DicasVida Saudável

Publicado 2017-10-09
1 Comentário

6 dicas para cuidar da sua saúde enquanto você está sentado(a) trabalhando!

Quem de nós não trabalha em frente ao computador ou conhece alguém que fica por horas sentado trabalhando em frente a uma tela? Com a tendência das ocupações e postos de trabalho precisarem cada vez mais de um computador para realização das tarefas, bem como as pessoas em casa que usam um computador por bastante tempo, é importante que todos fiquem atentos quanto à postura e aos riscos que uma postura errada pode trazer à saúde.

6 dicas para cuidar da sua saúde enquanto você está sentado(a) trabalhando! 1

Cada vez mais, pessoas vão aos consultórios médicos reclamando de dores musculares e fadiga muscular. Será que o fato de pessoas ficarem sentadas por tanto tempo e essa procura são fatos correlatos? De acordo com médicos especializados em fadiga e dores nos músculos e articulações, a resposta é sim. Na maioria dos casos, cerca de 75%, a causa para essas dores é da postura incorreta quando as pessoas estão sentadas diante do computador e 25% dos casos, à falta de descanso.

Continue conosco para saber como melhorar e corrigir sua postura.

6 dicas para cuidar da sua saúde enquanto você está sentado(a) trabalhando! 2

Dor nas costas?

A profundidade do assento deve corresponder ao comprimento do seu quadril: se sua cadeira é muito grande, coloque uma almofada atrás da cintura, isso distribui uma parte da carga de peso. Caso contrário, você sempre deslizará para trás na cadeira, o que causará tensão e dor nas costas. A cadeira deve ter um encosto confortável, levemente curvado, para que as costas não tomem a forma de um ponto de interrogação (curvadas para frente). Ao se sentar corretamente, não se apresse em mudar sua postura se você não se sentir confortável. Deixe que os músculos se acostumem com a postura correta. Uma parte deles irá relaxar e a postura começará a parecer mais confortável, mas isso não acontecerá imediatamente, lembre que você está reeducando sua postura.

Dor nas costas?

Dor nas pernas?

Não cruze as pernas, isso piora a circulação sanguínea, obstrui seu fluxo normal e provoca sensações desagradáveis, como dormência e síndrome das pernas inquietas.
A primeira coisa a fazer é ajustar a cadeira. As pernas não devem estar suspensas no ar e a borda da cadeira não deve pressionar sob os joelhos. Coloque os pés no chão ou em um suporte especial para que suas pernas estejam dobradas em um ângulo um pouco acima de 90 °.

Gostando das dicas? Continue com a gente na página seguinte para saber mais.

Dor nas pernas?

Dor no pescoço?

Para evitar dor no pescoço é importante posicionar o monitor corretamente. Se ele estiver muito baixo em relação aos seus olhos, você terá que arquear suas costas um pouco ou deslizar para baixo na cadeira. Isso intensifica a carga nos discos da coluna e pode levar a hérnias e saliências. Sente-se na cadeira, feche os olhos e relaxe. Quando você abri-los, você verá a frente o ponto onde a tela deve estar posicionada. Se necessário, use um livro ou uma caixa sob o monitor para que ele esteja posicionado no nível dos olhos. A tela deve estar sempre à frente, nunca de lado, assim o peso no pescoço e nos olhos será mínimo possível.

Dor no pescoço?

Mãos cansadas

Quando você trabalha na frente do computador, suas mãos estão sempre tensas. Devido ao acúmulo de tensão e postura incorreta, pode haver uma dor surda e persistente, bem como mãos entorpecidas na parte da manhã. A posição dos ombros e dos antebraços estará correta se o teclado e o mouse estiverem localizados ao nível dos cotovelos. Os pulsos devem ser retos, não se apoiando nos lados. Os braços dobrados em um ângulo de 90 ° e os antebraços apoiados na mesa.

Você sente dores de cabeça ou se cansa rapidamente? Continue então para a próxima página para saber como mudar isso.

Mãos cansadas

Olhos cansados ou irritados?

Se você trabalha demais em frente ao computador, você pode ter a chamada “síndrome visual”: visão turva, secura nos olhos e vermelhidão. Consequentemente, dores de cabeça e irritação nos olhos. Ajuste a tela novamente: os médicos acreditam que a localização ideal do centro do monitor está no nível dos olhos, a uma distância de aproximadamente 50 cm do rosto. Reduza o brilho da tela: se o seu computador estiver ao lado da janela, mova-o ou feche a cortina. Ajuste o brilho, o contraste e o tamanho da letra para que fiquem confortáveis. É aconselhável usar lentes especiais que filtram uma parte do espectro de luz: portanto, seus olhos se desgastarão menos e você protegerá sua visão. Não se esqueça de fazer exercícios para os seus olhos. Toda hora, por 20 segundos, você pode olhar pela janela ou "escanear" o quarto com os olhos. Faça também alguns exercícios simples para os olhos, como piscar e fechá-los por alguns instantes.

Olhos cansados ou irritados?

Se sente cansado rapidamente?

Se você leva um estilo de vida sedentário e gosta de alimentos gordurosos e doces, as paredes dos vasos sanguíneos começam a acumular colesterol. As veias estão dilatadas e as válvulas vão diminuindo seu funcionamento. Surgem sensações desagradáveis como dores, cansaço nos pés e joelhos, inchaço dos pés e pressão alta. Os sintomas geralmente se manifestam à noite. Dedique um pouco de tempo fazendo algum exercício físico. Faça exercícios simples que não levam mais de 15 minutos. Tente andar mais ao invés de usar o carro ou o transporte público. E, acima de tudo, cuide de sua alimentação.

Se você gostou deste artigo, deixe um comentário em nossa página! Compartilhe com os seus amigos e com a sua família e não esqueça de curtir a nossa página no Facebook!
Fonte: Starstock / Twitter 1 / Unsplash

Se sente cansado rapidamente?
1
O que você acha?! Juntar-se à conversa

Os óculos mais estranhos da internet e que as pessoas usam de verdade
Carla Serpa Marques
Carla Serpa Marques 14/10/17 06:03
Rebeca Serpa Marques