode ter...

Você sabia que graças à urina é possível livrar-se de toxinas e resíduos que não são necessários no nosso corpo e que observar a sua coloração pode dizer muito sobre os nossos hábitos diários e sobre nossa saúde? Normalmente, com dias tão corridos, esquecemos de observar a coloração da nossa urina, mas a partir de agora você terá um estímulo a mais para fazer disto um hábito e saber que, caso algo esteja fora do normal, você deve procurar um médico para uma verificação específica em laboratório. O que a coloração da sua urina pode dizer sobre a sua saúde? Confira abaixo!

1. Quase transparente

1. Quase transparente

Este é um dos casos mais frequentes, mas, você não pode comemorar tanto assim. Por que nossa urina às vezes se apresenta tão clara como a cor da água de côco? Fique atento porque apesar de parecer saudável, pode ser um alerta de um perigo! A ingestão excessiva de água pode fazer com que seu corpo interprete como um envenenamento. Beber muita água não é benefício porque, ao invés de sofrer de desidratação, você vai sofrer de hiperhidratação, que é quando o corpo absorve mais água do que elimina. Para evitar beber água em excesso, beba somente quando sentir sede! Caso sua urina esteja dessa cor, procure um médico, pois também pode ser sinal de diabetes.

2. Amarelo claro

2. Amarelo claro

A urina que sai de seu corpo possui um tom amarelo claro similar ao tom de um chá de camomila? Neste caso, você não deve se preocupar tanto, já que estamos falando sobre a cor ideal que ela deve apresentar. Já parou para pensar por que a urina possui essa cor apesar de ingerirmos líquidos com várias tonalidades diferentes? Tomamos suco de beterraba, suco de laranja, vinho, suco verde e por aí vai. Como a urina de um corpo saudável permanece sempre em tons de amarelo? Tudo é devido a uma das substância chama ''bilirrubina'', que é uma substância amarelada encontrada na bile, que permanece no plasma sanguíneo até ser eliminada na urina. Quanto mais água se bebe, mais dissolvida será essa substância e menos amarelada será a sua urina.

Veja na página seguinte o que uma urina mais escura pode dizer sobre a sua saúde!

2. Amarelo claro 1

3. Amarelo intenso

A urina é amarela e todos sabem disso, mas caso ela esteja com uma cor amarela, similar a uma gema de ovo, você deve ficar atento(a)! A verdade é que se sua urina se encontra com esta tonalidade, é muito provável que você tenha bebido pouca água e deve reforçar a atenção nesta área. Costuma-se dizer que é necessário ingerir pelo menos dois litros de água diariamente, mas cada corpo é diferente e possui capacidades diferentes. Beba água sempre que estiver com sede e seu corpo não ficará desidratado. Porém, muitas vezes temos preguiça de ir buscar água e ignoramos o sinal que o nosso cérebro manda para nos avisar que estamos desidratados. Portanto, ande sempre com uma garrafinha e, ao primeiro sinal de sede, beba água! Assim, você evita, por exemplo, infecções no trato urinário.

3. Amarelo intenso

4. Urina escura

Muitas vezes a urina pode ter sua composição alterada e, consequentemente, uma coloração alterada. Isto pode ocorrer por uma série de motivos que devem ser investigados em exames laboratoriais. Apesar de existir um leque de informações na internet sobre vários assuntos ligados à saúde, nenhuma informação pode ser substituída por um parecer médico. Caso a sua urina apresente um tom amarelo escuro pode haver uma grande chance de problemas em seu trato urinário, tais como: bactérias, pedras nos rins, infecções. Se você notou algo estranho acompanhado de um cheiro muito forte e fora do comum, procure um médico ou um posto de saúde mais próximo!

4. Urina escura

5. Cor marrom ou laranja

É claro que sempre vai existir duas possibilidades diferentes: ou isto pode ser completamente normal ou pode representar um risco real para a sua saúde. Se você tem o hábito de ingerir constantemente determinados produtos que possuem corantes, seja algo natural como cenouras, por exemplo, ou algo industrializado, sua urina pode apresentar um tom marrom ou mais alaranjado. Mas, geralmente, esta coloração pode estar associada à um processo de desidratação ou até mesmo o desenvolvimento de hepatite B.

Você sabia que a urina pode, em alguns casos, ter um aspecto rosado? Veja na página seguinte o que isto pode significar!

5. Cor marrom ou laranja

6. Cor avermelhada ou rosada

O ser humano sempre associa esta tonalidade a algo ruim, mas há sempre a possibilidade de que isso não corresponda a desordem em nossos corpos. E se nós constantemente ingerimos algum alimento como a beterraba, por exemplo, é perfeitamente normal que a nossa urina possua essa cor por um período. Caso a coloração permaneça por vários dias, isto já pode ser um sinal de alerta, pois o nosso trato urinário pode estar passando por um processo de hemorragia. Se mesmo depois de ir ao banheiro várias vezes o xixi ainda possui este aspecto, é melhor ir a um médico para investigar esta questão.

6. Cor avermelhada ou rosada

PRESTE ATENÇÃO AO CHEIRO MUITO FORTE!
Todos sabemos que a urina tem um cheiro não muito agradável, mas a verdade é que não é muito intenso. Se você recentemente sentiu um cheiro mais forte em sua urina, é provável que fungos e bactérias patogênicas podem estar circulando pelo seu corpo. Cheiros de urnina que se assemelham ao cheiro de esgoto ou comida estragada não estão exatamente dentro do normal de um corpo saudável, então o procure um médico para resolver este problema.

6. Cor avermelhada ou rosada 1

PRESTE ATENÇÃO SE HOUVER ESPUMA!
É normal que depois que esse líquido entre em contato com a água uma espuma seja formada, mas se você notar que a quantidade de espuma é exagerada, é bom começar a marcar uma visita ao médico. O excesso de espuma pode indicar problemas renais, diabetes e hipertensão. Uma urina saudável não deve conter bolhas ou espuma e se este é o seu caso, é bom investigar o que pode acontecer. Esperamos que esta matéria tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas.

Você gostou deste artigo? Se foi útil, compartilhe-o com todos e não esqueça de curtir nossa página no Facebook!
Fonte: StarStock/ Imgur/ Pixabay

6. Cor avermelhada ou rosada 2
39
O que você acha?! Juntar-se à conversa
Menina Vê MICHAEL JACKSON e o PAPA Durante VISITA ao INFERNO