17 Comentário

Revelamos a tragédia de Osíris, o deus dos mundos inferiores

Osíris é um dos deuses mais proeminentes do panteão egípcio antigo. Esta divindade tão popular foi um membro do Ennead (conhecido também como o Grande Ennead e o Ennead de Heliópolis), um grupo de nove divindades egípcias adoradas principalmente em Heliópolis, mas cuja influência se espalhou para o resto do Egito também. Osiris é mais conhecido por ser o deus do submundo, o “cargo” que lhe permitiu algo de extrema responsabilidade: julgar os mortos.

Seu domínio sobre os mortos pode ser comprovado pelo fato de que este deus é muitas vezes retratado como uma figura mumificada. Outras características da iconografia de Osíris apontam para os diferentes atributos deste antigo deus.

Vá para a página seguinte para continuar lendo mais curiosidades sobre Osíris.

Um filho dos deuses

O significado da palavra Osíris é derivado da antiga palavra da língua egípcia: "Wsir", que pode ser traduzida como "poderoso" ou "poderosa". De acordo com o mito da criação de Heliópolis, Atum foi o primeiro deus a ter existido como resultado da auto-criação. O deus, então, prontamente criou o deus Shu e a deusa Tefnut. A união dessas duas divindades resultou no nascimento de Geb e Nut. Finalmente, Geb e Nut deram origem a Osíris, Set, Ísis e Néftis.

Um filho dos deuses

Os egípcios antigos acreditavam que Osíris foi o primeiro governante do Egito, e que ele trouxe a civilização para a Terra. Conhecimento sobre agricultura, leis, instituições religiosas e cultura foram dadas ao povo do Egito pelo próprio deus. Seu reinado foi um tempo de prosperidade para os antigos egípcios, e todos ficaram satisfeitos, exceto o seu irmão Set, que estava com ciúmes e ressentido pelo sucesso de Osíris. Portanto, o irmão ciumento conspirou para se livrar de Osíris.

Se você se interessa pela história dos Egípcios, precisa saber sobre o que Set fez a Osíris, logo na página seguinte.

Briga de Irmãos

Set encomendou um belo caixão que só Osíris poderia caber, e depois ofereceu um banquete para diversos convidados. Durante a festa, Set anunciou que o caixão seria dado à pessoa que se encaixava perfeitamente nela. Um a um, os convidados de Set tentaram sua sorte, mas nenhum conseguiu se encaixar no caixão. Finalmente, Osíris entrou no caixão para ver se ele caberia. Aproveitando a oportunidade que armou, Set fechou o caixão e atirou o próprio irmão no rio Nilo. As águas do Nilo levaram o caixão para o mar, e finalmente parou próximo a uma árvore de tamarisco (planta nativa das regiões secas entre a Ásia e África) que crescia perto de Biblos, na Fenícia. Osiris permaneceu lá até morrer.

Eventualmente, Isis (sim, irmã e esposa de Osíris) conseguiu encontrar e recuperar o corpo de seu marido, e o trouxe de volta ao Egito. A deusa então procurou reviver Osíris, mas Set descobriu o plano de retorno de seu irmão e cortou seu corpo em diversas partes e espalhou-as por todo o Egito. Isis conseguiu recuperar todas as partes do corpo de Osíris, exceto seu órgão sexual, que tinha sido comido por um peixe. No entanto, de alguma forma Isis foi capaz de reviver seu marido, e o deus Hórus foi concebido durante este tempo. Ainda assim, incompleto, Osíris não poderia mais governar na terra dos vivos e, portanto, tornou-se o governante do Submundo.

A intriga dos egípcios poderia ser tema de novela... e a pele verde que Osíris tem? Saiba o motivo na página seguinte.

A ascensão de Osíris

Como o governante do Egito, Osíris é retratado com os símbolos da realeza, ou seja, a Coroa de Atef, que é uma combinação do Hedjet, a coroa do Alto Egito e uma pena de avestruz de cada lado, o gancho e o mangual, e a falsa barba. Como o governante do Submundo, o deus é retratado como sendo embrulhado do tórax para baixo em bandagens de múmia. Outra característica importante da iconografia de Osíris é a cor de sua pele, que varia entre verde e negra. A primeira é a cor do renascimento, enquanto a última simboliza a fertilidade do Vale do Nilo.

