DicasVida Saudável

Publicado 2017-11-02
0 Comentário

Alimentos para controlar o apetite e entrar em forma mais rápido

Sensação de saciedade

Pensar no que se come é uma maneira inteligente e rápida para sermos mais saudáveis. Isso pode nos ajudar a combater a nossa fome constante, que é uma sensação desagradável e pode fazer com que tomemos decisões ruins para o corpo. Uma das maneiras de fazer isso é escolher alimentos naturais e nutritivos que nos deem o sentimento de saciedade por mais tempo para que comamos melhor e, além disso, entremos em forma mais rápido. Neste artigo, vamos falar sobre eles.

Sensação de saciedade

Termogênicos naturais

Alimentos termogênicos ajudam o corpo a consumir energia de forma mais rápida, acelerando o metabolismo. Além de agirem de maneira rápida para o emagrecimento, eles reduzem o apetite, dão mais energia para atividades físicas e ainda ajudam na definição da massa muscular. Além disso, são super fáceis de se achar e acrescentar ao cardápio.

Na página seguinte, veja quais alimentos são termogênicos e confira outros que servem para aumentar o sentimento de saciedade.

Termogênicos naturais

Exemplos de alimentos termogênicos

Algumas bebidas são bastante termogênicas e podem ser acrescentadas ao cardápio sem perigo de aumentar calorias, como, chá de cúrcuma, chá verde, chá de hibisco e café. Não é aconselhado que se tome muito por dia, mas até 4 xícaras não há problema (não de cada um, mas somando de todos). Outros que também podem se tornar alimentos de rotina são temperos fáceis de achar: a canela, o gengibre, a pimenta vermelha e o vinagre de maçã. Todos eles podem ser acrescentados à alimentação normal e já fazem uma grande diferença!

Exemplos de alimentos termogênicos

Grãos e fibras

Grãos e outros alimentos com fibras solúveis são grandes aliados do combate ao apetite. Eles podem ser acrescentados a todas as refeições e também melhoram o humor, o sono e a digestão. É bem provável que você já tenha alguns desses alimentos incluídos em sua dieta, mas sugerimos mais alguns para complementar sua nutrição.

Confira quais são na página seguinte.

Grãos e fibras

Exemplos de grãos e fibras

Legumes, grãos (aveia, linhaça, chia e gergelim), verduras (alface, agrião e couve), frutas com cascas e/ou bagaços, frutas secas, e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, fava, grão de bico e soja) são companheiros da saciedade. Além disso, contam com uma ótima variedade de vitaminas e outros nutrientes essenciais para nossa saúde e bem estar. Eles podem ser acrescentados ao café da manhã, lanches, almoço e jantar.

Exemplos de grãos e fibras

Gorduras insaturadas e proteínas magras

As oleaginosas e as leguminosas, citadas na categoria anterior também podem ser colocados nesta categoria. E, conjunto com outros alimentos, eles fazem com que a comida passe mais tempo sendo digerida no estômago antes de ir para o intestino, o que ajuda na sensação de saciedade. Além disso essas gorduras auxiliam no combate ao colesterol ruim.

Na página seguinte, veja quais são esses alimentos.

Gorduras insaturadas e proteínas magras

Exemplos de gorduras insaturadas e proteínas magras

Os alimentos com proteínas, que incluem as leguminosas, são o leite e derivados, carnes e ovos. No caso de carnes e de alimentos com laticínios, é interessante optar por versões mais magras, como peixe, frango, leite desnatado, queijos magros, como cottage, e iogurte natural. Para as gorduras insaturadas, vamos contar com as sementes oleaginosas, castanhas, abacate e azeite. Não é bom comer muito porque esses alimentos são calóricos, mas são ótimos aliados se ingeridos com moderação.

Exemplos de gorduras insaturadas e proteínas magras

Junto da comida

Além da boa alimentação, comer regularmente e mastigar bem os alimentos antes de engolir ajuda no controle do nosso apetite e é bastante saudável. Além disso, não é bom fazer dietas que restringem alguma classe alimentar porque precisamos de todas elas para termos uma nutrição completa. Quais desses alimentos você acredita que dão para acrescentar ao seu dia a dia?

Se gostou deste artigo, nos deixe um comentário, compartilhe com todos e nos acompanhe também no Instagram!
Fotos: Pixabay/Unsplash

Junto da comida
3
O que você acha?! Juntar-se à conversa

Alimentos que podem estar causando a sua dor de cabeça