Incrível!

Publicado 2017-07-12
165 Comentário

As 8 coisas assustadoras que acontecem enquanto você dorme...

Você já parou pra pensar no quanto dormimos durante nossa vida inteira? Na verdade, se considerarmos que a média de sono por dia é de oito horas (ou seja, um terço de um dia), uma pessoa pode conseguir dormir um terço de sua vida! Portanto, se você vive, por exemplo, 75 anos, significa que você gastou 25 anos dormindo, ou seja, um total de aproximadamente 9.125 dias! Isso se você não for daquelas pessoas que gosta de dormir 12h por dia ou mais... Não é surpreendente que durante todo este período em que estamos dormindo, realmente coisas estranhas acontecem e não queremos dizer apenas os sonhos recorrentes em que os dentes caem. No entanto, um dos mitos persistentes sobre o sono é que cada um de nós chega a engolir oito aranhas por ano enquanto dormimos. Mas sim, existem outras coisas incríveis que você vai descobrir nas páginas seguintes. Confira!

1. Paralisia do sono

Quando você está dormindo, seus músculos entram em uma paralisia temporária, não se movendo (ou movendo muito pouco) enquanto você sonha. É por isso que quando você sonha que está correndo, seu corpo não se move. Ocasionalmente, as pessoas experimentam paralisia do sono, o que significa que as suas mentes acordam antes que seus músculos possam se mover novamente. É uma experiência inofensiva, mas é compreensivelmente assustadora, afinal, a idéia de acordar e descobrir que não pode se mover é como um filme de terror. Algumas pessoas têm uma condição rara chamada distúrbio comportamental do sono REM, em que seus músculos não entram na paralisia durante o sono profundo. É potencialmente perigoso porque os pacientes mover-se em sonhos, enquanto outros dormem, possivelmente, ferindo a si mesmo e aos outros.

Na página seguinte te contamos mais sobre o que acontece com você enquanto está dormindo. Confira!

2. espasmos involuntários

Você pode sentir como se estivesse caindo ou sendo sacudido no vácuo, mas estes choques (também chamados de espasmos hipnagógicos ou mioclonia) são uma parte natural e comum que acontecem durante o sono. Este fenômeno faz com que seus membros se movam, talvez porque seu corpo esteja se preparando para as mudanças que ocorrem durante o sono, ou talvez por manifestar os sonhos ou pesadelos, como cair de um penhasco ou voar, por exemplo. Os cientistas discordam sobre o que exatamente gera estes espasmos, mas não se preocupe porque eles são inofensivos.

3. Mover os olhos

Enquanto você dorme, você experimenta cinco fases do sono, a REM como o último e mais ativo. Uma vez que você completar um ciclo REM, começará novamente da primeira fase. Cerca de 70-90 minutos depois de adormecer você deve estar em sono REM e passa cerca de 20% do seu tempo de sono dormindo nesta fase. Durante o estágio REM, os nossos olhos rapidamente se mechem para a frente e para trás, como se fosse uma espécie de possessão demoníaca, mas é claro que não é nada disso. Normalmente não nos lembramos de nada que tenha ocorrido ao nosso lado (exceto as memórias de sonhos que ocorrem frequentemente nesta fase).

4. A garganta se estreita

Enquanto você dorme, as alterações respiratórias de sua garganta naturalmente diminuem um pouco enquanto seus músculos relaxam. Se você conhece alguém que ronca de maneira alta, você vai saber o que significa quando a garganta é muito estreita. Claro, o ronco pode ter muitas causas, incluindo nariz entupido ou problemas com as amígdalas. Pior, as vias aéreas podem fechar completamente, causando a apnéia do sono.

5. Você se torna um tagarela

É mais comum em crianças do que em adultos, e em homens do que em mulheres, mas falar em sonhos acontece a cerca de 5% da população. Apelidado de "somniloquia", falar durante o sono é tecnicamente um distúrbio, mas nada que possa se preocupar. Na verdade, muitas vezes você pode nem perceber que você está falando e isso pode ocorrer em qualquer fase do sono. Quando você está dormindo levemente, suas palavras são mais fáceis de ouvir e de entender, mas depois, é comum dizer que quem fala durante o sono fala uma língua desconhecida e que não pertence a nenhum idioma. Falar durante o sono pode ser causado por episódios de estresse, depressão, doenças, ou ocorrer juntamente com outros problemas do sono, como apnéia do sono.

6. Dentes rangendo

Se você esfregar ou apertar os dentes enquanto você dorme, você tem bruxismo. De acordo com especialistas no assunto, cerca de 10% dos adultos sofre de bruxismo, com sintomas que variam de leve a muito sério. Ranger dentes pode levar a problemas nestes, bem como nas articulações da mandíbula. Esta desordem tem sido associada ao stress, por isso, se você ou quem dorme ao seu lado está notando algo desse tipo, tente evitar a cafeína antes de ir deitar e talvez tente relaxar mais. Alguns dentistas também recomendam usar um protetor bucal. Visite seu dentista para mais informações.

