Incrível!Animais

Publicado 2017-09-07
138 Comentário

9 animais extintos por causa dos seres humanos…

Nos últimos 10 mil anos a humanidade evoluiu e propagou seus costumes e culturas formando diversas civilizações, o que acabou causando grandes impactos ambientais na fauna e na flora. Sabemos em diversos momentos da história do planeta terra grandes eras e eventos acabaram extinguindo muitas espécies, os dinossauros são o exemplo mais clássico. Contudo, o curso da natureza não foi o único responsável pela extinção de muitos animais… nós, seres humanos, também colaboramos para isso. Na última metade do milênio o processo de extinção de vários animais foi acelerado. O ecossistema não estava preparado para o impacto das ações do homem do novo mundo. Você sabe quais são as espécies já extintas do nosso planeta? Continue lendo o artigo e conheça os animais dificilmente serão vistos novamente no planeta terra.

1. Dodô

Dodô ou dodó é uma espécie extinta há mais de dois séculos. A ave da família dos pombos vivia principalmente na ilha de Maurício, localizada Oceano Índico a leste de Madagascar. Algumas características interessantes da espécie dodô é que as aves não eram capazes de voar, colocavam somente um ovo por ano e não tinham muitas defesas contra os preparadores. Vista pela última vez em 1681, a ave dodô foi uma vítima da chegada dos seres humanos na ilha.

Continue sua leitura e conheça os 8 animais que foram extintos da face da terra...

2. Pombo migratório

Denominado também de pombo passageiro, essa ave era uma das mais abundantes da América do Norte. Constituindo cerca de 20 a 40% da população de aves nos Estados Unidos, o pombo passageiro foi absurdamente dizimado pela ação humana, isso porque antes da chegada dos europeus no continente a população da ave chegada a quase 4 bilhões! Segundo historiadores, eram tantas aves que em época de migração o céu escurecia durante horas… Entre o século XIX e XX os pombos passageiros foram caçados para alimentação ou por puro esporte. Em uma situação extrema os colonos caçaram cerca de 250 mil aves! A última ave da espécie, chamada carinhosamente de “Martha”, morreu em 1914 no Zoológico de Cincinnati. Apesar da abundância da espécie uma cadeia de atos impensáveis acabaram extinguindo as aves pombo migratório.

3. Tigre da Tasmânia

O tigre da Tasmânia (thylacinus cynocephalus), conhecido também como lobo da Tasmânia, foi o maior marsupial carnívoro dos tempos modernos. Extinto no século XX, era nativo da Austrália, Nova Guiné e Tasmânia. O tigre da Tasmânia era uma mistura de canguru, lobo, tigre, cachorro e raposa, esse animal extraordinário teve sua extinção acelerada depois da venda no mercado negro de suas valiosas presas, que custavam cerca de 1 libra (equivalente a R$ 4,00). Um dos últimos animais dessa espécie foi assassinado em 1940 por um morador do campo chamado Wilf Batty. Cerca de 6 anos depois morreu o último tigre da Tasmânia que vivia em cativeiro.

Prossiga sua leitura e surpreenda-se na página seguinte...

4. Tigre de Java

De acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza, essa subespécie dos tigres foi extinta por volta da década de 70. O tigre de Java, como o próprio nome indica, vivia na Ilha de Java, localizada na indonésia, e foi extinto devido a frequente caça. Apesar dos rumores de que a espécie foi vista em 1976, segundo um anúncio realizado em 2011 pelo diretor do parque de Betiri, é possível que a espécie não tenha entrado totalmente em extinção e disse que todos devem pensar de modo otimista. Mesmo que esse incrível animal não tenha desaparecido permanentemente do nosso planeta, todos devem ter conhecimento dos que já foram extintos pela ação humana.

5. Golfinho Baiji

O golfinho baiji conhecido também como golfinho do Yang Tsé é um mamífero de água doce nativo do Rio chinês de Yang Tsé. Esse animal da ordem Cetacea poderia chegar a 3 metros de comprimento e pesar cercar 400 kg. Considerado uma das quatro espécies de golfinhos de água doce restantes no mundo, a espécie baiji viveu na zona das águas chinesas por cerca de 20 milhões de anos… contudo, esse equilíbrio natural foi abalado drasticamente na década de 50 pelas atividades industriais e marítimas. O gigante país asiático com sua tecnologia de ponta acabou inibindo a espécie no seu habitat natural, o que ocasionou o desaparecimento do golfinho baiji, o qual não foi mais visto desde 2002.

Continue lendo os demais animais que foram prejudicados pelas ações humanas…

6. Bucardo

Esse animal é uma das quatro subespécies da cabra, podendo chegar a uma altura de 70 cm e pesar 80 kg. Nativo da península Ibérica, o bucardo possuía características físicas e genéticas distintas das demais espécies de cabras das montanhas. A população de 50 mil bucardos acabou sendo reduzida drasticamente durante o século XX para apenas 100 animais da espécie. A causa dessa redução em massa ainda é desconhecida, mas segundo as hipóteses levantadas pelos cientistas podem ter ocorrido mudanças ambientais que acabaram obrigando a espécie a competir com outros animais por comida e território. O último bucardo morreu nos anos 2000, contudo, as suas células acabaram sendo congeladas em nitrogênio líquido para possíveis clonagens…

7. Quaga

O quaga (Equus quagga quagga) era uma criatura de médio porte relacionado com a zebra de planície. Nativos do sul da África esses mamíferos habitavam a terra há mais de 200 milhões de anos! Devido aos seus hábitos em zonas agrícolas a partir do século 1883 os quagas acabaram sendo alvos de caças indiscriminadas para o consumo humano, sendo extintos ainda no século XIX. É impressionante como ações humanas como necessidade básica de alimentação acabaram determinando o destino das quagas.

