Incrível!

Publicado 2017-06-09
0 Comentário

9 mitos famosos relacionados a alimentos que foram DESMASCARADOS pela ciência

Você já ouviu sua mãe dizer que jantar depois de uma certa hora faz mal? Ou que é melhor comer sempre duas bananas ao invés de uma? Uma série de mitos parecem que existem basicamente desde que o homem começou a comer. Será que você conhece todas as mentiras relacionadas aos alimentos que andaram se espalhando por aí? E olha que muitas vezes a gente até se pergunta se essas coisas são ou não verdades... Não tem muito segredo, na verdade. É só pesquisar um pouco. Muitos cientistas, com suas pesquisas já encontraram as respostas para muitas dessas perguntas. Na verdade, muitas pesquisas desmascararam alguns dos mitos mais famosos de todos os tempos. Quer saber quais são? Então veja abaixo!

1. Cortar alimentos em tábuas de madeira evita as bactérias

1. Cortar alimentos em tábuas de madeira evita as bactérias

As pessoas assumem que as tábuas de corte são todas iguais e que não há necessidade de limpá-las profundamente, pois elas são usadas apenas rapidamente para se cortar legumes, frutas ou outros alimentos. Obviamente, todo mundo acredita que é muito melhor usar uma tábua de madeira do que uma de plástico. Tudo isso porque afirmam que tábuas de plástico parecem ser muito mais fáceis de limpar mas, na verdade, elas estragam muito mais rápido, criando muitas ranhuras onde se pode acumular bactérias. Portanto, É MITO que as tábuas são de melhor qualidade! Não há nenhuma evidência científica que apoie isso e bactérias se acumulam em ambos os tipos de tábuas. Não tem jeito, você tem é que se certificar de limpar sempre profundamente todas as suas tábuas de corte.

2. Água com sal ferve mais rápido

2. Água com sal ferve mais rápido

De acordo com uma lenda que só pode ter sido originada pelas más línguas, colocar sal em uma panela de água no fogo faz ela ferver muito mais rápido. Mesmo que isso não passasse de uma mentira (o que é!), a diferença seria totalmente insignificante, pois o ponto de ebulição da água permaneceria o mesmo. Portanto, com sal, ela poderia ferver apenas alguns segundo à frente. A verdade: para que a água ferva, sua pressão de vapor deve ser igual à da atmosfera, portanto, quando o sal é adicionado, fica um pouco mais difícil para as moléculas de água escaparem da panela e entrarem na fase de gás, o que ocorre quando água ferve. Conclusão: a água salgada fica com um ponto de ebulição mais elevado! Em outras palavras: MITO!
Essa é clássica: comer muitos ovos aumenta o colesterol? Veja na próxima página.

2. Água com sal ferve mais rápido 1

3. Ovos aumentam o colesterol

Embora seja verdade que uma gema de ovo possui 200 mg de colesterol, sendo uma das mais ricas fontes das dietas, ela também contem nutrientes adicionais que ajudam a reduzir o risco de doença cardíaca. Além disso, a quantidade moderada de gordura em um ovo (apenas 5 gramas) é composta principalmente de gordura monoinsaturada e poli-insaturada, portanto: MITO! Não temos absolutamente nada do que nos preocupar com isso. Na verdade, pode-se dizer com certeza que a crença é incorreta, pois os ovos não contêm nada de gorduras trans e são elas que produzem colesterol. E melhor ainda: os ovos contêm antioxidantes que ajudam a melhorar a visão.

3. Ovos aumentam o colesterol

4. As bebidas energéticas fornecem energia

A maioria das bebidas energéticas contêm grandes quantidades de cafeína, o que realmente pode proporcionar um aumento temporário de energia. Só que elas também contêm uma grande quantidade de açúcar e outras substâncias, sendo o aumento de energia de curto prazo, além de que pode vir acompanhado de outros problemas. Por exemplo, as bebidas energéticas que contêm açúcar obviamente contribuem para o ganho de peso e muita cafeína, ou substâncias do gênero, pode causar nervosismo, irritabilidade, insônia, palpitações e aumento da pressão arterial. Se você toma energéticos com qualquer quantidade de álcool o resultado é muito mais problemático. Portanto, pare!

