92 Comentário

Longe de ser santa: a verdade sobre a Madre Teresa de Calcutá

A primeira coisa que vem à mente quando alguém começa a falar sobre Madre Teresa de Calcutá é: amor ao próximo, serviço à Deus e misericórdia sem limites. Este pensamento é mais do que esperado, já que, durante décadas, a humilde freira da Macedônia ganhou reconhecimento por cuidar das pessoas mais pobres e indefesas da Índia. Mas você sabia que a vida e o trabalho desta mulher, que recebeu o Prêmio Nobel da Paz e foi canonizada pelo Papa Francisco, não estava livre de escândalos e controvérsias? No artigo de hoje informaremos todos os detalhes sobre este assunto. Não perca!

Muito do que você pensa não é verdade

Muito do que você pensa não é verdade

O mito sobre o altruísmo e generosidade associados à Madre Teresa foi desmascarado pela pesquisa conduzida por Serge Larivée e Genevieve Chenard, pesquisadores das Universidades de Montreal e Ottawa, respectivamente. As provas relacionadas com o caso - análise de várias obras escritas pela famosa freira - foram publicadas em Março de 2013 e suas conclusões não poderiam ser mais chocantes: segundo eles, a imagem da mulher foi cuidadosamente construída e sua beatificação foi um processo armado por uma campanha de mídia muito bem sucedida.

Ficou curioso(a)? Na página seguinte lhe daremos mais detalhes sobre as descobertas destes estudiosos.

O altruísmo analisado

"Em busca da documentação sobre o fenômeno do altruísmo que seria levada para um seminário de ética, um de nós se deparou com a história de uma das mulheres mais conhecidas dentro da Igreja Católica e que se tornou parte da imaginação e admiração coletiva: a Madre Teresa, nascida sob o nome de Agnes Gonxa. Sua descrição era tão ideal que despertou nossa curiosidade e nos encorajou a investigar sobre ela ainda mais", disse Larivée. Os pesquisadores conseguiram reunir 502 documentos sobre a vida e o trabalho da religiosa e depois de eliminarem 195 cópias exatas, começaram a analisar 287 escritos que refletiam 96% da literatura dedicada à fundadora da Ordem das Missionárias da Caridade - OMC.

O altruísmo analisado

Os fatos desmascararam o mito

No artigo criado a respeito desta investigação, Serge Larivée e seus companheiros fazem referência a inúmeros problemas que não foram percebidos pela Santa Sé durante o processo de beatificação. Estes problemas incluem: "sua maneira questionável de cuidar dos doentes", "relações políticas discutíveis", "gestão suspeita de enormes quantidades de dinheiro que ela recebeu" e "pontos de vista muito autoritários relacionados, em particular, com as idéias do aborto, estratégias contraceptivas e o divórcio". No momento da morte de sua fundadora, havia 508 instituições dedicadas aos pobres e aos doentes em mais de 100 países ao redor do mundo, mas os médicos que visitaram as missões em Calcutá, no entanto, muitas vezes descreveram os locais como "casas para os moribundos".

Quer saber mais detalhes sobre as missões em Calcutá? Então veja tudo na página seguinte.

Os fatos desmascararam o mito

O que acontecia nas missões?

Enquanto a maioria das pessoas que ia às missões esperava um tratamento oferecido por um especialista que poderia oferecer boas chances de cura, um terço de todos os pacientes passaram os dias deitados sem receber os cuidados necessários. Os médicos enfatizaram problemas de higiene, condições precárias, alimentos inadequados e falta de analgésicos. Infelizmente, nada disso tinha relação com a falta de dinheiro, já que, embora a fundação criada pela Madre Teresa reunisse milhões e milhões de dólares, o problema era gerado por uma ideia muito particular de sofrimento e morte que a freira pregava.

A idéia distorcida de sofrimento

"Há algo lindo em ver os pobres aceitando o seu destino e sofrendo assim como Cristo sofreu durante todo o processo de sua crucificação. O mundo ganha muito graças à dor", palavras da freira em resposta às críticas. Surpreendentemente, quando a mesma religiosa precisava de cuidados médicos, recorria aos hospitais americanos mais modernos. Por mais que a futura santa doasse suas orações muito generosamente, parece que ela não fazia o mesmo quando o assunto era seus fundos milionários levantados por sua fundação: durante várias inundações e uma catástrofe ecológica na Índia, a mulher ofereceu numerosas orações e vendeu medalhões da Virgem Maria, mas não forneceu assistência financeira às pessoas que estavam desamparadas.

Temos mais detalhes sobre algumas práticas da freira na página seguinte.

O que acontecia nas missões?

Mais controvérsias

Além do que já foi citado anteriormente, ela aceitou a distinção de Legião de Honra e uma concessão de um ditador do Haiti, Duvalier. Como Larivée apontou, embora existissem vários milhões de dólares nas contas bancárias da OMC, a existência da maior parte desta quantia era mantida em segredo. Dado o seu modo ganancioso de gerir a renda, o que aconteceu com todo o dinheiro supostamente destinado aos mais pobres? Como, então, Madre Teresa conseguiu criar a imagem de ser o amor em pessoa?

A idéia distorcida de sofrimento

Reconhecimento do início ao fim

Na opinião dos pesquisadores canadenses, o encontro da freira com Malcom Muggeridge (um jornalista anti-aborto da BBC) em 1968, foi um acontecimento crucial. O homem decidiu promover o trabalho da freira que, por sua vez, gradualmente se tornou consciente do poder da mídia. Depois de aparecer em um show sobre si mesma, a irmã "humilde" viajou ao redor do mundo e recebeu vários prêmios. Em seu discurso de aceitação, falando sobre mulheres bósnias estupradas pelos sérvios, ela disse: "Creio que hoje o aborto é o maior perigo para a paz, pois é uma guerra direta, um crime direto: um assassinato direto, executado pelas mães sobre si mesmas".

