Incrível!

Publicado 2017-08-07
27 Comentário

9 curiosos fenômenos que ocorrem durante o sono

Na maioria das noites, se você tiver sorte, cairá no sono e nada demais lhe irá acontecer. No entanto, ocasionalmente, alguns comportamentos incomuns podem ocorrer e vão te deixar completamente confuso(a) e, talvez, até com um pouco de medo. Mas, calma, você não precisa se preocupar! Reunimos uma lista com uma série de fenômenos que podem ocorrer a partir do momento em que você fecha os olhos e, de acordo com vários especialistas, a maioria destas reações é natural (por mais que pareçam assustadoras). Não perca!

1. Sentir como se estivesse caindo

Também conhecido como efeito hypnagogic, isto tende a acontecer assim que adormecemos. Normalmente, quando sonhamos, o nosso corpo está paralisado, mas às vezes, podemos começar a sonhar antes de que o corpo esteja totalmente em modo "off". Este tipo de fenômeno pode representar um sonho no qual você está caindo de um penhasco ou do céu, assim como tropeçar e mergulhar em um vazio. Por que isso acontece? Os pesquisadores não têm certeza, mas é provável que ocorra quando você está um pouco mais cansado, com sono acumulado ou estressado. Sendo assim, seu cérebro entra em ciclos de sono de uma forma mais agressiva quando seu corpo ainda não chegou a esse estágio.

Nas páginas seguintes temos muitas outras curiosidades para você! Confira.

2. Sonambulismo

A maioria dos comportamentos relacionados ao sono são inofensivos. Mas o sonambulismo pode ser um problema perigoso porque você pode tropeçar, andar, deixar a sua casa e até mesmo dirigir. Como se sente o sonâmbulo? Ele consegue sair do sono o suficiente para mover seu corpo naturalmente enquanto seu cérebro continua dormindo. Sendo assim, provavelmente o sonâmbulo não lembrará de suas “aventuras” noturnas. Alguns incidentes tem sido realmente extremos, incluindo cozinhar, comer compulsivamente ou dirigir um carro. Isso porque, mesmo se você acordar durante a noite, alguns medicamentos mantém seu cérebro em um estado inconsciente. Não hesite em consultar o seu médico se você já enfrentou este tipo de evento.

3. Falar dormindo

Cerca de 5 por cento dos adultos conversam durante o sono, de acordo com a Academia Americana de Medicina do Sono. No entanto, a maioria destes eventos geralmente duram 30 segundos, em média. Muitas vezes acontece dentro da primeira ou segunda hora de sono, quando nossos corpos estão seguindo para os estágios mais profundos de relaxamento, mas ainda há tônus muscular suficiente para produzir sons ou movimentos que podem acompanhar seus sonhos. Alguma vez isso já aconteceu com você?

Você costuma ter o mesmo sonho várias vezes? Entenda porque isso acontece na próxima página.

4. Sonhos recorrentes

O sonho é uma maneira de seu cérebro ordenar todas as coisas que você precisa reavaliar e de processar informações antes que possa as arquivar como lembranças. Portanto, sonhos recorrentes podem ocorrer devido a muitos problemas psicológicos não resolvidos, mas que seu cérebro está buscando solucionar. Quer saber uma coisa interessante? Sonhos recorrentes se baseiam, em parte, na sua realidade. Se você foi vítima de um assalto no supermercado, isto poderia se repetir uma ou outra vez durante o sono até que você supere o acontecido. Sendo assim, você pode repetir a cena comprando pão e leite, por exemplo, até que seu cérebro processe todo o resto do que aconteceu.

5. A síndrome da explosão na cabeça

Pode parecer estranho, mas é totalmente real: de repente, a pessoa acorda ao ouvir um barulho, como uma explosão, um flash de luz ou a sensação de que sua cabeça acabou de explodir, mas nada disso realmente aconteceu. É um tipo de reação hypnagogic, assim como aquela onde você sente que está caindo. Em um sono profundo, você se vê dirigindo, mas seu corpo ainda não está no modo “off” e seus sentidos ainda estão ligados. Você sente dificuldades em dormir por causa desses fenômenos? Não se preocupe, não é nada sério.

Ter um sonho dentro de outro sonho é algo raro, mas que pode acontecer com qualquer pessoa. Falaremos sobre isso na próxima página.

6. Alucinação hipnótica

Este fenômeno é mais comum do que você imagina e provavelmente já aconteceu com você. Quando você leva um tempo para conseguir adormecer, seu corpo ainda está em vigília, por isso às vezes você pode visualizar mentalmente algumas imagens que você não pode controlar, totalmente aleatórias. Na maioria dos casos, criaturas geralmente temíveis ou cenas de terror, mas isso varia de pessoa para pessoa. Também chamado de ilusões hipnóticas, esta é uma das poucas formas de alucinação que não envolve qualquer perigo mental. Elas aparecem devido ao estresse ou medo, por isso são mais normais em crianças.

7. Sonhar dentro de outro sonho

Isso não é tão normal como os fenômenos acima mencionados, mas pode acontecer com qualquer pessoa. Quando você está sonhando, você pode acordar e perceber que nem tudo está como era antes ou que algumas coisas mudaram de lugar. Quando isto acontecer, não pense que você acordou, pois na verdade você ainda está sonhando. Em outras palavras, seu cérebro reproduz a abordagem do filme "A origem". Alguns fãs de esoterismo acreditam que se isso acontece com você é porque você pode estar vulnerável à práticas espirituais. No entanto, os cientistas acreditam que é algo muito mais simples, mas não sabem explicar a razão exata.

Vamos conferir os dois últimos fenômenos descritos na última página?!

