Incrível!Animais

Publicado 2017-09-04
3 Comentário

9 ESTRANHOS e SURPREENDENTES animais que estão em extinção por culpa do homem...

Ao longo da história estão sendo ameaçadas diferentes espécies de animais e muitas delas desapareceram do nosso planeta por conta das invasões das florestas, da caça, do desmatamento ou a completa destruição de seu habitat. O problema é que, com isso, também se perdem espécies que, em muitos casos, existem e evoluíram durante vários séculos antes da chegada do ser humano como espécie dominante. Embora para alguns, como os mamutes, já tenhamos chegado tarde, ainda temos tempo de continuarmos vendo vivos alguns dos membros da lista que apresentaremos aqui.

1. Gavial do Ganges

1. Gavial do Ganges

O gavial é um membro da família dos crocodilos que se adaptou à caça exclusiva de pequenos peixes, pelo qual seu focinho evoluiu para tal finalidade. O problema que este animal enfrenta é a prática da pesca abusiva que está deixando-o praticamente sem alimento e que tem reduzido sua população para menos de 200. É, portanto, uma das espécies que está mais próxima da extinção, se não for feito nada para evitá-la. Muitos animais não chegarão vivos à próxima geração, portanto, seus filhos e netos podem nem chegar a vê-los.
Continue conosco para conhecer mais espécies ameaçadas pelo homem e, quem sabe, ajudar a lutar contra sua extinção.

1. Gavial do Ganges 1

2. Focas capuchinas ou focas de casco

Esta espécie de focas teve sua população seriamente reduzida ao longo dos anos devido à sua importância para indústria alimentícia, em particular, e a outros motivos secundários que as caçaram sem precedentes. Isto provocou sua inserção no registro de espécies catalogadas como ameaçadas e que pode continuar baixando o número de indivíduos se não adotarmos medidas para poder controlar seu extermínio. Embora outras focas também corram esse mesmo risco, seu caso é particularmente um dos mais preocupantes.

2. Focas capuchinas ou focas de casco

3. Macaco narigudo

Este macaco em especial, com seu característico nariz volumoso, tem visto a redução tanto de sua população quanto do seu habitat natural pela ação do homem nos últimos anos. Devido à caça furtiva e ao desmatamento, atualmente existem aproximadamente uns 7.000 espécimes que começaram a ser monitoradas, o que significa que entraram na categoria “em perigo”. O fato de que só os encontramos na ilha de Borneo reduz suas possibilidades de sobrevivência, aumentando as chances de que acabe desaparecendo. A variedade de animais que nossa geração consegue ver poderá ser seriamente ameaçada se não fizermos nada.
Veja na próxima página animais bem curiosos que parecem uma mistura de várias espécies em um só! Impressionante!

3. Macaco narigudo

4. Saiga tatarica

A tragédia tem perseguido a saiga e reduzido uma população bem numerosa a um estado crítico de sobrevivência na extensa região em que habitam. Embora antigamente as manadas contassem com um bom número, a caça excessiva, o uso medicinal de seu chifre como substituto do cada vez mais raro chifre de rinoceronte ou, até mesmo, por conta de algumas epidemias que assolaram sua população, foram reduzidas até escassos 40.000 indivíduos, diante dos milhões que havia há uns 27 anos atrás.

4. Saiga tatarica

5. Okapi

Os okapis são uns estranhos parentes próximos da girafa que também sofreram a destruição de seu habitat por culpa do homem: a caça comprometeu sua população de forma alarmante. Apesar de terem sido bastante numerosos no passado, atualmente encontram-se em 10.000 a 20.000 indivíduos. Seus costumes solitários e esquivos os tornam seres difíceis de se proteger, pelo qual continuam desaparecendo por conta dos caçadores ou então pelo seu inimigo natural, os leopardos. Muitos animais já não são encontrados em estado selvagem, mas continuam existindo sob os cuidados de um zoológico.
Quer conhecer uma espécie bem curiosa de anfíbio sem olhos? Veja a seguir!

6. Proteus

O proteus é um animal do tipo anfíbio, que se destaca por ser parecido com um dragão mitológico e porque é o único de sua família que respira por meio de brânquias. Apesar de ter se adaptado completamente à vida em grutas e possuir uma longevidade bastante elevada, de até 70 anos em cativeiro, ele entrou para o grupo de espécies vulneráveis devido à contaminação da água e à sensibilidade de seu habitat. Só esperamos que os programas de ajuda sirvam para evitar seu desaparecimento por completo.

5. Okapi

7. Canguru arborícola

Embora seja normal vermos seus parentes mais próximos saltando pela extensa planície, esta família se adaptou à vida nas árvores, dando lugar a um espécime curioso. O problema atrelado à sua existência é dado pelo desmatamento que sofrem as regiões que consideramos ser seu habitat, reduzindo drasticamente sua capacidade de movimentação e obtenção de alimento. É uma lástima extinguir-se um animal capaz de saltar mais de 9 metros de altura e cair de 18 metros sem sofrer lesão alguma. O último da lista é também o menor de sua família.

Já ouviu falar na Pantera da Flórida? Confira na página seguinte!

6. Proteus

8. Pantera da Flórida

Embora o nome pelo qual seja conhecida não faça alusão à sua espécie real, uma vez que não é uma verdadeira pantera, esse animal está na lista daqueles que correm mais risco de extinção, já que não existem mais de 100 espécimes ao total. Por serem felinos carnívoros grandes, as panteras da Flórida foram sistematicamente caçadas e atingiu o limite de suporte das espécies. Talvez em alguns anos não veremos mais sua família recuperada ou apenas em livros.

7. Canguru arborícola

9. Morcego moscardo

Esta espécie de morcego é considerada a menor da família inteira, atingiu apenas 3 centímetros. A sua alimentação é geralmente de insetos, mas devido à alta competição por alimentos e, mais uma vez, a adaptação a um habitat cada vez mais modificado pela ação do homem, está entre as espécies com mais risco de extinção, entrando na categoria ''vulneráveis''. Nesta lista estão apenas alguns de uma série de espécies que a cada dia estão sumindo do nosso planeta. Lutemos contra a extinção destes animais!

Você participa de algum programa de preservação das espécies? O que você tem feito para preservar as espécies que tem mais contato? Nos deixe um comentário. Se você gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos e não se esqueça de curtir nossa página no Facebook!
Fonte: Pixabay / Youtube: AnimalBytesTV

8. Pantera da Flórida
25
O que você acha?! Juntar-se à conversa

Animais que você não sabia que estão ameaçados de extinção
Nair Barbosa
Nair Barbosa 06/09/17 06:03
Eu mesmo pinto esses animais kkkk
Fabio Luiz
Fabio Luiz 05/09/17 06:03
Tão vendo muito filme de ficção
Evaldo Carneiro
Evaldo Carneiro 05/09/17 06:03
O que deveria entrar em extinção é essa página !!!