Incrível!Família

Publicado 2017-05-03
64 Comentário

A triste origem das "Festas de 15 Anos". Aqui estão os motivos para evitar essa "celebração"

Se você é uma jovem de 14 anos e está esperando muito a data de seu aniversário de quinze anos ou simplesmente você é um pai ou mãe que está pensando em quanto vai gastar nessa festa, você precisa ver este artigo. Muito provavelmente depois disso, você não vai mais querer comemorar nada. Em plena adolescência, a festa que celebra seus 15 anos é o melhor do mundo, e para os pais orgulhosos, eles sentem a honra de celebrá-la pela felicidade da filha. Nesta cativante cerimônia, toda a família se reúne para felicitar a jovem que finalmente deixou a infância para transformar-se em uma uma jovem mulher.

A triste origem das "Festas de 15 Anos". Aqui estão os motivos para evitar essa "celebração" 1

No entanto, muitos historiadores garantem que a origem desta festa tão bonita tem um fundo malévolo. Muitos dizem que se soubéssemos qual é a verdadeira origem, essas festas acabariam de imediato. As culturas pré-colombianas Astecas e Maias realizavam, frequentemente, rituais na puberdade com a intenção de indicar que a menina já não seria mais tratada como criança, mas como uma verdadeira mulher. Porém, além disso, significava que um homem poderia tomá-la quando quisesse para reproduzir-se e formar uma família.

Confira na página seguinte o motivo disso.

A triste origem das "Festas de 15 Anos". Aqui estão os motivos para evitar essa "celebração" 2

Não perca o novo vídeo do nosso canal do Youtube! Um misterioso sarcófago de granito negro foi encontrado no Egito. Inicialmente, as pessoas não queriam que ele fosse aberto porque temiam uma terrível maldição. Agora que ele foi aberto, elas decidiram que querem beber um líquido vermelho encontrado no interior dele por motivos altamente questionáveis. Entenda essa história neste vídeo e decida se você apoia essas pessoas ou não:

Quando as meninas chegavam a essa idade da celebração, eram levadas para uma escola chamada Telpochcalli, onde aprendiam tradições, cultura e história e se preparavam para o casamento. A chegada dos espanhóis, nos séculos XV e XVI, trouxe consigo a imposição do pensamento católico. Com isso, iniciou-se a colonização dessa Nova Espanha, por intermédio da Igreja Católica e de suas crenças. A invasão e a colonização espanhola foi inevitável e, em pouco tempo, as tradições indígenas se fundiram com as católicas.

A triste origem das "Festas de 15 Anos". Aqui estão os motivos para evitar essa "celebração" 3

Contudo, a festa de 15 anos nunca foi totalmente unificada. Diz-se que a Igreja Católica fez o impossível para destruir esta tradição milenar, porém os povos indígenas não permitiram e continuaram a praticar a celebração. O objetivo desta festa era apresentar a nova senhorita à sociedade, e fazer com que os outros soubessem que sua filha não era mais uma criança, e sim uma jovem mulher em idade de se casar e procriar. Certamente, haverá pessoas que não gostam dessa tradição e a consideram um tanto machista, pois vê as mulheres como meros objetos. No entanto, algo foi essencial para isso ser mudado.

Qual foi o motivo dela não ter se adaptado a esses novos tempos? Veja na página seguinte.

A triste origem das "Festas de 15 Anos". Aqui estão os motivos para evitar essa "celebração" 4

Misteriosamente, as famílias ricas e abastadas começaram a seguir a tradição do Novo Mundo. Eles convidavam outras famílias que tivessem filhos jovens, com a intenção de casar sua filha com o moço que melhor conviesse aos interesses da família. Realizava-se uma festa, um jantar e um baile, no qual os candidatos iam conquistando a menina e sua família, com os seus modos, atos, linguagem e situação financeira. Contudo, algo importante de se ressaltar é que, além da festa, algo mais ocorria e imaginamos que você já saiba o que é.

