Incrível!Dicas

Publicado 2017-10-11
2 Comentário

7 dicas simples para ficar acordado e ativo o dia todo

Aquele soninho depois do almoço atrapalha todos os dias, não é verdade? No mundo ideal, poderíamos dormir super bem à noite e passar o dia inteiro aproveitando nossa produtividade, mas a realidade é que basta uma ida noturna ao banheiro ou à geladeira, um trabalho da faculdade atrasado ou um episódio a mais da nossa série favorita antes de dormir que podemos passar o dia seguinte todo bocejando e piscando o tempo inteiro… Pois é, ficar acordado é um desafio que todos temos que enfrentar todos os dias e, às vezes, pensamos até em recorrer a estimulantes em geral. No artigo de hoje listamos 7 maneira de ficar acordado sem precisar recorrer a nenhum remédio. Confira!

1- Olhe para cores brilhantes

Você pode baixar um aplicativo no seu celular que mostre cores brilhantes e luminosas. Essas cores fazem seu cérebro se ativar e os receptores vão te manter alerta e acordado. Claro, você pode fazer isso também com aplicativos de tablets ou no computador acessando páginas da internet. Tome cuidado apenas para não usar essa técnica pouco antes de dormir porque ela não vai te impedir de pegar no sono, mas vai fazer com que tenha uma qualidade ruim e você pode acordar bem cansado(a) no dia seguinte.

Continue na próxima página para saber como usar comida para se manter acordado (sem abusar do açúcar!)

2- Coma proteínas leves e carboidratos complexos

Quando estamos cansados, o corpo começa a pedir carboidratos simples. A vontade de comer chocolate, chips, pães brancos e doces açucarados em geral aumenta muito e nos deixa até ansiosos para comer mais alguns pedaços. Apesar do pico de energia que dá ao ingerir esses alimentos, não é uma boa ideia recorrer a isso. O motivo é que, após o pico inicial, você deve se sentir mais cansado que antes e vai acabar precisando de doses maiores desses alimentos - esse é um dos motivos pelos quais dormir pouco engorda. Uma boa ideia é, em vez disso, recorrer a alimentos que vão estabilizar sua energia, como castanhas, amêndoas, iogurte desnatado, peixe, frango e vegetais em geral, como peras ou espinafre. Nesses casos, também não é uma boa ideia comer carnes vermelhas e derivados de leite integral porque a digestão vai gastar energia e seu cansaço vai aumentar.

3- Beba chá e café

Certos chás podem ser bastante estimulantes, ainda mais que o café. Chás preto, verde e branco são os mais conhecidos pela sua cafeína e ajudam a ficar acordado durante o dia. Contudo, não tome muito, o aconselhado é até 800 ml por dia, ou seja, 4 xícaras. Esses chás são famosos também por ajudar a emagrecer e a limpar o organismo, mas um dos motivos pelos quais isso ocorre é o fato de eles terem propriedades diuréticas, o que pode levar a uma leve desidratação. Também é aconselhado que se tome apenas até 5 horas antes de dormir, ou a qualidade do sono pode ficar comprometida.

Confira na página seguinte mais dicas que vão te manter desperto o dia todo!

4- Estimule seus sentidos

Estimular seus cinco sentidos é a maneira mais fácil e imediata de se manter acordado. Cada um dos seus sentidos mantém uma conexão diferente com seu cérebro, então praticar mais de uma das dicas vai ajudar. Para a visão, ligue quantas luzes você puder. Nosso cérebro entende que está de dia e é hora de ficar acordado. Se puder usar a luz do sol, ainda melhor. Apenas tome cuidado para não ficar no meio de luminosidade demais porque isso vai te fazer ter dor de cabeça e vai acabar piorando a situação. Para manter o paladar em alerta, o melhor é mascar um chiclete ou uma bala de menta. É bom porque eles não têm muitas calorias e se mantêm na boca por um tempo, o suficiente para ativar o sentido. No caso do olfato, é parecido. Evite sentir cheiros relaxantes, como lavanda, e opte por um óleo essencial de menta, por exemplo. Para a audição, é fácil: em vez de música clássica, ouça jazz, hip hop, rock...ritmos mais rápidos para você se manter acordado. Para o tato, não se dê beliscões. Opte por molhar o rosto com água fria, isso dói menos e é mais eficiente.

5- Dê uma caminhada ou faça algum outro exercício

Não vale levantar apenas para ir ao banheiro ou beber água, o ideal é passar uns 5 a 15 minutos andando mesmo. Caso não tenha espaço o suficiente, vale fazer pelo menos uns 5 minutos de polichinelo ou outro exercício que mexa principalmente os braços. O objetivo é aumentar o seu ritmo cardíaco e permitir que seu sangue flua melhor nos seus órgão, incluindo seu cérebro. Isso vai te fazer sentir mais alerta por mais tempo.

Saiba duas dicas importantes de como exercitar a mente para ficar desperto na última página.

6- Mantenha sua mente em alerta

A ideia não é levar um susto para se manter acordado porque o efeito vai ser semelhante ao dos doces: apenas um pico para ficar pior depois. Em vez disso, uma boa ideia é achar uma pessoa ou um grupo e manter uma conversa, de preferência, animada. Se você estiver em um ambiente onde não possa fazer isso, como na sala de aula, tente participar da aula, levantando a mão e fazendo perguntas. É comum ficarmos confusos com certos conceitos quando estamos cansados, então aproveite para perguntar sobre essas coisas. Se estiver no trabalho, tente aproveitar esse momento para tirar dúvidas ou conversar com um colega sobre assuntos relacionados às suas tarefas ou até outros mais animados, caso estejam em um horário de descanso. Caso essas coisas não funcionem, fique trocando tarefas. Escreva com caneta, use marcador de texto, levante para beber água, tire cópias, por exemplo.

7- Beba água

Se você está cansado sem ter privado de dormir direito nos dias anteriores, é possível que você esteja desidratado. Beba água! Ficar hidratado diminui a fadiga, melhora seu humor, o funcionamento do seu corpo e ainda faz você levantar mais vezes para ir ao banheiro e ficar desperto! Contudo, evite beber tudo de uma vez e vá bebendo aos pouquinhos. Vale também comer alimentos ricos em água, como melancia, por exemplo.

Se você gostou deste artigo, nos deixe um comentário! Compartilhe com os seus amigos e não esqueça de curtir a nossa página no Facebook!
Fontes:Twitter/Unsplash/Pixabay

3
6 tipos de publicações típicas de pessoas com baixa autoestima
6 tipos de publicações típicas de pessoas com baixa autoestima
O número de usuários das redes sociais continua crescendo: segundo informações do “Digital in 2017 Global Overview”, 2,789 bilhões de pessoas no mundo têm acesso a elas. Todos os que têm contas em portais semelhantes ao Facebook, Snapchat,...
O que você acha?! Juntar-se à conversa
Lívia Silva
Lívia Silva 15/10/17 06:03
Que que o D.O tá fazendo na capa?
Rafael Ferreira
Rafael Ferreira 15/10/17 06:03
3 coisas celular carregador e tomada