Testes

Publicado 2017-05-19
2 Comentário

Você consegue achar o que está escondido na imagem?

Você pode não ter se dado conta, mas nossos olhos são extremamente complexos (assim como cada pedacinho do nosso corpo). Para entender melhor o olho humano e sua maravilhosa complexidade vamos compará-los à uma câmera fotográfica analógica. A nossa retina, que seria o filme fotográfico, possui três tipos de células sensíveis à cor, chamadas cones. É na retina que a imagem captada é registrada, decodificada e enviada ao cérebro. Fizemos um teste para saber como está sua capacidade de perceber o que há oculto nas imagens coloridas a seguir e isto vai dizer muito sobre os seus olhos. Vamos ao teste!

Como funciona nossa visão?

Cada cone da retina é sensível a uma determinada faixa de comprimento de onda do espectro luminoso e sua função é justamente transformar as ondas luminosas em imagens. Esses cones são classificados em "vermelho", "verde" e "azul" (ou RGB: R=Red, G=Green, B=blue). Algumas pessoas possuem dificuldades nesses cones e não conseguem distinguir claramente determinadas cores.

DESAFIO 1: Você consegue ver algo nessas imagens?

Uma câmera não tem somente filme. O que mais temos em nossos olhos?

Uma câmera não tem somente filme. O que mais temos em nossos olhos?

Se a retina é como o filme fotográfico, as lentes desta “câmera” podem ser considerados a córnea e o cristalino. Esses dois são responsáveis pela convergência das ondas luminosas. A córnea fica na parte externa do olho, enquanto o cristalino fica na parte interna, logo atrás da pupila. E agora? O que você consegue ver nessa imagem?

Na página seguinte temos o resultado e mais 2 desafios! Confira!

Uma câmera não tem somente filme. O que mais temos em nossos olhos? 1

RESULTADO 1: Até que foi fácil, não é? Vamos aos próximos desafios!
Estávamos falando sobre pupila, certo? É a pupila que, junto com a íris, conseguem regular a quantidade de luz que passa pelos nossos olhos. Sabe aquele pontinho escuro que fica bem no centro? Esta é a pupila. Tudo que fica ao redor desse pontinho escuro é a íris. Quando estamos em um ambiente com uma grande quantidade de luz, nossa pupila reduz de tamanho como forma de proteção e quando estamos em um abiente escuro, ela aumenta, pois já não há mais perigo.

Uma câmera não tem somente filme. O que mais temos em nossos olhos? 2

DESAFIO 2: Você consegue ver algo nessas imagens?
Assim como nossa pele precisa de proteror solar, nossos olhos também merecem cuidados de proteção. Muitos óculos de sol comprados em feiras e em mercados podem deixar o seu look mais estiloso, mas podem causar sérios riscos à saúde dos seus olhos. A pupila, que é responsável por ''cuidar'' da quantidade de luz que entra em nossos olhos, fica maior quando usamos óculos de sol (já que o ambiente se torna mais escuro, concorda?).

Uma câmera não tem somente filme. O que mais temos em nossos olhos? 3

Quando usamos óculos de sol com proteção contra raios UVA e UVB, apesar de estarmos com as pupilas maiores, os raios solares não conseguem penetrar em nossos olhos porque há uma proteção nas lentes. Porém, quando compramos óculos de sol sem proteção, nossas pupilas permitirão a penetração desses raios, uma vez que não haverá nenhuma barreira que impeça esta ação, prejudicando nossa visão severamente.

Na página seguinte temos o resultado e os últimos desafios! Confira!

Uma câmera não tem somente filme. O que mais temos em nossos olhos? 4

RESULTADO 2: Até que foi fácil, não é? Vamos aos próximos desafios!
Há pessoas que nascem com a visão perfeita mas, por causa de maus hábitos durante toda a sua vida, adquirem problemas de visão muitas vezes irreversíveis. Este teste não mede, muito menos indica que você tenha algum problema em sua visão, mas já que estamos falando sobre algo tão importante, que são nossos olhos, é sempre bom aprender o que fazer para mantê-los saudáveis, certo?

Uma câmera não tem somente filme. O que mais temos em nossos olhos? 5

DESAFIO 3: Você consegue ver algo nessas imagens?

Este desafio foi considerado o mais difícil de todos. Preste uma atenção extra na imagem a seguir que parece uma rede de proteção usada em janelas de apartamento. Quase 90% das pessoas que tentaram achar algo nesta imagem demoraram mais de 1 minuto para encontrar o que estava escondido ou simplesmente não encontraram nada. E você? O que você vê nessa imagem?

Uma câmera não tem somente filme. O que mais temos em nossos olhos? 6

Na imagem abaixo, há algo oculto que é mais facilmente identificado do que na imagem anterior, mas o desenho parece ser um pouco abstrato. Sem trapacear, que desenho exatamente você consegue ver? Em que parte da imagem este desenho está? É apenas uma figura ou mais de uma em locais diferentes? Preste atenção!

Logo abaixo temos o resultado desse desafio! Confira!

Uma câmera não tem somente filme. O que mais temos em nossos olhos? 7

Sempre fica mais fácil quando mostramos a resposta, não é? Que tal testar como anda a percepção dos seus amigos e compartilhar as dicas que demos aqui? Apesar de ser um teste simples, muitas pessoas têm dificuldade em ver esses desenhos ocultos nas imagens e, se você é uma destas pessoas, procure seu oftalmologista.

Uma câmera não tem somente filme. O que mais temos em nossos olhos? 8

[b]Se gostou desse teste, compartilhe na sua timeline e desafie seus amigos! E para mais matérias assim, não esqueça de curtir nossa página no Facebook!

Fonte: Playbuzz / Giphy

16
O que você acha?! Juntar-se à conversa

Truques de mágica famosos finalmente revelados
Luciano De Andrade Moraes
Luciano De Andrade Moraes 24/05/17 06:03
Dois olhos fechados e uma boca
Leiliane Priscila
Leiliane Priscila 24/05/17 06:03
Eu vi isso também na segunda imagem
Leiliane Priscila
Leiliane Priscila 24/05/17 06:03
Eu vi isso também na segunda imagem