A triste origem das "Festas de 15 Anos". Aqui estão os motivos para evitar essa "celebração" 5

Se a moça não fosse "pura e casta", não teria uma festa dessas, já que “apresentá-la” era privilégio muito especial para o jovem afortunado que fosse se casar com ela. Graças a esses vínculos entre os filhos, as famílias poderosas criavam laços de parentesco com outras de posse iguais, assegurando maior rentabilidade e benefícios em seus negócios. Como você concluiu, por trás desta festa, havia um fundo de interesse em dinheiro e do poder. O que importava realmente naquela época era a família, sendo que, na maioria dos casos, a felicidade da jovem era o detalhe que menos se levava em conta.

Saiba as consequências desse pensamento da época.

A triste origem das "Festas de 15 Anos". Aqui estão os motivos para evitar essa "celebração" 6

Como você deve imaginar, havia centenas de casos de adolescentes que escapavam ou fugiam com seu "verdadeiro amor" adolescente, pois não queriam ser obrigadas a se casar com um homem que seus pais haviam escolhido. Infelizmente, sua opinião não tinha nenhum valor naquela época. Uma grande parte das jovens oferecidas durante as celebrações da Festa de Quinze Anos, casavam-se com o homem escolhido por seu pai. Não importava nada o que elas pensavam, só tinham que obedecer seu pai. Sem se sentirem atraídas por seus maridos, elas tinham que suportar se deitar com eles.

A triste origem das "Festas de 15 Anos". Aqui estão os motivos para evitar essa "celebração" 7

Se a filha desobedecia essas instruções, era severamente castigada por seu pai, seu marido ou pela igreja, na frente de todo o povo, na praça principal. Muitas meninas escaparam, outras foram capturadas e, algumas vezes, até seus companheiros secretos acabavam revelados e eram severamente castigados. Você agora entendeu por que a origem desta celebração não é de todo agradável. Se você está pensando em fazer uma festa deste tipo, lembre-se de essas menias que foram obrigadas a casar com homens que não amavam.

Se gostou deste artigo, nos deixe um comentário, compartilhe com todos e nos acompanhe também no Instagram!
Fotos: StarStock/ Imgur

A triste origem das "Festas de 15 Anos". Aqui estão os motivos para evitar essa "celebração" 8
114
O que você acha?! Juntar-se à conversa