7. O terror noturno

Os terrores noturnos são "episódios de gritos, medo e agitação intensa durante o sono". Eles são muito mais comuns em crianças do que em adultos e, embora eles sejam terríveis para quem escuta, eles são quase imperceptíveis para quem o faz e não são considerados prejudiciais. Mas não os confunda com pesadelos! Alguém que experimenta terrores noturnos dormem o tempo todo e mesmo que alguém faça barulho ou se mova ao seu lado, é difícil de acordá-los. Normalmente, eles não serão capazes de se lembrar do incidente na manhã seguinte, ao contrário dos pesadelos.

8. Síndrome da cabeça explosiva

A premissa soa como um filme de terror, mas não é realmente associado com a dor (ou ruptura da cabeça). As pessoas com esta síndrome rara escutam um estalo alto, como uma bomba ou tiro ao entrar ou sair de um sono profundo. Tal como acontece com outras condições de sono como o sonambulismo, terrores noturnos e bruxismo, a síndrome da cabeça explodindo é exacerbada pelo estresse e falta de sono. Então relaxe, durma muito, e não beba café antes de deitar.

Compartilhe esse artigo com todos e não esqueça de curtir nossa página do Facebook!
Fonte: Giphy / Instagram

611
As características faciais que indicam inteligência
O que você acha?! Juntar-se à conversa
Milene Suellen
Milene Suellen 27/07/17 06:07
Maysa Smith olha kkkk
Kamila Rodrigues
Kamila Rodrigues 27/07/17 06:07
Irani Araujo lembrei de tu
Angela Rebouças Veiga Freitas
Angela Rebouças Veiga Freitas 27/07/17 06:07
Isso é uma batalha espiritual orem antes de durmirem confiem em Deus peça pra ele pra que o seu sono seja tranquilo e que tudo irá ficar bem graças a Deus nunca tive isso.
Vanessa Morais
Vanessa Morais 27/07/17 06:07
Eu já sonhei que meu espírito estava vendo meu corpo dormi É depois acordei assustada
Carolina Flach
Carolina Flach 26/07/17 06:06
Isabella Vrunski sonhar que tava caindo
Kallyne Santos
Kallyne Santos 26/07/17 06:06
Meu filho fala quando dormi mais não é toda noite
Ruty Mds
Ruty Mds 26/07/17 06:06
Aquele sono gostoso e aquele susto de repente
Tatyane Nascimento
Tatyane Nascimento 26/07/17 06:06
Isso tbm acontece comigo é muito ruim...falta o Ar vc tenta se mexer e não consegue a língua fica durmente, tenta acordar e não consegue vc acha que vai morrer
Tatyane Nascimento
Tatyane Nascimento 26/07/17 06:06
Carina Lessa nunca queira ter isso.....
Wandra Santos Bourguignon
Wandra Santos Bourguignon 26/07/17 06:06
Tbm tenho isso. Sonho que tem algo encima de mim me prendendo e tampando minha boca para nao conseguir falar, vejo meu quarto, ouço as coisas mais nao consigo me mover... eh a pior sensaçao do mundo. Começo a clamar o sangue de jesus e aos poucos vou voltando e acordo.. as vezes fico com medo de dormir e acontecer isso denovo...
Duda Correia
Duda Correia 26/07/17 06:06
Credo deve ser ruim ainda bem q nunca tive
Aline Lopez
Aline Lopez 26/07/17 06:06
Credo eu ja tive isso É só dormir com uma cruz na mão que resolve
Elisson Oliveira
Elisson Oliveira 26/07/17 06:06
se eu dormir de barriga pra baixo não acontece , mas se eu dormir de barriga pra cima acontece
Ana Porfírio
Ana Porfírio 26/07/17 06:06
Isso se chama projeção astral
Lauany Americo
Lauany Americo 26/07/17 06:06
Meu pai falou que quando estou dormindo eu sento na cama e começo a fala sozinha
Kallyne Santos
Kallyne Santos 26/07/17 06:06
Eu também já aconteceu isso, esse ano ainda não kkk
Cesar Rayane Lima
Cesar Rayane Lima 25/07/17 06:05
Olha ai Crizanta Lima
Aymê Lima Soares
Aymê Lima Soares 25/07/17 06:05
Um dia eu sonhei que tava discutindo com minha irmã por causa da tv aí eu falei dormindo se não gosta não assisti eu já chorei dormindo também
Aymê Lima Soares
Aymê Lima Soares 25/07/17 06:05
Uma vez eu tive um pesadelo eu queria grita mas não conseguia e várias vezes quando eu tenho pesadelo eu falo no pesadelo isso é só um sonho
Elisa Costa
Elisa Costa 25/07/17 06:05
nunca mais eu vou dormir, nunca mais eu vou dormir