O culto de Osíris se espalhou por todo o Egito, e há muitos casos em que outros deuses foram absorvidos por ele. Em Memphis durante o Reino do Médio, por exemplo, Osiris fundiu-se com dois deuses locais, Ptah e Sokar, e tornou-se Ptah-Sokar-Osíris. Essa "habilidade" para assimilar outros deuses também permitiu que o culto à Osíris permanecesse vivo até chegar aos períodos helenístico e romano. Serapis, um deus helenístico criado por Ptolomeu I Soter, era uma combinação de Osíris e o touro sagrado de Memphis, Apis. O culto de Osíris finalmente chegou ao fim com a chegada do cristianismo, embora alguns tenham apontado semelhanças entre as duas religiões.

Se você gostou deste artigo, deixe um comentário em nossa página! Compartilhe com os seus amigos e com a sua família e não esqueça de seguir o nosso perfil no Instagram!
Imagens: Unsplash / Pixabay / Starstock / GIPHY / Instagram / Twitter

12
O que você acha?! Juntar-se à conversa

Ocultismo e misticismo: a história por trás de Anúbis, guardião dos mortos
Marcia Luís Pedro
Marcia Luís Pedro 16/11/17 07:03
Deuses falso né Não tenho nada com a sua vida só quero seu bem embora não te conheço nos estudante da bíblia o nosso dever é aprender a verdade na bíblia e ensinar a outro sobre Deus jeová Ele é o único que deve ser adorado. Conselho de amiga não procure saber dessas coisas lê a bíblia diariamente que vc conhecerá quem é o deus verdadeiro o nome dele de Deus é jeová aquele que nos todos devemos adorar. É respeitar e nem mais nem um outro Deus os outro são falso quem está por trás desses deuses falso e o diabo procure a verdade na bíblia. Conheceis a verdade e a verdade o libertará. Lembre não tem outro Deus o único é o soberano senhor jeová ele é Amor e trará paz e felicidade para você é sua família inclusive a vida eterna ele nos ama ele que deu o filho dele Jesus para morrer por nós por mostrar tanto amor pra humanidade então não procure saber de outro deuses procure saber de jeová o deus todo poderoso e que nos temos que fazer igual Jesus aprender e passar adiante pra quem não sabe eu não posso quarda só pra mim o que aprendi na bíblia vai na bíblia e vc vai ver o nome de jeová lá nela. Se precisar de ajudar estou aqui pra te ensinar por aqui mesmo ta bom abraço fique com jeová Liliane
Liliane Ferreira Silva
Liliane Ferreira Silva 16/11/17 07:03
Gratidão por vc querer despertar as pessoas a sua volta o mundo precisa realmente disto,conhecer essa energia de Deus pq somente ele envia essa energia nescessaria p nos sustentar sem ele no comando nada seríamos pois existe fatores que desconhecemos...EXISTE MUITOS MISTÉRIOS ENTRE O CÉU E A TERRA que desconhecemos eu sou espiritualista gosto de histórias que contam como tudo foi criado minha mente não cabe somente olhar p uma história mas olhar o todo pq Deus criou este todo e o Mestre Jesus compreendeu esse todo
Marcia Luís Pedro
Marcia Luís Pedro 16/11/17 07:03
Então lê a bíblia já no começo da bíblia tem como Deus jeová criou o céu e a terra e o primeiro que ele criou foi seu filho unigênito o único filho pra esta do lado dele e ver que ele criou todas coisas Jesus e testemunha que foi ele que criou tudo. É só vc ler a bíblia diariamente todos os dias do começo até o fim que conhecerá a verdade e nem vai querer saber mais desses deuses falso
Liliane Ferreira Silva
Liliane Ferreira Silva 16/11/17 07:03
A bíblia não é dona de toda verdade e as religiões foram criadas pq cada um tem o entendimento necessário estou muito satisfeita depois que comecei a enxergar isso cada um está em um grau de aprendizagem..Deus nao nos que ignorantes e sim simples
Marcia Luís Pedro
Marcia Luís Pedro 16/11/17 07:03
É Jesus Cristo e nosso instrutor veio a terra naquele tempo pra falar sobre seu pai jeová. Jesus e um mensageiro deus jeová enviou ele para nós ensinar. Não pra ser adorado Ele disse que toda honra e Glória e dada pro meu pai que está no seu se ele fala assim ele já mostra que quem deve ser adorado e o pai dele jeová Jesus nos ensina a ama-lo e respeita-lo
