Incrível!Controverso

Publicado 2017-06-16
832 Comentário

3 fatos trágicos que ocorreram na noite em que o Titanic afundou e que ninguém nunca soube

Aqueles que o viram disseram que nunca tinham visto um navio tão majestoso como o RMS Titanic e isso não era em vão, pois ele foi o maior navio de transporte de passageiros construído até aquela data. Em 1912, esse enorme gigante dos mares faria sua primeira viagem: sua rota ligava a cidade inglesa de Southampton à Nova York. Cerca de 2.223 pessoas embarcaram no navio sem jamais imaginar que na madrugada de 15 de abril algo totalmente inesperado aconteceria.

Por volta da meia noite, o Titanic colidiu com um enorme iceberg perto da ilha de Terra Nova. O casco do navio não suportou tal impacto e a água começou a invadir. Cerca de 1.514 pessoas morreram naquele dia, dois terços da tripulação total. Quem foi o causador de toda essa tragédia? Muitos acusaram o capitão porque não tinha acatado os conselhos que teria recebido via rádio: ele foi informado que a área estava cheia de icebergs.

E esse não é o único fato que você não sabia sobre aquela trágica viagem. Esse artigo vai contar vários deles. Não perca!

Os meios de comunicação reportaram o fato, que caiu como uma verdadeira bomba nos dois países: a Inglaterra e os Estados Unidos. No final do século XX, especificamente em 1997, o diretor de cinema James Cameron (62) dirigiu o filme que muito provavelmente foi sua obra-prima, Titanic. Este longa-metragem, estrelado por Leonardo DiCaprio (42) e Kate Winslet (41) tornou-se um dos filmes mais famosos de todos os tempos, porém como mencionamos, ele não mostra muito bem o que exatamente aconteceu. Veja a seguir.

1. Tudo aconteceu de uma forma muito mais cruel

Como ficou muito conhecido nos últimos anos, os botes salva-vidas do Titanic não tinham espaço suficiente para todos os passageiros em caso de acidente: apenas 1200 pessoas poderia embarcar neles caso de algo terrível acontecesse. Naturalmente, as pessoas que pagaram uma passagem superior, ou seja, os passageiros da primeira classe, tiveram prioridade no embarque dos barcos de emergência. Mulheres e crianças também tiveram prioridade, de modo que um grande número de homens acabaram morrendo nas águas frias do Oceano Atlântico.

Você sabia que muitos dos que estavam nos botes atacaram com machado quem tentava se salvar também? Veja na página seguinte.

Os passageiros de classe alta permaneceram impassíveis vendo o colapso dos demais passageiros, fato que é muito bem refletido no filme de 1997. É claro que tratava-se de uma situação de vida ou morte e todos temiam por sua própria vida e a de seus amigos mais próximos, mas além disso, nos acontecimentos desse dia 15 de abril aconteceu coisas ainda mais desprezíveis. Parece que algumas pessoas não permitiam que aqueles que estavam na água entrassem em seus barcos e para evitar isso, os atacaram. Imagine o estado de desespero dessas pessoas, tanto dos que queriam ser salvos, quanto dos que não os queriam nos botes. Uma situação limite que, na verdade, não tem como não causar certa revolta.

Estes indivíduos, homens e mulheres, tinham medo que o barco fosse afundar se mais pessoas embarcassem e, por isso, houve relatos que não hesitaram em atacar as pessoas da segunda e da terceira classes com paus e machados. Um jornalista espanhol chamado Manuel Villatoro recebeu informações diretas da fonte: duas mulheres de sua mesma nacionalidade que conseguiram se salvar viram com seus próprios olhos como vários oficiais acabaram com a vida de vários passageiros, pegando-os pelas extremidades e os jogando no escuro do oceano.

O próximo fato nunca comentado é também trágico e tem a ver com a recuperação dos corpos. Veja na página seguinte.

2. Ninguém pareceu se importar muito...

Os sobreviventes do naufrágio do RMS Titanic se mantiveram em silêncio por décadas, pois os horrores daquele dia não puderam ser divulgados. Poucos admitem o que aconteceu, mas diz-se que pelo meno menos um terço dos passageiros do navio conseguiu se salvar. Poucos dias após o acidente fatal, tanto as autoridades americanas quanto as britânicas enviaram alguns navios para o local do acidente, para que pudessem recuperar os corpos da tripulação. Um enterro decente era o mínimo que se poderia esperar.

