0 Comentário

A polêmica na Rússia e em outros países causada pela novela Escrava Isaura

Grande sucesso da televisão brasileira e obra de Bernardo Guimarães, a novela Escrava Isaura foi ao ar em 1976 pela Rede Globo. A trama se passava na época da luta abolicionista no Brasil, tratando sobre a vida complicada de Isaura, uma escrava branca (protagonizada pela atriz Lucélia Santos) e do seu senhor abusivo Lêoncio (protagonizado por Rubens de Falco), que se apaixonou por ela. O sucesso da trama não ficou somente no Brasil, já que ela foi vendida para 27 países no mundo todo, acumulando prêmios vindos de diversas partes do mundo.

Resumo da trama

Isaura é uma escrava branca orfã, que não sabe quem é seu pai e sabe somente que sua mãe era uma mulata e que trabalhava como mucama na fazenda onde vive. Isaura sempre foi protegida por Ester, sua senhora, que a educou com a mesma educação que uma senhora da corte receberia. O desenrolar da trama começa com a morte de Ester e a tomada de seu lugar por seu sucessor, Leôncio, filho dela. Leôncio é apaixonado por Isaura e por não ter seu amor correspondido, rouba a carta de alforria de Isaura (que foi deixada pela mãe de Leôncio) e passa a castigar Isaura que passa a ficar sob sua custódia.

Vamos falar também do elenco, adaptações e muito mais. Continue conosco na página seguinte!

Lucélia Santos e a novela

O convite para interpretar a protagonista da novela surgiu a partir do desempenho da atriz numa peça de teatro. Sua participação na novela lhe rendeu também participações em filmes posteriormente. Lucélia viajou o mundo por causa da trama e conta que a novela chegou até em Cuba. Certa vez, em Cuba, o racionamento de energia foi suspenso para que os telespectadores não perdessem um capítulo da Novela. Além da América, Lucélia visitou a Ásia e recebeu o prêmio “Águia de Ouro”, sendo votada por 300 milhões de pessoas! É importante destacar que foi a primeira vez que uma atriz estrangeira recebeu este prêmio. Na Rússia, uma polêmica aconteceu por causa da novela: a palavra ''Fazenda'' foi acrescentada ao dicionário russo. A trama foi e ainda é realmente um sucesso!

Mais de 40 anos de sucesso

Mesmo após mais de 40 anos da estréia da novela, Escrava Isaura ainda permanece como uma das melhores novelas no mundo todo. Em 2016, ela ocupava o quinto lugar no ranking de programas mais vendidos ao exterior pela Rede Globo, totalizando 104 países reproduzindo o conteúdo. E como anda a atriz Lucélia Santos? Lucélia tinha 19 anos ao participar da novela e hoje têm 60 anos de idade.

Na próxima página falamos sobre a vida da atriz atualmente e as adaptações da novela após a primeira. Confira!

A vida de Lucélia Santos hoje em dia

A atriz começou sua carreira aos 14 anos numa peça de teatro infantil, “Dom Chicote Mula Manca e seu fiel companheiro Zé Chupança” e depois entrou num intensivo de 2 anos em artes dramáticas. Tempo depois, foi a novela que a deixou conhecida e a partir de então ela participou de filmes de Jorge Amado como “Bonitinha, mas Ordinária” o que contribuiu para mudar a imagem de “namoradinha” do Brasil, com um lado mais adulto da atriz. Atualmente Lucélia têm 60 anos, seguindo com sua carreira de atriz nos palcos e seu último papel na TV foi como Débora, na minissérie Aline.

Adaptação de Escrava Isaura

Em 2004, a Rede Record de televisão também produziu uma versão da novela Escrava Isaura, que foi ao ar de 18 de Outubro de 2004 até o dia 29 de Abril de 2005 inicialmente. A duração da novela foi prorrogada com 27 capítulos adicionais. A novela excedeu a expectativa de ibope esperada pela emissora e as atuações foram elogiadas. Entretanto, recebeu críticas pelo texto dos atores e a escolha da atriz Bianca Rinaldi para viver Isaura na adaptação, pela semelhança com Lucélia Santos, que protagonizou a primeira versão da novela.

Continue lendo na página seguinte para saber como Bianca Rinaldi está atualmente.

Bianca Rinaldi, protagonista de "Escrava Isaura" (2004)

Bianca Rinaldi nasceu no ano de 1974, pouco antes da primeira versão de “Escrava Isaura” ir ao ar. Começou sua carreira na televisão na década de 90, com 16 anos, ao ser escolhida para integrar o time de “Paquitas” no programa da Xuxa. Em 1995 ela deixou o grupo para se tornar atriz de televisão e teatro de fato. Ela participou de novelas em diferentes emissoras como “Malhação” na emissora Rede Globo, “Pícara Sonhadora” na emissora SBT e “Escrava Isaura” na Rede Record.

Bianca Rinaldi atualmente…

A atriz foi aclamada pela crítica com seus papéis nas novelas “Pícara Sonhadora” e “Escrava Isaura” e trabalhou em novelas entre os anos de 1990 e 2014, além da sua participação em filmes e peças de teatro. Atualmente ela tem 42 anos e é casada com Eduardo Menga desde janeiro de 2002, com quem teve duas filhas, Beatriz e Sofia Menga. Bianca Rinaldi participou recentemente do programa “Dancing Brasil” exibido pela Rede Record e apresentado por Xuxa.

Você assistiu a primeira versão da Escrava Isaura? O que achou do impacto que a novela causou mundialmente? Se você gostou deste artigo, nos deixe um comentário e compartilhe este artigo com todos e curta a nossa página no Facebook!
Fonte: Twitter / Instagram

5
O que você acha?! Juntar-se à conversa

Jornalista da Record é colocado na geladeira por engravidar fiel da Universal