Incrível!DicasTestes

Publicado 2017-10-27
0 Comentário

Como analisar a personalidade a partir da escrita

A escrita e a personalidade

Com o uso de teclados e smartphones, é cada vez menos frequente que as pessoas escrevam à mão após o período escolar ou a faculdade. Ainda assim, isso não muda o quanto a grafia revela sobre alguém. É tanto que, nos Estados Unidos, essa análise é legalmente usada para identificar as pessoas e é uma das maneiras usadas para entender distúrbios mentais de criminosos, como a psicopatia ou a sociopatia, por exemplo. A grafia das pessoas muda ao longo da vida e, olhando isso, é possível ver como a pessoa cresceu e que traços ela adquiriu ou perdeu, sem precisar necessariamente ler o que está escrito. No artigo de hoje você pode analisar a sua própria caligrafia ou a de outra pessoa. Confira!

A escrita e a personalidade

Antes de começar

É interessante que seja algo escrito sem pretensão de ser analisado para ter mais precisão e para que a grafia não seja alterada, mesmo que sem querer. O ideal é a amostra estar escrita em um papel branco sem linhas. O assunto que está escrito não é tão importante, mas é necessário que tenha sido escrito pensando em um tópico de que se tenha controle, como o que acha de alguma música ou como foi o dia. O ideal é a amostra ter pelo menos um parágrafo e terminar com uma assinatura.

Na página seguinte veja por onde começar a análise.

Antes de começar

A inclinação da letra: social

A inclinação da letra é uma boa maneira para começar. É necessário olhar para que lado o topo das letras inclinam. Esse aspecto entrega informações sobre a sociabilidade da pessoa. Quanto maior a inclinação, mais forte a personalidade tende para esse lado. Em inclinações para a direita, como no exemplo da imagem abaixo, a pessoa tende a ser mais extrovertida e tem mais facilidades no lado social. No caso de inclinações para o lado esquerdo, é o contrário: a pessoa é mais tímida ou está em um período em que prefere não tem muito contato com outras pessoas. Se a letra é reta, significa maior independência social. Nesse caso, quanto mais puxada para cima é a letra, maior esse traço na pessoa.

A inclinação da letra: social

Conexão das letras: como tomar decisões

A conexão das letras (ou a falta dela) é mais perceptível em escritas cursivas, mas é possível interpretar também em menor graus em letras de forma. Essa conexão mostra como a pessoa guia seus pensamentos e toma suas decisões. Se as letras estão completamente conectadas, como no breve exemplo, significa que a pessoa é mais racional e usa a lógica no dia a dia. No caso de poucas ou nenhuma letra conectada, que dizer que a pessoa não pensa de maneira prática. Quando é mais balanceado e algumas estão conectadas e outras não, é uma pessoa mais imaginativa que confia em sua intuição.

Veja os significados de outros aspectos da escrita na página seguinte.

Conexão das letras: como tomar decisões

O trajeto da linha: estado emocional

É por causa desse aspecto que a amostra da escrita deve estar em um papel sem linhas. Isso porque a maneira como a linha fica na página releva o humor ou a disposição da pessoa no momento em que ela estava escrevendo. A ideia é comparar o início ao fim da linha para reparar se ela está mais alta, mais baixa ou igual. No caso do pequeno exemplo abaixo, vemos que a linha está reta, o que significa uma pessoa que tem um bom auto-controle no momento e com um estado emocional confiável. Se a linha for para baixo, a pessoa pode estar preocupada com algo, cansada, triste ou com falta de confiança em si mesma. No caminho contrário, a linha que segue para cima demonstra otimismo, energia e confiança.

O trajeto da linha: estado emocional

Pressão: força física

Esse é o aspecto que parece mais literal dentre todos, mas não é bem assim. A pressão não necessariamente demonstra como a pessoa é, mas mais como ela se vê ou quer parecer frente às outras pessoas. Quando a folha de papel da amostra é a comum, esse aspecto é melhor visto quando você a vira e analisa o lado contrário. Quando a pessoa pressionou a caneta suavemente no papel, como na amostra abaixo, isso indica saúde ou força física fraca. Quando a escrita está mais dura e pode ser sentida do lado contrário, demonstra uma pessoa vigorosa e saudável.

Na página seguinte, veja mais aspectos que revelam a personalidade por meio da escrita.

Pressão: força física

Letra “i”

Como a pessoa escreve as letras “i” e “t” é um bom jeito de fazer uma análise dela. Para começar, vamos ver o pingo do “i”. Se ele estiver alto, significa que a pessoa se preocupa mais com detalhes que com o todo. Se estiver mais perto da letra, demonstra uma pessoa pouco generosa, que não gosta de compartilhar. Caso esteja exatamente acima da letra em uma altura média, ela gosta de precisão. Quando o pingo está mais à direita da letra, isso demonstra alguém que tende a agir rapidamente, seja essa ação racional ou não. No caso de um tracinho no lugar do pingo, é ansiedade. Se é um círculo no lugar do ponto, significa uma pessoa mais teimosa e espaçosa. Sem pingos, temos uma pessoa mais desleixada, com uma memória seletiva.

Letra “i”

Letra “t”

No caso da letra “t”, vamos analisar como ela está cortada. Se a linha for longa, isso mostra uma pessoa mais agressiva, enquanto a curta mostra alguém mais focado em ideias. Caso a linha seja grossa, isso demonstra alguém que quer estar no controle. Quando a linha é fina, a pessoa é mais fraca e tímida. Já conseguiu desvendar mais sobre alguém, né?

Se gostou deste artigo, nos deixe um comentário, compartilhe com todos e nos acompanhe também no Instagram!
Imagens: Pixabay / Unsplash

Letra “t”
24
O que você acha?! Juntar-se à conversa

Teste japonês simples afirma que a maneira como você desenha uma estrela revela sua personalidade