Esta fotógrafa queria mostrar o sacrifício que tantas famílias fazem por suas filhas para comemorar seu aniversário de 15 anos ...
04/05/18 06:03
O mercado pega princípios pagãos e agrega ao negócio pra lucrar não está errado, mais que é obscuro sim, eu não comemoro datas festivas até porque não se tem comprovação que estão corretas mais respeito quem as segue.
04/05/18 06:03
Eu comemoro tudo...acho q nem tudo nessa vida precisa ter comprovação científica p ser motivo p juntar gente da família e amigos e comer coisas gostosas...
04/05/18 06:03
PK Domingues este fim de semana fizemos um baita churrasco nao teve data alguma a comemorar, isto que quiz citar, as pessoas se matam no mercado, nos shoppings em datas festivas pra comprar isto aquilo sendo que até hoje um dia de semana pode ser especial pra comemoração.
04/05/18 06:03
Mas eh legal comemorar td junto...eu gosto da correria, da bagunça, da escolha de presentes...eh muito chato ficar fuçando e caçando justificativas pra nao participar das festas de fim de ano por exemplo, de almoço de dia das mães, festa do dia das crianças...usando respostas politicas e inadequadas para nao comemorar nenhuma data qdo os filhos menores perguntam ..eu acho divertido ver as pessoas montando as coisas , escolhendo presentes...nao vejo absolutamente nada de errado...As pessoas estao ficando chatas hj em dia...pra tudo tem q ter uma explicação...pra tudo enfiam " capitalismo, esquerdismo, Lula, Temer" no meio...será q nao da pra esquecer disso pelo menos na hora da baguncinha de ano novo e dia da criança pelo menos?? Sou bem desencanada mesmo...
04/05/18 06:03
PK Domingues respeito sua colocação mais pra mim nunca terei está visão. Kkk
04/05/18 06:03
PK Domingues sou um cristão convicto a não comemorar datas pagãs kkkk
04/05/18 06:03
Pela maneira que apresentam a manchete esperava coisa pior... Acho o mundo inteiro sabe que no tempo de nossos avós os pais é que escolhiam o casamento dos filhos...
04/05/18 06:03
Estúpido este texto!!! Numa sociedade longínqua era um acto bárbaro" ... que um qualquer homem a tomasse...'" afinal ia para uma escola aprender a ser adulta e ficava disponível para o casamento!!! Na nossa sociedade, nas classes mais abastadas há uma festa de pompa e circunstância onde se apresentam as meninas á "sociedade" aos bons partidos e se informa que a menina cresceu!!! Completamente diferente!!!!!
04/05/18 06:03
Ai que besteira! Eu tive festa de 15 anos, minha filha também, e foi top demais, curtir horrores nas duas festas! A intenção de hoje é apenas diversão! Bla Bla Bla chato.
04/05/18 06:03
Nem é pra tanto espanto! Tanto exagero pra dizer que as meninas eram preparadas pra casar! Como se não fosse sempre assim!
04/05/18 06:03
Eu não acredito que perdi meu tempo vendo essa baboseira . Que ódio !
04/05/18 06:03
Nada haver !!!as meninas hoje nao estão nem esperando fazer 15 anos pra procriar tem tantas de 12 á 15 anos q já tem mais de um filho. Isso nao procede.
04/05/18 06:03
Que bosta, quem abrir vai perder tempo.
04/05/18 06:03
Cleide Oliveira ler aí é depois me conta por favor
03/05/18 06:03
Ridí****, se fosse assim deveria parar de comemorar muitas coisas, tudo tem uma origem, a intensão de FESTA DE DEBUTANTE hoje é outra, é totalmente diferente... Cada um celebra o que quiser! isso com certeza quem foi atrás é um pai que não quer gastar no aniversário da filha e foi lá nos tempos das cavernas achar uma desculpa kkkk
03/05/18 06:03
Que exageeeeeero!!!! Se vc pensar na tal da origem de um monte de coisa; vc vira santo kkkkk a origem do Natal , a origem do sexo, a origem do dinheiro, a origem dos medicamentos....Gente! Quanta bobagem!
04/05/18 06:03
O mercado pega princípios pagãos e agrega ao negócio pra lucrar não está errado, mais que é obscuro sim, eu não comemoro datas festivas até porque não se tem comprovação que estão corretas mais respeito quem as segue.
04/05/18 06:03
Eu comemoro tudo...acho q nem tudo nessa vida precisa ter comprovação científica p ser motivo p juntar gente da família e amigos e comer coisas gostosas...
04/05/18 06:03
PK Domingues este fim de semana fizemos um baita churrasco nao teve data alguma a comemorar, isto que quiz citar, as pessoas se matam no mercado, nos shoppings em datas festivas pra comprar isto aquilo sendo que até hoje um dia de semana pode ser especial pra comemoração.
04/05/18 06:03
Mas eh legal comemorar td junto...eu gosto da correria, da bagunça, da escolha de presentes...eh muito chato ficar fuçando e caçando justificativas pra nao participar das festas de fim de ano por exemplo, de almoço de dia das mães, festa do dia das crianças...usando respostas politicas e inadequadas para nao comemorar nenhuma data qdo os filhos menores perguntam ..eu acho divertido ver as pessoas montando as coisas , escolhendo presentes...nao vejo absolutamente nada de errado...As pessoas estao ficando chatas hj em dia...pra tudo tem q ter uma explicação...pra tudo enfiam " capitalismo, esquerdismo, Lula, Temer" no meio...será q nao da pra esquecer disso pelo menos na hora da baguncinha de ano novo e dia da criança pelo menos?? Sou bem desencanada mesmo...
04/05/18 06:03
PK Domingues respeito sua colocação mais pra mim nunca terei está visão. Kkk
04/05/18 06:03
PK Domingues sou um cristão convicto a não comemorar datas pagãs kkkk
03/05/18 06:03
Nem precisa de ritual aqui no brasil não... as menina ja estão reproduzindo e se deitando com homens bem antes dos 15..
03/05/18 06:03
Q nada ver. Perca de tempo essa materia. Hj em dia as meninas ja sao usadas como mulheres com 12 13 anos kkkk. Com 15 ja sao quase avos kkkk
03/05/18 06:03
Deu preguiça de abrir mas já tinha imaginado por isso prefiro olhar os comentários... rsrs
03/05/18 06:03
Resumindo algumas pessoas resolveram fazer mimimi de tudo qdo é bobagem...virou moda...preguiça disso