Aqui vai um detalhe que talvez você nunca tenha ouvido falar: esses barcos encarregados de encontrar os corpos não foram construídos para superar tamanha quantidade pessoas, por isso foi tomada a decisão de apenas recolherem os corpos de passageiros de primeira e segunda classe. Isso teria sido um escândalo enorme se tivesse vindo a público na época dos acontecimentos, mas isso ficou em segredo até o ano de 1980, quando esta informação foi finalmente revelada. Imagine o que sentiriam as famílias dos mortos se tivessem sabido disso naquele momento? Isso teria claramente provavelmente provocado uma grande revolta. Mas não foi o pior que aconteceu.

A terceira descoberta é algo que com certeza é de revoltar qualquer um. Parece que um outro navio estava navegando próximo da área e não ajudou! Veja na página seguinte...

Ainda sobre a recuperação dos corpos, parece que cerca de 340 corpos foram avistados no Oceano Atlântico, mas após uma pesquisa aprofundada e um esforço de identificação pelos marinheiros, 116 deles foram jogados de volta na água. Os aristocratas, os nobres e outros membros da classe alta foram levados para suas cidades de origem para terem um funeral decente e perto de seus entes queridos. E o restante? Infelizmente, nem sua família nem seus amigos mais próximos os viram novamente, fato que, obviamente, os deixou em profunda tristeza.

Embora os botes salva-vidas não fossem suficientes, a verdade é que eles não foram totalmente lotados no dia da tragédia. 300 pessoas a mais teriam conseguido ser salvas se os que já estavam embarcados tivessem dado o braço a torcer e cedido espaço. Além disso, haveria um outro navio que passou pelo local e não parou para resgatar a tripulação do Titanic. Embora pareça mentira, o fato é que uma série de testemunhas afirmaram ter visto uma série de luzes ao longe. Miragem ou realidade? Infelizmente, era realidade e esse navio não fez nada para ajudar.

Na última página, a conclusão sobre a maior tragédia marítima daquela época.

As pessoas nos botes, vendo que outro possível barco poderia resgatar todos os passageiros que estavam no mar, foram até lá para pedir ajuda. Infelizmente, quando eles achavam ter chegado ao local o navio se encontrava, encontraram uma triste realidade: o suposto navio havia desligado suas luzes e havia partido em silêncio. A verdade sobre essa embarcação acaba de vir à tona: era realmente um navio, porém tratava-se de um navio "pirata" que circulava pela área, mas que decidiu não resgatar as pessoas cidadãos porque achavam que era uma brigada de policiais que estava ali para prendê-los.

Você sabia que o RMS Titanic tinha um sistema de emissão e recebimento de telegramas de longo alcance? Um dia antes do acidente fatal, eles conseguiram entrar em contato com a Ilha de Tenerife, pertencente à Espanha. Após a colisão com o iceberg, eles não conseguiram colocar o sistema em funcionamento e foi por isso que resgate levou tantos dias para chegar à área onde a tragédia aconteceu. Que tristeza, não? E você, já conhecia esses fatos? Muito provavelmente não, pois eles permaneceram nas sombras por mais de 100 anos!

Gostou deste artigo? Se gostou e quiser ler mais deste tipo, compartilhe-o com seus amigos e não esqueça de curtir nossa página no Facebook!
Fonte: StarStock / Pixabay

