Incrível!Dicas

Publicado 2017-10-16
0 Comentário

Pessoas inteligentes NUNCA escolhem seus assentos aleatoriamente

O lugar dos assentos pode mostrar como uma pessoa pensa de forma diferente, aborda as pessoas e gosta de tomar decisões de forma diferente, o que mostra como cada mente humana é única à sua maneira. Seja em uma sala de aula, cinema, avião ou em um auditório, todo mundo já precisou escolher onde gostaria de se sentar, não é? No artigo de hoje vamos explorar o mundo interior e mostrar como o cérebro funciona de acordo com o local que você escolhe para sentar, observando sua personalidade e te dando dicas para se dar bem em diferentes situações do dia a dia. Confira!

Escolha com sabedoria quando estiver no trabalho

Normalmente, se estamos sentados com um familiar ou alguém que amamos, nos sentamos frente a frente. Isto significa que ali há pessoas se amam ou que podem viver em condições harmoniosas. Por outro lado, o modo de se sentar com o chefe é diferente, pois podemos nos comportar de duas maneiras distintas: 1. querer ficar dentro de certos limites que são encorajados no local de trabalho (lado a lado) ou 2. querer demonstrar respeito para com a outra pessoa (frente a frente). A cooperação é necessária no trabalho, mas entrar no espaço pessoal do outro pode não ser muito bem visto. Existem algumas maneiras interessantes pelas quais você pode se guiar para decidir onde você deve se sentar quando está no trabalho. Dê uma distância maior e você não enfrentará problemas.

Vamos descobrir o que está por trás do processo de tomada de decisão de uma pessoa.

Pessoas que sentam à direita

Ser o “braço direito” pode fazer você se destacar no meio dos demais e quando se trata de um local para sentar, a situação é a mesma. Escolher o lado direito para se sentar faz com que você assuma uma posição de poder. Isso está relacionado principalmente com o fato da maioria das pessoas ter o lado direito como seu lado dominante, portanto, o indivíduo destro pode parecer mais confiável e mais fácil de se conectar com outras pessoas pelo sentimento de familiaridade. Ao mesmo tempo que você se torna poderoso(a), parece também ser mais acessível e confiável.

Pessoas que se sentam próximo à parede

Sentar-se com as costas contra uma parede sólida ao invés de uma porta é o seu local favorito? Se sim, saiba que a pessoa que está sentada confortavelmente contra uma parede escolhem este local porque não vai precisar se preocupar com o que as pessoas estariam fazendo se estivessem atrás delas. Assim, sentar-se com as costas voltadas para a parede é uma ótima posição para um bom observador, onde se pode ver confortavelmente tudo que está acontecendo à sua frente sem que nada atrapalhe.

Se você geralmente comanda uma conversa, saiba como deve escolher seu lugar na página seguinte.

Pessoas que se sentam na frente

Se você está liderando uma equipe, ou tentando ser promovido, você precisa de uma posição de poder ante seus colegas. Seu lugar deve enviar a mensagem de que você parece confiante, com a cabeça totalmente no jogo. Sentar-se na cabeceira da mesa ou na frente vai transmitir automaticamente o sentimento de liderança e controle. Pessoas que escolhem este local para sentar conduzem muito bem qualquer conversa, administram e tomam conta da situação. É do instinto humano acreditar que quem está situado no centro é o responsável e essa pode ser a solução caso as as pessoas não estejam levando suas opiniões a sério.

Pessoas que se sentam próximo à porta

Você deve tomar cuidado se tiver todas as características de liderança e confiança, mas estiver sentado(a) próximo da porta. Quando as pessoas entrarem na sala, a atenção sobre você pode ser desviada. Portanto, se você for ou quiser ser um chefe ou um gerente, fique longe da porta e escolha um local que seja mais próximo possível do centro.

Saiba porque o assento do meio pode também significar que você toma as rédeas da situação.

