0 Comentário

Teste simples para saber se você está em um relacionamento próspero ou se é hora de terminar

O momento da paixão em um relacionamento é tudo de bom! A alegria inicial por estar com alguém que corresponde os sentimentos é muito grande e é até difícil comparar com alguma outra sensação. Contudo, a paixão acaba. A relação vai se desgastando e, se não quisermos que acabe, precisamos ser racionais e tomar atitudes que podem comprometer o nosso futuro e o da pessoa com quem estamos. Se você está nesse momento do relacionamento, tenha ele já durado anos ou apenas meses, este artigo vai te ajudar a deixar esse caminho mais claro. Antes de começar, é importante saber que este teste não funciona quando o relacionamento ainda está na “fase da paixão” e pode até te ajudar a saber se a pessoa com quem você está é a certa para se casar.

Isso porque vamos tratar aqui de um teste criado pela Dra. Ava Cadell, uma das maiores especialistas americanas em sexologia e terapia de relacionamentos. O teste consiste em 2 partes que vão clarear sua mente em relação à pessoa com quem você está, seja um homem ou uma mulher. Não há respostas certas, mas os resultados vão ficar claros logo que você as escrever. Por isso, pegue um papel, uma caneta e vamos começar.

Na página seguinte, confira a primeira parte do teste.

Parte 1 do teste

Faça duas colunas, uma ao lado da outra, com espaço o suficiente para você escrever três ou quatro palavras em cada linha. Na primeira coluna, você vai escrever todas as qualidades e aspectos positivos da pessoa com quem você está. Na segunda, escreva todos os defeitos e aspectos negativos que você vê na pessoa. A ideia é usar bastante sinceridade nas duas partes, então não poupe elogios e críticas. Abaixo, está um exemplo de um homem que vê muito mais defeitos que qualidades na mulher com quem ele está. É apenas um exemplo, não precisa se guiar por ele.

Exemplo da parte 1

Positivo:
1. Nos conhecemos há muito tempo
2. Gentil
3. Amável
4. Tem um bom trabalho
5. Financeiramente estável
6. Inteligente
7. Romântico(a)
8. Tem um bom senso de humor
9. Não tem ex-marido ou filhos
10. Elogia constantemente

Negativo:
1. Mora muito longe
2. Tem muitos problemas de saúde
3. Quase não tem amigos
4. Vai para a cama muito mais tarde que eu
5. Não gosta de viajar
6. Pessimista
7. Sofre de TOC grave e ansiedade
8. Quer ter filhos
9. Não me satisfaz na cama
10. Não me deixa falar em conversas
11. Temos sérias diferenças políticas
12. Se gaba dos ex-namorados
13. Se queixa de outras pessoas o tempo todo
14. Não para de falar sobre seus problemas
15. Não é generoso(a)

Na página seguinte, confira a parte 2 do teste.

Parte 2 do teste

Agora que você terminou a parte um, vamos passar para o segundo momento do teste. Olhe para você. Sua vida, seus desejos, seus sonhos… Olhe para quem você tem vontade de se tornar. Depois liste as prioridades que você tem na vida, preferivelmente em ordem. Após terminar, marque cada um com “SIM” ou “NÃO” respondendo a seguinte pergunta: “A pessoa com quem você está pode te ajudar a realizar ou realçar esse aspecto em você?” Agora, o exemplo abaixo é de uma mulher que percebe que o parceiro vai atrapalhar mais do que ajudar a conquistar ou a avivar as prioridades que ela tem na vida. Novamente, é apenas um exemplo, não precisa se guiar por ele.

Exemplo da parte 2:

1. Profissional - NÃO
2. Trabalhos sociais - NÃO
3. Vida financeira estável - NÃO
4. Viagem - NÃO
5. Vida religiosa - NÃO
6. Sexo - SIM
7. Vida social - SIM
8. Rotina de sono - NÃO
9. Vida amorosa - SIM
10. Autoconhecimento - NÃO

Na página seguinte, confira as três perguntas finais a se fazer e as considerações sobre suas respostas.

Perguntas finais

Agora que você consegue ler suas duas listas, consegue enxergar para qual lado elas mais se inclinam e consegue ter uma noção melhor sobre o que você acha da pessoa com quem você está, responda a essas 3 perguntas finais:

1- Essa pessoa me faz um ser humano melhor?
2- Essa pessoa me ajuda a ser quem eu verdadeiramente desejo ser?
3- Essa pessoa vai fazer a minha vida ser melhor?

Depois de ver as listas e as respostas para essas questões, você tem duas opções:

1- Você pode discutir as partes ruins que foram apontadas aqui com a pessoa com que você está para que vocês possam trabalhar por um relacionamento melhor e mais duradouro (e até elogiar pelas partes boas que foram ressaltadas no teste).

2- Você pode criar uma estratégia para terminar o relacionamento da melhor maneira possível e continuar procurando por uma pessoa com quem tem mais compatibilidade.

Se a sua decisão final for a segunda, não fique muito triste. Agora, você pode deixar a pessoa com quem está livre para encontrar alguém que a faça mais feliz.

Se gostou deste artigo, nos deixe um comentário , compartilhe com todos e nos acompanhe também no Instagram!
Imagens: Pixabay / Unsplash

18
Os vícios arriscados e extremos das celebridades
O que você acha?! Juntar-se à conversa