Incrível!DicasSaúde e Beleza

Publicado 2017-10-11
0 Comentário

7 maneiras para relaxar e combater a ansiedade de forma natural

Às vezes, muitas coisas estão acontecendo na nossa vida e tiram nosso sono, como estar perto de uma prova, apresentação ou acontecimento importante na família. Pode ser também que a ansiedade seja uma característica própria da pessoa e ela acaba sendo tomada por uma impossibilidade de relaxar e descansar a mente, o que leva a uma bola de neve sem solução. Quando a situação se agrava, as pessoas podem acabar recorrendo a meios químicos para melhorar, mas a verdade é que ninguém precisa de remédios ou de álcool para relaxar e combater a ansiedade (a não ser que seja uma situação psiquiátrica, lógico. Nesse caso, procure um médico). No artigo de hoje separamos 7 dicas em curto, médio e longo prazos para facilitar que você encontre aquele momento de relaxamento. Confira!

1. Curto prazo: Feche os olhos e conte de 100 a 1 enquanto faz massagem nas mãos

Você pode fazer essa contagem regressiva ou falar o alfabeto de Z a A. O importante é ter uma atividade clara e que exija certo esforço para realizar, mas que seja simples e mantenha sua concentração. Além disso, massagear as próprias mãos nos faz sentir carinho, o que ajuda o nosso corpo a se sentir protegido após um tempo. Funciona mais ou menos como uma meditação, mas é especialmente útil porque você não precisa estar treinado para fazer isso.

Veja mais dicas de relaxamento imediato na próxima página.

2. Curto prazo: Ouça ASMR

A sigla significa Autonomous Sensory Meridian Response (Resposta Autônoma do Meridiano Sensorial, tradução livre). Pode parecer complicado, mas isso significa estimular o relaxamento dos nervos por meio de sons. Vários canais no YouTube são dedicados especificamente para esse estilo de vídeo e todos pedem que a pessoa use fones de ouvido para melhorar a experiência. Para fazer os estímulos, os vídeos são de pessoas sussurrando e falando com uma voz macia, batendo em objetos que façam sons ou têm roteiros que levam aos sons, como estar em um avião, passar maquiagem ou massagens, por exemplo. Separamos 3 canais para você testar: Sweet Carol, Gaúcha ASMR, os mais populares do Brasil, e Gentle Whispering ASMR, o mais famoso do mundo.

3. Curto prazo: Respire e faça um alongamento

Essa pode parecer uma dica meio manjada, mas é impressionante a quantidade de gente que não pensa em simplesmente levantar, respirar e se alongar porque sempre querem algo que pareça mais efetivo. A dica aqui é: antes de procurar outra solução, respire por 2 minutos prestando atenção à maneira como você está expirando e estique os braços e as costas. Para ajudar, coloque o site Do Nothing for 2 minutes (citado anteriormente neste artigo). Ele consiste em um joguinho com um som relaxante ao fundo. Se mexer o mouse, perde. Simples, não?

Confira as dicas de médio prazo na próxima página.

4. Médio prazo: Organize-se

Quando vamos fazer uma tarefa, como estudar ou fazer uma apresentação, já percebeu que sentimos uma vontade enorme de arrumar as coisas? Nada melhor do que uma prova chegando para arrumar o quarto, não é mesmo? Isso acontece porque nosso cérebro quer sentir que está tudo no lugar para começar a fazer as tarefas. Por isso, aproveite o tempo livre para separar para doação as coisas que você não usa mais, limpar os arquivos do computador e resolver aquelas pendências que te incomodam há meses, como pendurar o quadro ou costurar um botão. Dessa maneira, as pequenas ansiedades que você nutre diariamente sem nem notar vão acabando e isso vai te dar mais liberdade mental e vai facilitar na hora de resolver problemas inesperados ou aquela tarefa protelada que já está atingindo o prazo final.

5. Médio prazo: Faça exercícios

Fazer exercícios é algo que dá resultado logo nas primeiras semanas. Pode ser praticar caminhada, mas correr ou nadar, por exemplo, dão resultados melhores. O ideal é praticar algum exercício com essa intensidade ou outro que esteja ligado a algo que você goste, como yoga, dança ou luta, por exemplo. Isso ajuda porque, para começo de conversa, ficamos mais cansados, dormimos melhor e ficamos mais relaxados durante o dia seguinte. Além disso, o oxigênio chega com mais facilidade aos órgão dos nossos corpos e isso nos ajuda a ficar acordados e relaxar nas horas certas. Apenas evite praticar essas atividades algumas horas antes de dormir para não atrapalhar a qualidade do sono e piorar a situação.

Confira na página seguinte mais dicas importantes para relaxar!

6. Longo prazo: Pratique sua espiritualidade

Essa dica serve tanto para quem tem uma religião quanto para quem não tem. Para quem tem, não importa qual seja, o importante é praticar. Não apenas durante os eventos obrigatórios, como missas e cultos, mas começar o dia orando ou fazer uma prece em um momento de estresse, por exemplo, ajuda a se libertar um pouco dos problemas e é um acalento em que se pode apegar. Caso você não tenha religião, não tem problema. Nessa circunstância o idela é praticar a meditação. Não precisa ser uma ligada a dogmas, pode-se começar apenas com 3 minutos matinais de se sentar ereto e prestar atenção à respiração, por exemplo, e ir aumentando o tempo aos poucos. Pode parecer pouco, mas com o tempo isso faz com que a pessoa se desapegue de coisas banais e dê atenção ao que realmente importa e a faz feliz.

7. Longo prazo: Mantenha um diário

Não precisa ser algo constante. Esse diário serve para desabafar nos momentos de estresse. A ideia é colocar para fora todos os sentimentos negativos e tudo o que está causando sua ansiedade todas as vezes que você estiver se sentindo assim. Ele não apenas vai melhorar instantaneamente a situação, mas também vai ajudar a colocar as ideias no lugar e, depois de algum tempo, vai ser mais fácil você olhar para trás e ver o que mais tem te incomodado ao longo do tempo e combater causas do estresse com mais precisão.

Se você gostou deste artigo, nos deixe um comentário! Compartilhe com os seus amigos e não esqueça de curtir a nossa página no Facebook!
Fontes:Twitter/Unsplash/Pixabay

18
O lado bom e o lado maléfico das pessoas nascidas em SETEMBRO. Com qual você...
O lado bom e o lado maléfico das pessoas nascidas em SETEMBRO. Com qual você se identifica?
Como você pode perceber, as pessoas nascidas em Setembro possuem qualidades e habilidades que as destacam dos demais. Dentre tantas, essas pessoas são capazes de perceber o conjunto de talentos com os quais nasceram. Estamos falando de...
O que você acha?! Juntar-se à conversa