Liliane Ferreira Silva
Liliane Ferreira Silva 16/11/17 07:03
Não julgarás te lembra algo?
Marcia Luís Pedro
Marcia Luís Pedro 16/11/17 07:03
A bíblia tem a verdade sim porque quem a escreveu foi o próprio Deus jeová é ele não é um deus mentiroso. Quem é o mentiroso é o diabo que faz de tudo pra desencaminhar as pessoas ele faz isso porque quer muitas pessoas do lado dele. É você falou que as religiões foram criadas pq cada um tem o entendimento necessário mais as religiões aprende aquilo que elas acham que é não o ensinamento de Deus jeová mais o ensinamento dos homem vc está feliz porque no que vc entendeu e da maneira que vc aprendeu nada é proibido vc fazem o que acha que deve ser feito por isso. Jeová não obriga ninguém a nada mais a verdade está la na bíblia escrita por ele. Ele que é o autor e mais ninguém mais as pessoas não entendem a bíblia sozinha precisa de um instrutor pra ensinar porque se for aprender sozinha vai entender da maneira deles na bíblia tem palavras que são difícil de entender. As e outras coisa as religiões foram criada porque elas querem entender na maneira dela não dá maneira que deve ser entendida da maneira de Deus jeová. Realmente Deus jeová é humilde como a bíblia não é dona de toda verdade se foi escrita por Deus jeová ele não é um deus mentiroso. A mentira é do diabo Deus jeová é o deus da verdade.
Marcia Luís Pedro
Marcia Luís Pedro 16/11/17 07:03
Não estou julgado ninguém. Apenas estou fazendo o. Meu papel de que Deus jeová manda que aquilo que aprendemos passar adiante. Assim como fez Jesus ele também veio a terra pra nós ensinar. É amar o próximo como a ti mesmo te faz lembrar algo?
Marcia Luís Pedro
Marcia Luís Pedro 16/11/17 07:03
Fica na paz de jeová e Jesus
Liliane Ferreira Silva
Liliane Ferreira Silva 16/11/17 07:03
Eu tambem estou passando aquilo que estou aprendendo e vc está sim julgando o que acredito respeita seu próximo ....cada um as suas obras fica em paz também
Celia Renner
Celia Renner 16/11/17 07:03
Gosto dessas informações
Marcia Luís Pedro
Marcia Luís Pedro 15/11/17 07:03
Não existe outro Deus só o deus soberano senhor jeová e Mais nem um deus ele que é o criador do céu e da terra
Liliane Ferreira Silva
Liliane Ferreira Silva 15/11/17 07:03
Aonde encontro sobre os outros deuses?
Marcia Luís Pedro
Marcia Luís Pedro 16/11/17 07:03
Deuses falso né Não tenho nada com a sua vida só quero seu bem embora não te conheço nos estudante da bíblia o nosso dever é aprender a verdade na bíblia e ensinar a outro sobre Deus jeová Ele é o único que deve ser adorado. Conselho de amiga não procure saber dessas coisas lê a bíblia diariamente que vc conhecerá quem é o deus verdadeiro o nome dele de Deus é jeová aquele que nos todos devemos adorar. É respeitar e nem mais nem um outro Deus os outro são falso quem está por trás desses deuses falso e o diabo procure a verdade na bíblia. Conheceis a verdade e a verdade o libertará. Lembre não tem outro Deus o único é o soberano senhor jeová ele é Amor e trará paz e felicidade para você é sua família inclusive a vida eterna ele nos ama ele que deu o filho dele Jesus para morrer por nós por mostrar tanto amor pra humanidade então não procure saber de outro deuses procure saber de jeová o deus todo poderoso e que nos temos que fazer igual Jesus aprender e passar adiante pra quem não sabe eu não posso quarda só pra mim o que aprendi na bíblia vai na bíblia e vc vai ver o nome de jeová lá nela. Se precisar de ajudar estou aqui pra te ensinar por aqui mesmo ta bom abraço fique com jeová Liliane
Liliane Ferreira Silva
Liliane Ferreira Silva 16/11/17 07:03
