Incrível!PolêmicoAnimais

Publicado 2017-10-25
6 Comentário

O verme causador do ''efeito zumbi'': um verdadeiro mestre do controle da mente

Quando alguém diz a palavra "zumbi", as chances são de que você esteja pensando em algo do clipe "Thriller" de Michael Jackson ou na série “The Walking Dead”. O conceito de zumbis que temos atualmente deriva das crenças de voodoo, embora, em sua maior parte, esses mortos-vivos sejam considerados inteiramente ficção. No entanto, você pode mudar de idéia quando encontrar um dos zumbis de verdade que se encontra na nossa natureza.. são os caracóis zumbis, para sermos mais precisos.

O verme causador do ''efeito zumbi'': um verdadeiro mestre do controle da mente 1

Ainda que você não seja do tipo de pessoa que está se preparando para o apocalipse zumbi, é bom estar ciente da existência dessas criaturas. Além disso, não dá para perder a oportunidade de falar disso no Halloween. Os caracóis zumbis começam a vida como moluscos comuns até que recebem a visita de um convidado indesejável, que “os transforma” em zumbis, literalmente. Estes caracóis são na verdade muito piores do que os zumbis da ficção...

Bizarro, não é? Continue lendo este artigo na página seguinte para saber mais.

O verme causador do ''efeito zumbi'': um verdadeiro mestre do controle da mente 2

Se você já viu um caracol antes, provavelmente está pensando que esse da foto parece um pouco diferente dos demais que você já viu na vida. Isso é porque ele realmente é diferente. Infelizmente esse pobre caracol foi infectado por um verme parasita chamado Leucochloridium paradoxum. Quando o caracol se alimenta das fezes de uma ave que carrega esse parasita, ele se instala no caracol, passa a controlar o seu cérebro e corpo. Esse verme maligno é perfeitamente adaptado para assumir o corpo de um caracol e se comportar como um verdadeiro zumbi.

Ele mira especificamente nos pedúnculos ópticos dos pobres caracóis. Como você pode notar com seus próprios olhos, os pedúnculos ópticos do caracol da foto estão um pouco mais volumosos do que o normal. Esses pequenos vermes se instalam até causar a morte dos indefesos caracóis infectados.

Este verme kamikaze controla o caracol para que ele seja exposto à mais predadores. Por quê? Continue lendo para saber!

Uma vez que entram no corpo, eles assumem os olhos do caracol e imitam os movimentos de uma lagarta para chamar a atenção dos predadores. Enquanto um caracol normal passaria sua vida tentando evitar predadores, um caracol zumbi não pode mais pensar por si mesmo e se expõe à morte. Ao invés disso, o parasita garante que o comportamento do caracol zumbi o deixe vulnerável, se tornando uma refeição/presa fácil para seus predadores, por causa da sua alta visibilidade. Ao tomar conta dos caracóis, os vermes controlam o caracol para que ele suba até os pontos mais altos das plantas e se torne visível para aves que se alimentam deles, por exemplo.

Dito isto, a aquisição do verme por parte do caracol é apenas o início da invasão desta criatura maligna. O ciclo começa quando um caracol acidentalmente ingere os ovos dos vermes que se enraízam dentro do fígado do caracol e se desenvolve em um tecido branco. A partir disso, o verme cresce dentro do caracol e, aos poucos, esgota sua capacidade de reter nutrientes (que o verme absorve através da pele), bem como qualquer habilidade para se reproduzir.

Depois da invasão, ele manipula o caracol para continuar seu ciclo de reprodução. Confira o final do artigo na página seguinte.

A energia que teria sido gasta na produção de esperma e ovos é retida pelo verme, que depende disso para continuar seu ciclo de vida. Como dissemos na página anterior, esses vermes se movimentam dentro dos olhos dos caracóis zumbis como se fossem lagartas na esperança de chamar a atenção de um pássaro, que irá ingerir o caracol e consequentemente, o verme contido nele. Por que um verme iria querer ser comido? Porque seu ciclo reprodutivo depende do ácido dentro do estômago do pássaro.

Em outras palavras, esses vermes são tão especializados que seus ovos são liberados e espalhados pelas fezes do pássaro. As fezes do pássaro são eventualmente comidas por outro caracol, que comerá um ovo e também sucumbirá aos poderes indutores de zumbis do verme. Rendido, um caracol zumbi é um pouco menos assustador do que um zumbi "real", mas apenas mostra o quanto a natureza pode ser realmente louca.

Se você gostou deste artigo, deixe um comentário em nossa página! Compartilhe com os seus amigos e com a sua família e não esqueça de seguir o nosso perfil no Instagram!
Imagens: Giphy / Unsplash / Starstock / Twitter / Youtube

27
O que você acha?! Juntar-se à conversa

Como surgiu o Halloween e o que ele significa
Ana Clara Alves
Ana Clara Alves 29/10/17 07:03
Nem terminei d ler d tanto nojo
Syuk Scalook
Syuk Scalook 28/10/17 06:03
creeeeeedo, kkk Malkye Sys corror olha a matéria
Ander Beowulf Cotta
Ander Beowulf Cotta 28/10/17 06:03
é o Lula caracol.... e não molusco!
Antonio Guerreiro de Faria
Antonio Guerreiro de Faria 28/10/17 06:03
Meu Deus , quanta besteira...
Willian Henrique
Willian Henrique 28/10/17 06:03
Emoção ao ser o primeiro a comentar kk
Angela Antunes
Angela Antunes 28/10/17 06:03
Aff ainda parei pra ler isso