4353
As 8 melhores séries originais da Netflix
As 8 melhores séries originais da Netflix
Como todos bem sabem, não só a Netflix se transformou no serviço de streaming mais usado do mundo, mas também a famosa empresa americana se tornou a produtora com o maior número de séries originais, superando (e muito) outros concorrentes, como a...
O que você acha?! Juntar-se à conversa
Cleiton Rodrigues
Cleiton Rodrigues 22/07/17 06:17
Afundou porque teve o acidente óbvio kkk
Dhellica Oliveira
Dhellica Oliveira 22/07/17 06:17
O Titanic so afundou pq um homem desafiou a Deus.
Miquéias Charles
Miquéias Charles 22/07/17 06:17
Vi porra nenhuma, é tanta propaganda q desanima qualquer um!
Renan Lemos
Renan Lemos 22/07/17 06:17
Fica a Dica... " Nem Deus afunda esse navio " falaram d+ achei pouco ainda oq aconteceu.
Dél Reis
Dél Reis 22/07/17 06:17
Bem então irei te contar. . . O Titanic afundou!!! Foi trágico
Joorge Luiz
Joorge Luiz 22/07/17 06:17
Filme foi ficção não existiu jack nada de do vocês viu no filme
Vanusa Santos Sousa
Vanusa Santos Sousa 22/07/17 06:17
Gente Jack e rose não existiu, isso foi só ficção, pro filme ter uma história de amor. Só isso
Alison Marques
Alison Marques 22/07/17 06:17
Deus é único, existem preceitos que o filho dele deixou para que se assemelhem a ele. Então não é do jeito q vc quer e sim do jeito dele. O amor de Deus é bom sim, mais dentro desse amor dele existe o aprendizado da qual ele quer passar porque exatamente ele ensina é Porque ele ama.
Alison Marques
Alison Marques 22/07/17 06:17
Agora saber quem morreu ali se era inocente ou não isso a Deus pertence e se isso aconteceu ele o sabe porque, se vc não entende isso não aceita é difícil aceitar o que Deus faz e o que ele quer.
Glaucia Thais
Glaucia Thais 22/07/17 06:17
Nossa... Como as pessoas são frias, estúpidas e tantas outras coisas... Saber aceitar o que o outro pensa, aprendeu, ou vive é ter respeito, é ser humano e educado, é ter chance de liberdade de expressão quando for a sua vez! Ninguém é obrigado a pensar igual ou acreditar nas mesmas coisas. Porém uma coisa digo, Deus é amor mas também é justo. Deus exalta mas também abate. Deus abençoa mas também amaldicooa. E nem me vem com o argumento dizendo que Deus é vingativo, isso ou aquilo. Muito menos na falta de educação mandando calar a boca, dizendo que não sei de nada. Reclamam tanto desse país, mas nada vejo fazerem para melhorar, apenas criticam e atacam pessoas verbalizando coisas que certamente não deveria dizer para o próximo, primeiro é bom olhar pro próprio umbigo.
Kevelin Bruceze
Kevelin Bruceze 22/07/17 06:17
Na vida real o Dono nao falou nada disso e no filme nao era o Dono quem falou .. E outra coisa vc acha que por causa DE 1 PESSOA Deus iria Deixar as outras inoscentes morrer ? ... ( morream crianças, bebes ) ... O Filme é Uma Historia Romantica para contar a tragedia .. nao misture as coisas ... ...
Marcelo Rodrigo
Marcelo Rodrigo 21/07/17 06:18
Titanic afundou??? Quando???
Kris Vieira
Kris Vieira 21/07/17 06:18
E cadê a continuação do texto.
Miriam Castro
Miriam Castro 21/07/17 06:18
Vai blasfema contra o poder de Deus. Ou então pagar pra ver. Era grande, inatingível, o maior dos navios... aí o louco vai lá falar merda e deu no que deu. Deus e amor mas é justiça tbem. Com Deus não se brinca, e mto menos blasfema
Eriky Sylva
Eriky Sylva 21/07/17 06:18
sempre Esse Filme Min Faz Chora!!
Marcelo Nogara
Marcelo Nogara 21/07/17 06:18
o engenheiro na cabine falou......esse e um navio que nem deus pode afundar.....seu maior erro...
Pollyanna Santana
Pollyanna Santana 21/07/17 06:18
Kkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkk pqp
Keythy Queiroz
Keythy Queiroz 21/07/17 06:18
Nossa olha o que essa bosta fala. E ainda usa Deus. É meu povo, esses são os crentes.
Keythy Queiroz
Keythy Queiroz 21/07/17 06:18
Foda que outras pessoas concordam. Isso é doentio.
Pollyanna Santana
Pollyanna Santana 21/07/17 06:18
É muitas história kkkkkkkkkkkk. Rindo horrores aqui