Gratidão por vc querer despertar as pessoas a sua volta o mundo precisa realmente disto,conhecer essa energia de Deus pq somente ele envia essa energia nescessaria p nos sustentar sem ele no comando nada seríamos pois existe fatores que desconhecemos...EXISTE MUITOS MISTÉRIOS ENTRE O CÉU E A TERRA que desconhecemos eu sou espiritualista gosto de histórias que contam como tudo foi criado minha mente não cabe somente olhar p uma história mas olhar o todo pq Deus criou este todo e o Mestre Jesus compreendeu esse todo
Marcia Luís Pedro
Marcia Luís Pedro 16/11/17 07:03
Então lê a bíblia já no começo da bíblia tem como Deus jeová criou o céu e a terra e o primeiro que ele criou foi seu filho unigênito o único filho pra esta do lado dele e ver que ele criou todas coisas Jesus e testemunha que foi ele que criou tudo. É só vc ler a bíblia diariamente todos os dias do começo até o fim que conhecerá a verdade e nem vai querer saber mais desses deuses falso
Liliane Ferreira Silva
Liliane Ferreira Silva 16/11/17 07:03
A bíblia não é dona de toda verdade e as religiões foram criadas pq cada um tem o entendimento necessário estou muito satisfeita depois que comecei a enxergar isso cada um está em um grau de aprendizagem..Deus nao nos que ignorantes e sim simples
Marcia Luís Pedro
Marcia Luís Pedro 16/11/17 07:03
É Jesus Cristo e nosso instrutor veio a terra naquele tempo pra falar sobre seu pai jeová. Jesus e um mensageiro deus jeová enviou ele para nós ensinar. Não pra ser adorado Ele disse que toda honra e Glória e dada pro meu pai que está no seu se ele fala assim ele já mostra que quem deve ser adorado e o pai dele jeová Jesus nos ensina a ama-lo e respeita-lo
Liliane Ferreira Silva
Liliane Ferreira Silva 16/11/17 07:03
Não julgarás te lembra algo?
Marcia Luís Pedro
Marcia Luís Pedro 16/11/17 07:03
A bíblia tem a verdade sim porque quem a escreveu foi o próprio Deus jeová é ele não é um deus mentiroso. Quem é o mentiroso é o diabo que faz de tudo pra desencaminhar as pessoas ele faz isso porque quer muitas pessoas do lado dele. É você falou que as religiões foram criadas pq cada um tem o entendimento necessário mais as religiões aprende aquilo que elas acham que é não o ensinamento de Deus jeová mais o ensinamento dos homem vc está feliz porque no que vc entendeu e da maneira que vc aprendeu nada é proibido vc fazem o que acha que deve ser feito por isso. Jeová não obriga ninguém a nada mais a verdade está la na bíblia escrita por ele. Ele que é o autor e mais ninguém mais as pessoas não entendem a bíblia sozinha precisa de um instrutor pra ensinar porque se for aprender sozinha vai entender da maneira deles na bíblia tem palavras que são difícil de entender. As e outras coisa as religiões foram criada porque elas querem entender na maneira dela não dá maneira que deve ser entendida da maneira de Deus jeová. Realmente Deus jeová é humilde como a bíblia não é dona de toda verdade se foi escrita por Deus jeová ele não é um deus mentiroso. A mentira é do diabo Deus jeová é o deus da verdade.
Marcia Luís Pedro
Marcia Luís Pedro 16/11/17 07:03
Não estou julgado ninguém. Apenas estou fazendo o. Meu papel de que Deus jeová manda que aquilo que aprendemos passar adiante. Assim como fez Jesus ele também veio a terra pra nós ensinar. É amar o próximo como a ti mesmo te faz lembrar algo?
Marcia Luís Pedro
Marcia Luís Pedro 16/11/17 07:03
Fica na paz de jeová e Jesus
Liliane Ferreira Silva
Liliane Ferreira Silva 16/11/17 07:03
Eu tambem estou passando aquilo que estou aprendendo e vc está sim julgando o que acredito respeita seu próximo ....cada um as suas obras fica em paz também
Keila Cristina
Keila Cristina 15/11/17 07:03
Cam Contenção Vinicius Luz
Ozi Garofalo
Ozi Garofalo 15/11/17 07:03
Meu idalo! Praticamente uma fênix! Kkkkk
Rozelito Santos
Rozelito Santos 14/11/17 07:03
li nao deu priguica sou brasileiro nao tenho habito de lê.
Vanessa Marques
Vanessa Marques 14/11/17 07:03
Mary Duda Marques Nascimento Matheus Nascimento