Incrível!Controverso

Publicado 2017-09-19
190 Comentário

Socotra: a ilha pré-histórica mais estranha do planeta

Alguma vez você viajou para um lugar tão exótico que sentiu como se estivesse em outro planeta? Ou já viu algum lugar muito diferente e bonito nas páginas de uma revista ou em cenas de um filme? Bom, o que te mostraremos ao longo do artigo de hoje é um exemplo de um lugar assim. O arquipélago de Socotra, situado ao noroeste do Oceano Índico, perto do Golfo de Adén, tem mais ou menos 250 quilômetros de extensão e compreende um total de quatro ilhas e duas ilhaizinhas rochosas que aparecem como uma prolongação do Chifre da África. Este local está catalogado com importância universal devido, sobretudo, à sua biodiversidade em fauna e flora, enormemente rica e variada.

37% das 835 espécies de plantas de Socotra, 90% de seus exemplares répteis e 95% dos caracóis terrestres, não podem ser encontrados em nenhuma outra parte do mundo, o que faz com que este lugar seja muito mais singular. Ainda hospeda populações de aves terrestres e marinhas de importância mundial (192 espécies distintas de aves, 44 das quais se reproduzem nas mesmas ilhas e 85 são imigrantes regulares), incluindo algumas em risco de extinção.

Se quer conhecer outro detalhes interessantes continue lendo na página seguinte.

A vida marinha de Socotra também é muito diversa, com ao menos 253 espécies de corais pertencentes aos arrecifes, 730 de peixes costeiros, e 300 caranguejos, lagostas e camarões. É por isto que, por ser uma das ilhas mais ricas em biodiversidade do mundo, tem sido denominada como “Galápagos do Oceano Índico”. As árvores e plantas da ilha têm evoluído para se adaptar ao seu clima hostil, contando alguns com mais de 20 milhões de anos de antiguidade, de acordo aos especialistas biólogos.

Somente Havaí, Nova Caledonia e as ilhas Galápagos têm mais espécies endêmicas, segundo as investigações de campo botânicas dirigidas pelo Centro de Plantas do Oriente Médio. Socotra tem um deserto tropical e um clima semidesértico com uma temperatura média de 25ºC e praticamente não tem chuva. A ilha é um dos lugares mais remotos da terra de origem continental, e já fez parte do supercontinente de Gondwana, que se separou na Era Mesozóica. Não restam dúvidas de que este lugar colocará os cabelos em pé a todos que estejam procurando sair de sua zona de conforto.

Saiba de outras características desse lugar incrível na página seguinte!

A distinta árvore sangue de dragão (Dracaena Cinnabari), com sua densa copa em forma de guarda-chuva, foi utilizada para magia e em rituais medievais, já que sua resina vermelha de cor sangue podia ser utilizada para uma grande variedade de remédios e corantes, enquanto que uma espécie de rosa do deserto tem um tronco bulboso bastante interessante. As pessoas que viveram na ilha durante dito período também utilizavam óleos medicinais e fabricavam cosméticos. Apelidado comumente como “o lugar mais estranho do planeta” tem uns 40.000 habitantes, mesmo que as primeiras estradas tenham sido construídas só em 2011.

Tem três terrenos geográficos distintos, estreitas planícies costeiras, um planalto de pedra de calcário e algumas montanhas que se elevam até os 1.500 metros de altitude, sendo declarada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. A ilha é parte da República de Yemen, mas existe um debate a respeito de como recebeu tal nome, algumas pessoas dizem que provém de uma palavra do idioma sânscrito que significa “ilha feliz”. No entanto, também pode ter vindo do árabe “sug” (mercado) e “gotra”, que se traduz como “gotejamento de incensos”.

Não perca os detalhes finais na última página.

Além de sua incrível flora, a ilha é o lar de uma imensidade de espécies de aves, muitas das quais são características deste lugar, como o estorninho, o pássaro sol, o verdilhão e o pássaro das asas douradas. Infelizmente, uma grande quantidade de exemplares endêmicos estão em perigo de extinção porque são caçados por outros predadores selvagens não nativos. Curiosamente, não há anfíbios que pertençam à ilha e só há um mamífero (o morcego), mas 90% dos répteis são endêmicos de Socotra, incluindo largatixas, lagartos sem patas e uma espécie de camaleão.

