12 Comentário

Dançar pode reverter sinais de envelhecimento cerebral

Mais do que ser saudável, as pessoas buscam uma maneira de manter essa sáude. Saúde pode ser percebida de diversas formas: disposição, aparência física, jeito de pensar e outras diversas características. Um novo estudo em voluntários idosos mostra que a atividade física, como dança e exercícios físicos, possui efeitos anti envelhecimento no hipocampo, que é uma região do cérebro que controla a memória e desempenha um papel importante na memória espacial que permite a navegação. Também se descobriu que a dança pode melhorar o equilíbrio de pessoas mais velhas.

Qual é a função do hipocampo?

O hipocampo é uma parte importante do cérebro humano. Ele desempenha um papel vital nos principais processos cognitivos, como a memória e o aprendizado, e também está envolvido na manutenção do equilíbrio, função que é importante para o bem-estar e a qualidade de vida. O hipocampo humano é especialmente propenso ao declínio de suas atividades e capacidade com o passar da idade e é afetado por doenças como o Alzheimer, resultando em problemas de memória, aprendizagem e de equilíbrio em adultos mais velhos.

Saiba o que isso quer dizer sobre a saúde nos humanos, logo na página seguinte.

Quando o hipocampo está comprometido, os pacientes não podem desenvolver novas memórias a longo prazo. Também torna-se difícil para que essas pessoas possam se lembrar de quaisquer eventos que ocorreram antes do dano do hipocampo. Pesquisas recentes mostraram que o hipocampo conta, entre as poucas regiões do cérebro, com a capacidade de gerar novas células nervosas ao longo da vida. Qual a consequência dessa descoberta para a vida e o bem-estar dos humanos?

Em seres humanos, a pesquisa descobriu que a manutenção de hábitos que envolvem atividades aeróbicas e treinamento físico estavam associados a volumes maiores do hipocampo no final da idade adulta, o que pode, por sua vez, contribui para uma melhor função de memória. Portanto, a pesquisa atual estuda a associação de dança versus esportes de fitness com efeitos de anti envelhecimento e equilíbrio.

Conheça mais sobre esse estudo logo na página seguinte.

O estudo

O estudo investigou 62 voluntários idosos saudáveis ​​com idade entre 63 e 80 anos, dos quais 52 idosos preencheram os critérios do estudo e foram divididos aleatoriamente em dois grupos. O primeiro foi atribuído ao grupo de dança experimental que passou por um curso semanal de 18 meses de aprendizado de rotinas de dança, enquanto o segundo grupo era o grupo esportivo. O grupo de dança foi desafiado com algo novo a cada semana, enquanto o grupo de esportes sofreu um programa de treinamento composto principalmente de exercícios repetitivos, como ciclismo ou caminhada nórdica (caminhada com varetas de esqui).

Resultados e importância

De acordo com o estudo, ambos os grupos mostraram um aumento na região do hipocampo do cérebro. No entanto, apenas os dançarinos apresentaram pontuação significativa em relação a melhora de sua capacidade de equilíbrio. Em outras palavras, o estudo mostra que as pessoas idosas que estão envolvidas frequentemente com uma atividade física podem reverter os sinais de envelhecimento no cérebro, caso essa atividade envolva a dança, o efeito é ainda mais significativo.

O que isso quer dizer a um longo prazo? Descubra na página seguinte.

Assim, a "dança como atividade rotineira e constante na vida de alguém constitui um candidato promissor para combater o declínio das funções do hipocampo relacionado com a idade em habilidades físicas e mentais", diz o Dr. Rehfeld e seu time.

Conclusão
Dançar não é apenas uma atividade prazerosa, como também promove a manutenção de vasos sanguíneos saudáveis, melhorando o fluxo sanguíneo para o cérebro e o fornecimento de glicose e oxigênio para que o cérebro possa funcionar bem.

Gostou do artigo e não sabe por onde começar? Tente procurar aulas de algum estilo musical, seja numa escola de dança ou numa academia, como aulas de zumba, por exemplo. Se você está sem muita grana, pode investir seu tempo em casa, seguindo vídeos de coreografia de músicas que você gosta, chamando seus amigos para uma festa de dança na sua própria casa, ou mesmo organizando dias específicos para um programa diferente com eles.

Se você gostou deste artigo, deixe um comentário em nossa página! Compartilhe com os seus amigos e com a sua família e não esqueça de seguir o nosso perfil no Instagram!
Fonte das imagens: Unsplash / Pixabay / GIPHY / Twitter

28
7 seitas e cultos assustadores que existem até hoje
O que você acha?! Juntar-se à conversa
Sidnei Sidão II
Sidnei Sidão II 26/11/17 07:03
Que massa. Bóra pra pista!
Ze Reis Lopes Reis
Ze Reis Lopes Reis 25/11/17 07:03
Vamos aprender mais sobre DEUS, correr atrás das promessas feitas por ele, ele restaura, renova, e salva dessas mentiras.
Vera Lucia Martins Cabral
Vera Lucia Martins Cabral 23/11/17 07:03
Já estou dançando faz tempo, kkkkk
Vitória François
Vitória François 23/11/17 07:03
Gleusa Santos Olha aí amiga além De ajudar o corpo!!!
Helen Fernandes
Helen Fernandes 23/11/17 07:03
Alexsander Dias vc nunca vai ficar velho
Luciano Baumgratz
Luciano Baumgratz 23/11/17 07:03
Sidnei Sidão II olha isso
Sidnei Sidão II
Sidnei Sidão II 26/11/17 07:03
Que massa. Bóra pra pista!
Cicero Jackson Nazaro
Cicero Jackson Nazaro 23/11/17 07:03
Selma Ferreira MJ viu
Barbara Martins
Barbara Martins 23/11/17 07:03
Vera Lucia Martins Cabral
Amélia Barki
Amélia Barki 22/11/17 07:03
Amo dançar.....então é por isso....hahaha
Samuel Fernandes
Samuel Fernandes 22/11/17 07:03
Carlos Eduardo Marçal Brito, Go Go Go!!
Carlos Eduardo Marçal Brito
Carlos Eduardo Marçal Brito 22/11/17 07:03
#Amém Meu #Hipocampo agradece. Que seja #Dançar de uma forma não #Acadêmica Semelhante #Teatro não #Acadêmico O amor pela #Arte
Carlos Eduardo Marçal Brito
Carlos Eduardo Marçal Brito 22/11/17 07:03
#Amém Meu #Hipocampo agradece. Que seja #Dançar de uma forma não #Acadêmica Semelhante #Teatro não #Acadêmico O amor pela #Arte
Bia Rodrigues
Bia Rodrigues 22/11/17 07:03
Carol Bittencourt olha isso!