Incrível!

Publicado 2017-07-05
2 Comentário

8 ideias loucas realizadas por gente normal que acabaram salvando vidas

Existe uma grande quantidade de pessoas no mundo que acredita ter uma ideia que poderia transformá-las, em algum dado momento, em milionárias. Porém, cabe ressaltar que não são bem as invenções que parecem ser prósperas. De fato, para cada criação ou inovação que termina conquistando popularidade há um infinito de coisas que lamentavelmente fracassam. Por outro lado, surgiram muitos casos aos quais pessoas comuns e desconhecidas, sem possuir necessariamente uma capacidade intelectual invejável, conseguiram remediar sérios problemas com soluções engenhosas e fáceis, sem ter que recorrer a especialistas ou outros qualificados para tal tarefa.

1. Rjukan, Noruega

1. Rjukan, Noruega

Há somente alguns anos, os moradores da pequena cidade norueguesa de Rjukan puderam ver finalmente a luz. Localizado entre as altas montanhas, a cidade costumava estar rodeada de sombras durante quase seis meses do ano e seus moradores tinham que pegar um teleférico até o topo das montanhas para receber uma pequena dose de Vitamina D. Porém, a população teve a fantástica ideia de colocar três espelhos gigantes na montanha, refletindo assim o sol na praça de Rjukan. A cidade italiana de Viganella tem um similar, mas bem menor. O plano original foi idealizado há 100 anos pelo industrial norueguês Sam Eyde, que construiu a cidade para oferecer trabalhadores a uma planta hidroelétrica localizada ao pé de uma cascata próxima.

Conhece o computador americano que desbancou os chineses e os japoneses? Continue conosco e descubra isso e muito mais nas páginas seguintes.

2. Supercomputador feito com consoles de videogame

O computador em questão se chama “Titan” e está localizado em Oak Ridge National Laboratory, Tenessee. Esta máquina, junto a outra localizada em Lawrence Livermore, Califórnia, reafirmaram o domínio da América na lista que era encabeçada pela China e Japão. Mas Titan deriva a maioria de sua potência, mais de 90%, da tecnologia usada na indústria dos videogames. A metade dos seus 37.376 processadores são CPUs normais, mas a outra metade são unidades de processamento gráfico, os GPUs, dispositivos especialmente desenhados para fazer frente aos videogames modernos, que são os aplicativos mais exigentes que deva executar qualquer máquina moderna.

3. Represa de Sulmar, Califórnia

Sem nenhum alívio aparente à enorme seca que açoitou Los Angeles, Califórnia, esta represa recorreu a um método muito incomum para proteger a água da cidade. Os funcionários lançaram no fim do ano de 2015 nada menos que 96 milhões de bolas de plástico flutuantes de cor preta à represa de Sylmar. Foram desenhadas para ajudar a proteger a água do pó, da chuva, dos produtos químicos e da vida silvestre, assim como evitar que 300 milhões de galões de água se evaporassem a cada ano. As bolas flutuam na superfície e bloqueiam os raios do sol. Além disso, evitam a evaporação e a reação química que gera o composto cancerígeno bromato, criado a partir do brometo natural da água.

Já viu um vulcão fornecer energia elétrica para um país? E os braços de um homem de mais de 2 metros salvarem a vida dos golfinhos? Veja a seguir!

4. Islândia e seus vulcões

No ano de 2015 se estabeleceu que os países do Reino Unido logo poderiam estar sendo alimentados com energia geotérmica de todos os vulcões da Islândia, segundo anúncio do ministro David Cameron. Seria fabricado um interconector de 750 milhas que poderia transportar a energia para a Grã-Bretanha se os planos seguissem adiante. De fato, chegou a formar-se um grupo de trabalho para examinar a possível viabilidade do projeto. Se a exploração for acertada, então um cabo gigante de hidroeletricidade poderia ser construído entre a Grã-Bretanha e Islândia na próxima década.

5. O homem mais alto do mundo

Isto aconteceu no ano de 2006. Os longos braços de, naquela época, o homem mais alto do mundo puderam chegar a salvar os golfinhos tirando o material plástico de seus estômagos, ganhando uma grande repercussão na internet. Os golfinhos haviam adoecido depois de beliscar e engolir o plástico da beirada de um aquário na província de Liaoning. As tentativas de usar instrumentos cirúrgicos falharam porque o estômago dos golfinhos se contraía em resposta, e os médicos decidiram pedir ajuda a Bao Xishun, um pastor da Mongólia, de mais de 2,10 metros de altura e com braços de 105 cm.

Turbina de avião para limpar neve e formiga que auxilia na cirurgia? Veja também a façanha dessa professora que utilizou como arma somente um abraço, na última página.

6. Turbinas de avião para limpar a neve

Na Rússia se limpa a neve com turbinas de aviões. Esta estranha máquina com uma turbina em cima serve para limpar a neve das ruas e determinadas ferrovias, aplicando uma forte rajada de ar quente. A turbina Klimov BK1 de aviões MIG 15 também é usada para derreter o gelo nas turbinas de outros aviões, enquanto esperam a decolagem, e as gélidas pistas russas. Não há dúvida de que nestes lugares tão frios qualquer solução que ajude a eliminar a neve é bem-vinda.

7. Formigas para suturar feridas

O primeiro uso registrado pertence a Artharva Veda, por volta do ano 1000 a.C, onde formigas foram utilizadas para suturar as feridas intestinais após as cirurgias. Cabe dizer que provavelmente não começaram assim, pois tal prática pode ser muito mais antiga. É possível, então, que o uso de formigas na cirurgia do Mediterrâneo tenha vindo das práticas indianas. Com o tempo, essa prática deixou de ser utilizada por conta dos avanços da medicina, mas já imaginou ter umas formiguinhas andando aí dentro da sua barriga?

8. Arriscar a vida com um abraço

Uma professora acabou com um tiroteio através um forte abraço. No Estado de Nevada, uma docente arriscou seriamente sua vida ao deter um estudante de 14 anos que supostamente estava disparando contra seus companheiros. Quando ouviram-se três disparos após as 9 horas da manhã, ao invés de fugir ou se esconder, a professora correu até o suposto atirador, persuadindo-o para que largasse a arma. A docente deu um forte abraço no adolescente, prometendo que não o abandonaria. Finalmente, o tiroteio foi cessado e, embora alguns alunos se feriram, mas ninguém morreu. A professora se tornou uma heroína!

O que achou dessas curiosas invenções e boas ideias? Se você gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos e não se esqueça de curtir nossa página no Facebook!
Fonte: Giphy / Starstock / YouTube

13
O que você acha?! Juntar-se à conversa

A falta de dinheiro tornou estas pessoas extremamente criativas
Eunice Dos Santos
Eunice Dos Santos 06/07/17 06:03
Eles lançaram milhões de balões pretos na água pra não evaporar,com os raios do sol...
Karol Caetano
Karol Caetano 06/07/17 06:03
Alguém me conta o que é?