A ilha de Socotra se assemelha a um planeta alienígena porque tem uma coleção única de animais e plantas. Também é conhecida como “mundo perdido” devido ao fato de que os habitantes de muitos países jamais tenham ouvido falar do lugar e não são conscientes de suas maravilhas. Felizmente, os esforços para proteger a todas as criaturas, assim como sua distintiva cultura, estão sendo um êxito. Esta biodiversidade não só é importante para o bem-estar do planeta, como também por seus possíveis benefícios médicos para os humanos.

Se você gostou deste artigo, compartilhe-o com seus amigos e não deixe de curtir nossa página no Facebook!
Fonte: YouTube - 1

1865
O lado bom e o lado maléfico das pessoas nascidas em AGOSTO. Com qual você...
O lado bom e o lado maléfico das pessoas nascidas em AGOSTO. Com qual você se identifica?
Estamos acostumados de que nos contem as verdades sobre o nosso horóscopo unicamente com base no aspecto positivo da nossa vida. Mas hoje vamos te revelar não somente a parte boa, mas a parte ruim de cada subgrupo do mês de agosto. Pretendemos...
O que você acha?! Juntar-se à conversa
Luiz Roberto Figueiredo Cruz Roberto
Luiz Roberto Figueiredo Cruz Roberto 12/10/17 06:06
É praí que deveriam levar os políticos bandidos
Carlos Horvatich Beffa
Carlos Horvatich Beffa 11/10/17 06:06
Ilha "pré-histórica"... ué, pensava que tinha a mesma idade que todo o resto da terra... kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Denilson Vitorino Dias
Denilson Vitorino Dias 11/10/17 06:06
Sera que e a ilha do King Kong kkkkkkkkkkk
Moisés Lincoln Charteris Freitas Dos Santos
Moisés Lincoln Charteris Freitas Dos Santos 11/10/17 06:06
essa foto não é da ilha
Adriel Sartori
Adriel Sartori 11/10/17 06:06
Ilha pré histórica? O Temer vai levar o Brasil inteiro pra lá.
Kevyn Felipe
Kevyn Felipe 10/10/17 06:07
Pensei que estavam falando de Cuba
Jefferson Soares
Jefferson Soares 10/10/17 06:07
Sua página é legal, mas o site é pessimo.
Adriano Rebechi
Adriano Rebechi 10/10/17 06:07
Olha amor Solange Silva que loucura !!
Adriano Rebechi
Adriano Rebechi 10/10/17 06:07
Com você neguinha até o fim do mundo to indo.......
Adriano Rebechi
Adriano Rebechi 10/10/17 06:07
Com você neguinha até o fim do mundo to indo.......
Vinícius Costa
Vinícius Costa 10/10/17 06:07
10 milhões de anos. kkkkkkkkkkk\ como conseguem acreditar nessa conversa
Gabriel Pattison
Gabriel Pattison 10/10/17 06:07
Cadê essa ilha com uma ilha dentro de uma ilha, dentro de um sonho na matriz de um sonho dentro de outro sonho?
Renan Macerox
Renan Macerox 10/10/17 06:07
É cuba presa no tempo devido seus ditadores assassinos comunista q deixaram a ilha nos anos 70 a mais de 40 anos
Leticia Miranda
Leticia Miranda 10/10/17 06:07
estão lá as praias mais lindas que já vi !Meu sonho é ir lá. Pena que o Iêmen está em guerra
Michael François
Michael François 09/10/17 06:06
Penseique fosse cuba
Victor Kaizer
Victor Kaizer 09/10/17 06:06
Vamos Stéfani Coffler Volkartti?
Ricardo Meio Ambiente
Ricardo Meio Ambiente 09/10/17 06:06
Que merda, descobriram a ilha!
Alessandro Miranda
Alessandro Miranda 09/10/17 06:06
Eu vi isso dae. Eh mentira! Filme do kong!
Leonardo Souza
Leonardo Souza 09/10/17 06:06
oque é preciso pra esses burros colocar tudo numa pagina so
Alex Cavaglieri
Alex Cavaglieri 09/10/17 06:06
Nem percam Tempo lendo esta notícia é só propaganda
Leonardo Souza
Leonardo Souza 09/10/17 06:06
assunto legal mas nem vou ver tudo muita pagina