Continue lendo o artigo na página seguinte e conheça maiores detalhes sobre as demais espécies… Não perca!

8. Moa gigante

Esse animal extraordinário viveu há um pouco mais de 700 anos atrás na região da Nova Zelândia. A moa era uma ave gigantesca que podia atingir 4 metros de altura e pesar até 230 kg! Apesar do seu incrível tamanho a estrutura esquelética desse animal era bastante interessante, as vértebras sugerem que as moas passavam bastante tempo com os pescoços apontados para frente, o que fazia produzir barulhos característicos. Tradicionalmente caçadas acabaram sendo extintas por volta de 1300 anos d.C, onde mais de 170 mil animais da espécie foram mortos.

9. Vaca marinha de Steller

Popularmente conhecida como dugongo-de-steller, a Vaca marinha de steller (Hydrodamalis gigas) possuía uma certa semelhança com os peixes-bois e tinha hábitos herbívoros. Quanto ao tamanho, a vaca podia chegar até 9 metros de comprimento! Descoberta em 1741 pelo naturalista alemão Georg Steller, esse animal acabou sendo extinto 1768 devido a recorrente caça para retirar sua pele, gordura e leite. Infelizmente, as ações humanas acabaram traçando o destino final dessa e de tantas outras espécies.

Gostou deste artigo?Se sim, compartilhe com seus amigos e não esqueça de curtir nossa página no Facebook!
Fonte: Giphy/Twitter

1198
7 coisas que você jamais deve dizer por mensagem de texto
7 coisas que você jamais deve dizer por mensagem de texto
É verdade que as mensagens de texto nos fazem mais honestos? Será que há coisas que são mais fáceis de dizer desta maneira? De acordo com pesquisadores da Universidade de Michigan, é muito mais fácil que as pessoas revelem assuntos particulares...
O que você acha?! Juntar-se à conversa
Thiago Martins
Thiago Martins 20/09/17 06:06
Caracaaaa... Eh a Narceja!!!!!!!! O.o
Bruno Berndsen
Bruno Berndsen 20/09/17 06:06
Karine Roberta Bamberg Schneider
Rafael Souza
Rafael Souza 20/09/17 06:06
Só 9 ?? Como assim é os outro milhares que sumiram
Izabel Brandão
Izabel Brandão 20/09/17 06:06
Olha isso William Roberto Nava, se cruzassemos com os dinos na linha tempo, eles não sobreviveriam
Gigi Bertoni Balaio
Gigi Bertoni Balaio 20/09/17 06:06
Os seres humanos poderiam ser a próxima raça a ser extinta.
Néude Côrtes
Néude Côrtes 20/09/17 06:06
Raça humana a maior praga do planeta terra, pergunto pra que servimos?
Nelson Domingosrafagnin
Nelson Domingosrafagnin 19/09/17 06:06
É oq é q o ser humano nao acaba
Raimundo Bob
Raimundo Bob 19/09/17 06:06
isso nao e novidade ele acaba com ala mesmo
Jean Pierre
Jean Pierre 19/09/17 06:06
por isso que eu quero um meteoro de novo aqui
Oäfäea Äüæ
Oäfäea Äüæ 19/09/17 06:06
ate os dinossauros foram extintos pelo homem, so nao tenho como provar
Macia Magaly
Macia Magaly 18/09/17 06:05
Humanidade será extinta por causa dos seres "humanos"! portanto...
Kennedy Alexandre
Kennedy Alexandre 18/09/17 06:05
Gleyson Santtos ta ai oh
Gleyson Santtos
Gleyson Santtos 18/09/17 06:05
deve se bem loco corre em cima desse bixo
Gleyson Santtos
Gleyson Santtos 18/09/17 06:05
chama no whats 88 99491339
Gleyson Santtos
Gleyson Santtos 18/09/17 06:05
deve se bem loco corre em cima desse bixo
Gleyson Santtos
Gleyson Santtos 18/09/17 06:05
chama no whats 88 99491339
Vanessa Almeida
Vanessa Almeida 18/09/17 06:05
Tô esperando é pela extinção dos humanos
Vanessa Almeida
Vanessa Almeida 18/09/17 06:05
O próximo vai ser as abelhas, aí fodeu
Wallem Fellipe
Wallem Fellipe 18/09/17 06:05
Muito triste em saber. Tudo por conta da ambição.
Alberto Magno Santos
Alberto Magno Santos 18/09/17 06:05
Esse bicho devia ser uma delícia !!
Wanderson Silva
Wanderson Silva 18/09/17 06:05
Que site bosta da porra!A propaganda é tanta que nem dá pra ver o artigo direito!
Hanrry Oliveira
Hanrry Oliveira 18/09/17 06:05
Narceja!!! Ela existe! um Narcejão kkkkk