Pessoas que se sentam no meio

Saiba que se sentar no meio é a segunda melhor posição para um líder, pois você, apesar de estar mais misturado, ainda possui uma posição neutra em relação aos outros. O meio permite que você conduza conversas e também as domine, orientando os outros ao longo dos assuntos que você deseja discutir. Você está lá como um elemento de ligação, que irá incorporar idéias e chegar a uma excelente apresentação. Líderes que estão sentados no meio, tendem a fazer perguntas importantes, se certificando de que a discussão se mova na direção certa. Tendo seus colegas de trabalho em ambos os lados, mantém você em uma posição segura, fazendo com que você exale confiança (pois têm pessoas ao seu lado que te apoiam) e faz com que você se sinta protegido(a) com este assento na mesa.

DICA: O que fazer se você é um palestrante?

As pessoas que organizam eventos ou palestras muitas vezes não têm uma ideia clara de como as pessoas devem estar sentadas para que possa influenciar os outros efetivamente e gerenciar seu público. Alguns exemplos de eventos desse tipo são uma sala de aula, uma apresentação importante ou palestra. O arranjo dos assentos desempenha um papel importante sobre como um evento acontece. Seja inteligente e use as dicas a seguir para liderar sua apresentação. Use uma mesa redonda ou quadrada para sua reunião/palestra importante. Tente escolher entre mesas desse tipo para melhor engajar seu público. Uma vez que as dimensões são iguais e não há “cabeceira” de mesa, é mais fácil porque todos participam igualmente da conversa. Se você puder escolher as mesas, prefira as redondas do que as quadradas ou retangulares. Uma mesa redonda faz com que você se sinta mais seguro(a), pois você pode ver todos na mesa, dando a sensação de controle da situação.

Continue na página seguinte para saber dicas importantes para ter a atenção ao seu favor.

Numa mesa comprida, as pessoas são posicionadas umas contra as outras e estão propensas a se envolverem em conflitos e argumentos, o que pode prejudicar sua reunião. Isso promove hostilidade e oposição entre os membros da equipe. Evite fazer com que as pessoas se sentem em fileiras. Pode ser efetivo nas escolas tradicionais, mas não é uma maneira eficaz para que todos possam interagir facilmente. Muitas pessoas organizam mesas de forma circular para promover um ambiente saudável, transmitindo um senso de segurança que promove diálogos pacíficos e igualitários.

As fileiras promovem uma hierarquia de atenção, já que as pessoas que estão localizadas na parte de trás têm que competir por atenção e, muitas vezes, estão isoladas do que acontece no restante do ambiente. As pessoas que são mais interessadas tendem a se sentar nas fileiras da frente para evitar distrações e terem uma melhor visão do que acontece. Porém, quando se trata de um debate, tanto as pessoas que se sentam na frente quanto as que se sentam ao fundo se sentirão afastadas. Se você precisa que as pessoas discutam entre si, divida-os em grupos menores e em círculos para que eles possam conversar de maneira efetiva, pois todos serão induzidos a interagir uns com os outros e ninguém se sentirá isolado ou encurralado.

Agora, com esta informação muito importante você pode atingir seus objetivos de maneira muito mais eficaz. Você notará uma diferença significativa na atmosfera das reuniões em que participa e terá mais confiança e carisma com seus colegas de trabalho, o que pode abrir caminho para várias oportunidades. Alguém sentado no lado direito pode parecer mais confiável, aqueles na cabeceira podem ter características de liderança e os que estão no meio podem conduzir a conversa. Sabendo disso, agora, você não só conhece estes segredos como também pode usá-los a seu favor!

Se você gostou deste artigo, deixe um comentário em nossa página! Compartilhe com os seus amigos e não esqueça de curtir a nossa página no Facebook!
Fonte: Unsplash /Starstock / Instagram

4
Projeto Montauk: um dos projetos secretos que inspiraram a série “Stranger Things”
O que você acha?! Juntar-se à conversa