8. Apneia do Sono

Você acorda de manhã com dor de cabeça e se sentindo tão cansado quanto antes de ir dormir? Seu parceiro já chegou a ir dormir na sala por não aguentar o barulho do seus roncos e suspiros? Você provavelmente tem apneia obstrutiva do sono, uma condição na qual as vias aéreas superiores estão obstruídas, prejudicando sua respiração e, automaticamente, te privando de oxigênio até você acordar e começar a respirar novamente. É mais perigoso para as pessoas com sobrepeso, fumantes e idosos, afetando mais de 18 milhões de pessoas em todo o mundo.

9. Experiências astrais

Aparentemente, este é um fenômeno neuropsicológico onde a pessoa está entre o sono e a vigília e pode observar a si mesma de algum ângulo. Para o mundo esotérico, esta é uma prova indiscutível da existência da alma, mas para os cientistas é um tema muito complexo e que exige ainda muitos anos de estudo. É certo que "experiências extracorporais" existem, mas ainda não se sabem como funcionam. Acreditam que há pessoas que procuram entrar nesse estado, muitas vezes, objetivando a ampliação de seus conhecimentos.

O que você achou sobre nosso artigo de hoje? Você já vivenciou algum destes fenômenos que listamos? Queremos saber tudo nos comentários! Além disso, não se esqueça de curtir nossa página no Facebook!
Fonte: StarStock

141
Os 7 seguranças mais LINDOS das celebridades
Os 7 seguranças mais LINDOS das celebridades
O filme “O Guarda-costas” é um longa-metragem americano de suspense dirigido por Mick Jackson em 1992. Foi protagonizado por Kevin Costner e Whitney Houston. Costner era o belo integrante do serviço de segurança em questão e fazia tudo para...
O que você acha?! Juntar-se à conversa
Walker Portanova
Walker Portanova 16/08/17 06:04
No sono, tenho quase sempre sensação de estar caindo de algo muito alto e mais estranho de tudo é que sinto o frio na barriga como se eu estivesse caindo de verdade e aí acordo suado e com falta de fôlego então, sempre levo mão na barriga porque automaticamente sinto mal estar.. sinistro disso é que tenho D'javu enquanto isso não ocorre.
Junior Silva
Junior Silva 16/08/17 06:04
Já aconteceu comigo também, eu estava dormindo e sonhando que eu estava dormindo, no sonho a minha cama começava a flutuar aí do nada ela virava de cabeça pra baixo e eu caia, a sensação era que eu tinha mim jogado de um avião.... E cai dentro de meu próprio corpo!!! E eu acordei
Rebeca Santos Ccb
Rebeca Santos Ccb 16/08/17 06:04
Débora Débora Rocha ler aí kkkk dps leio
Carolina Nicolly
Carolina Nicolly 16/08/17 06:04
Matheus Oliveira Osloko
Gemidão Do Zap
Gemidão Do Zap 15/08/17 06:04
Já aconteceu muitas vezes de eu sonhar e dps aquilo acontecer vcs já passaram por isso ? Quem já responde aí kkkk
Iago Bustamantt
Iago Bustamantt 15/08/17 06:04
Viagem astral é o nome desse fenômeno na maioria das vezes sonho lúcido procurem estudar sobre q VCs vão achar legal
Thainaria Silva
Thainaria Silva 15/08/17 06:04
Comigo ja aconteceu todos, kkkk mais o que eu fiquei cm mais medo foi de sair di meu corpo me olhar deitada e sair andando, aff muito medo....
Jéssica Nayara
Jéssica Nayara 15/08/17 06:04
Eu lembro msm q vc contou
Mickael Shakur
Mickael Shakur 15/08/17 06:04
Meu espírito sai pra fumar maconha então kkkkkk
Klayver Vergolino
Klayver Vergolino 14/08/17 06:04
Cara é muito estranho quando temos sonhos dentro de sonhos .... Infelismente tenho esse problema é muito confuso vc fica acordando muitas vezes ... Mas na verdade não acordou é muito doido ... Já até me acustumei com isso!
Rosane Rodrigues
Rosane Rodrigues 14/08/17 06:04
Foi por esta razão,que quebrei o vidro, do meu criado mudo,enquanto sonhava ! kkkk
Endo Craft
Endo Craft 14/08/17 06:04
Isso nunca aconteceu comigo (eu acho) eu so sofri uma paralesia do sono(acho q e assim q se chama)
Margarida De Morais Magalhães
Margarida De Morais Magalhães 14/08/17 06:04
eu já fiquei do Alto, olhando meu corpo dormindo
Déo Pojo Moreno
Déo Pojo Moreno 13/08/17 06:03
Eu fiz sexo com as top's mais linda do mundo e tive muito prazer.foi um delicioso sonho
Joaci Junior
Joaci Junior 13/08/17 06:03
Caraio isso acontecia com migo ate os 8 anos 0_0
João Filho
João Filho 13/08/17 06:03
Noça com migo tanbeim acontesçeu.
Joaci Junior
Joaci Junior 13/08/17 06:03
Eu sentia um enpurrao olhava pra tras e me via dormindo , via minha mae e meu pai e quando eu acordava tava td do mesmo jeito
João Filho
João Filho 13/08/17 06:03
Noça com migo tanbeim acontesçeu.
Joaci Junior
Joaci Junior 13/08/17 06:03
Eu sentia um enpurrao olhava pra tras e me via dormindo , via minha mae e meu pai e quando eu acordava tava td do mesmo jeito
Mikayl Sousa
Mikayl Sousa 12/08/17 06:03
O 7 e o que sempre acontece comigo
Cesar Luiz Klein
Cesar Luiz Klein 12/08/17 06:03
Tenho uma raiva, vá pra página seguinte
Lucas Silva
Lucas Silva 11/08/17 06:03
Je ? Bonjour comme é ó negócio a alma da pessoa saí pôr aí je