Na última página, leia sobre o processo de beatificação da Madre e tire suas próprias conclusões.

Mais controvérsias

O Papa sabe melhor

Depois de sua morte em 1997, o Vaticano decidiu ir contra suas próprias regras e renunciou a uma espera de 5 anos antes de iniciar o processo de beatificação. Embora o testemunho de Monica Besra - a mulher que afirmou ser curada por um medalhão abençoado por Madre Teresa - tenha sido negado pelos médicos que administraram os medicamentos que combateram seus cistos e sua tuberculose, a Santa Sé considerou o acontecimento como um milagre. Imediatamente, a freira se tornou um símbolo intocável, na opinião da maioria das pessoas. Mesmo assim, apesar de todas as controvérsias sobre a vida da freira, também há um efeito positivo causado por toda a sua trajetória.

Nem tudo foi negativo

"Se a imagem extraordinária da Madre Teresa de Calcutá influenciou a imaginação coletiva e encorajou as iniciativas humanitárias que genuinamente tentam ajudar aqueles que vivenciam a pobreza, só podemos nos alegrar com isso. Provavelmente, ela inspirou muitas pessoas a fazer coisas que, na verdade, atenuaram o sofrimento dos outros e não tiveram divulgação por meio da mídia", disseram os cientistas. O que você acha disso tudo? Queremos saber sua opinião.

Não esqueça de curtir nossa página no Facebook e de compartilhar este artigo com seus amigos.
Fonte: Starstock/ Giphy

O Papa sabe melhor
13
O que você acha?! Juntar-se à conversa
YOKO ONO e JOHN LENNON: Os Bastidores do Casal
Carlos Rizzo
Carlos Rizzo 05/09/17 06:03
Sei la ,só conheci o lado bom dela
Lilia Das Neves
Lilia Das Neves 04/09/17 06:03
Samuel Catizano, lembrei de você
Leninha Lima
Leninha Lima 04/09/17 06:03
Ridí****. .. Fala sobre coisas atuais .deixa a vida dos mortos que não tem como se defender. Somos todos pecadores. . E o que aconteceu ou deixou de acontecer só Deus pode julgar. . PALHAÇADA. VAI ARRUMAR UM LAVADO DE ROUPAS. PRINCIPALMENTE AS TUAS..
Alexandre Merlin
Alexandre Merlin 04/09/17 06:03
Tá, então uns caras comprovaram que essa história que é contada em livros, em escolas e é conhecida por mais da metade do mundo é mentira. Por que um grupo "comprova" que aquilo é mentira sendo que a história foi originalmente comprovada por milhões de pessoas??
Josefa Eridan
Josefa Eridan 04/09/17 06:03
Que horror! Uma blasfêmia! Mas... Cristo não agradou a todos foi morto e pregado em uma cruz... Eles não sabem o quê falam!
Rosa Helena
Rosa Helena 04/09/17 06:03
Não passei nem pra pagina seguinte! Antes de criticar, faça melhor!
Eudes Antonio Silva
Eudes Antonio Silva 04/09/17 06:03
Quem a conheceu sabe o quanto ela era e é importante na vida dos favorecido. O que os cientistas dizem agora não surte qualquer efeito. Procurem o que fazer em vez de tentar denegrir a imagem de quem realmente fez algo pelo próximo.
Fátima Fatinha
Fátima Fatinha 04/09/17 06:03
UMA VEZ ME DISSERAM QUE EU ESTAVA LONGE DE SER MADRE TERESA DE CALCUTÁ E ESTOU MESMO KKKKK!!
Dani Rodrigues
Dani Rodrigues 03/09/17 06:03
Essa igreja católica tem tanta sujeira
Gilmar Danilo Becker
Gilmar Danilo Becker 03/09/17 06:03
A ciência tá cheia de certezas temporárias
Rayssa Hayama Bento
Rayssa Hayama Bento 03/09/17 06:03
Seres humanos não são Santos. Podem ser bons Sim, Ela era uma boa mulher. Em vida sempre há um deslize. Por que então só chamar de Santo os que fizeram bem antigamente Se há muitos fazendo o bem agora também? (Não estou confrontando, só é pra entender msm)
Norma Valéria
Norma Valéria 03/09/17 06:03
Não tem oque postar!
Cintia Raimundo da Silva
Cintia Raimundo da Silva 03/09/17 06:03
Santo é só o Lula mesmo
Plinio Santos
Plinio Santos 03/09/17 06:03
Não sou catolico, mas que madre Tereza tem milhões de vezes mais créditos com Deus do que eu isso ela tem...
Jocilene Quixabeira
Jocilene Quixabeira 03/09/17 06:03
Amiga Hellen Flávia leia isso
Bruna Eduarda
Bruna Eduarda 03/09/17 06:03
Leo Fran Santos olha só o filme
Roberto Alves de Oliveira
Roberto Alves de Oliveira 03/09/17 06:03
Ritaline Izabela Totti
Vanessa Vedovato
Vanessa Vedovato 03/09/17 06:03
Um monte de gente fala essas idiotices
Néia Silva
Néia Silva 03/09/17 06:03
Olha nada contra ela , mas eu tenho uma grande desconfiança com pessoas"boazinhas" demais.
Camille Bettinardi
Camille Bettinardi 03/09/17 06:03
Santo só há um Jesus Cristo!!! O resto são pessoas comuns que cometem erros e pecados ao longo de sua vida!!!