4. As bebidas energéticas fornecem energia

5. Frituras causam ataque cardíaco

É um mito dizer que comer frituras regularmente fritos provoca ataques cardíacos quando você utiliza azeite de oliva ou óleo de girassol para isso. Segundo os cientistas, há pesquisas crescentes que afirmam que é o tipo de óleo, e se ele foi utilizado antes ou não (se ele foi saturado), que realmente importa. Na verdade, não foi encontrada qualquer relação entre a frequência da ingestão de frituras (quando feitas em sua maior parte com óleo de girassol ou azeite) e a incidência de doença cardíaca grave. No entanto, é verdade que não é aconselhável se acostumar a comer alimentos fritos em muito óleo ou empanados diariamente: o melhor são os grelhados e com pouco sal.

Comer de pouco em pouco tempo, café, vitamina C... Confira os últimos mitos caindo na última página.

5. Frituras causam ataque cardíaco

6. Deve-se comer pelo menos 5 vezes por dia, em pequenas porções

Os fitness amam falar sobre a frequência recomendada das refeições, mas será que o número de refeições por dia é realmente importante para perda de peso ou para o ganho muscular realmente? Na realidade, não importa; o mesmo resultado é visto em algumas pessoas que comem a cada duas ou três horas e em outros que só comem uma vez por dia ou dentro de um curto intervalo de tempo. Aumentar a frequência das refeições não aumenta a taxa metabólica quando você tem uma alimentação saudável, pois o importante são o total de calorias ingeridas. O recomendável é atender às necessidades nutricionais de forma consistente diariamente e não se estressar pensando em comer a cada 2-3 horas.

6. Deve-se comer pelo menos 5 vezes por dia, em pequenas porções

7. A vitamina C melhora gripes e resfriados

Esta teoria se tornou popular por volta de 1970, quando Linus Pauling, ganhador do Prêmio Nobel, publicou um livro sobre a prevenção dos resfriados usando megadoses de vitamina C. Naquele tempo, não havia realmente nenhum estudo confiável para atestar se isso era verdade, e portanto começou-se a estudar intensivamente o tema desde então. Nas últimas décadas foram realizados estudos para checar se a vitamina C tinha um efeito positivo sobre o resfriado comum e os resultados foram decepcionantes. Na verdade, o que se demonstrou é que a ingestão da vitamina C não reduzia a frequência da coriza, nem a duração ou a gravidade das gripes.

7. A vitamina C melhora gripes e resfriados

8. Café não faz bem para o coração

Os cardiologistas sempre aconselharam os pacientes a evitar beber café, assumindo que o seu teor de cafeína poderia aumentar o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, bem como acidentes vasculares cerebrais, entre outros. No entanto, consumidos com moderação, ele pode funcionar, na verdade, como uma prevenção. Os benefícios são atribuídos à alta concentração de polifenóis no café, que nutrientes antioxidantes que ajudam a compensar os mediadores inflamatórios de sangue e protegem o corpo contra todos os tipos de doenças, não apenas as do coração. Obviamente, você deve evitar o consumo realmente excessivo.

8. Café não faz bem para o coração

9. O álcool destrói os neurônios

Provavelmente esse é o mito que você mais ouviu por aí, mas a verdade é que ele não é "completamente verdadeiro". Na verdade, o consumo moderado não destróis as células do cérebro, nem sequer as danifica. Isso porque a quantidade de álcool necessária para matar células cerebrais também mataria a pŕopria pessoa! Isso não significa que o álcool não seja capaz de causar danos ao cérebro. Os alcoólatras podem sofrer danos graves, mas não porque suas células cerebrais morrem. Ele pode danificar os dendritos, que são as extremidades dos neurônios, que são fundamentais na transmissão das mensagens de um neurônio para outro, de modo que a degradação deles acaba causando problemas cognitivos. No entanto, pesquisas recentes demonstraram que os prejuízos nos dendritos podem ser revertidos com certos tipos de terapias e exercícios.

Você gostou deste artigo? Se gostou e quiser ler mais deste tipo, compartilhe-o com seus amigos e dê um Like em nossa página no Facebook!
Fonte: StarStock / tapoos

9. O álcool destrói os neurônios
30
O que você acha?! Juntar-se à conversa

Curiosidades sobre nosso corpo que são PURA MENTIRA