Incrível!

Publicado 2017-12-05
0 Comentário

Iphone ou Android? O que sua escolha de celular diz sobre sua personalidade

Com a importância que o celular tem no nosso cotidiano hoje em dia, ele acabou se tornando uma extensão no nosso corpo e não apenas “a continuação do braço”, como as pessoas dizem. Ele se conecta às nossas mentes, às nossas ideias, aos nossos pensamentos e à maneira como nos comunicamos e nos relacionamos sentimentalmente com outras pessoas. Assim sendo, o “companheiro retangular” que escolhemos reflete muito da nossa personalidade.

Por isso, pesquisadores focaram seus estudos nos usuários de sistemas operacionais mais populares da: o IOS, presente apenas em iPhones, e o Android, presente em celulares de marcas conceituadas como Samsung, Motorola, Lenovo, Asus, LG e outras. Juntamos algumas dessas pesquisas aqui para revelar quais as diferenças entre esses grupos. Ficou curioso(a)? Então, continue a explorar a seguir.

Confira as diferenças na próxima página.

O estudo

Um estudo feito em Novembro de 2016 por pesquisadores da Universidade de Lancaster, na Inglaterra, foi um dos primeiros a fazer essa conexão entre as personalidades das pessoas e a escolha do sistema operacional que elas optam usar. O estudo foi feito exclusivamente no Reino Unido e se baseia cerca de 500 usuários de smartphone, o que significa que ele pode ter algumas alterações quando pensado no contexto brasileiro.

Usuários de iPhone

A principal conclusão foi de que usuários de Android são mais honestos, enquanto os de IOS são mais extrovertidos. Surpreso(a)? Os rótulos não param por aí... As outras descobertas foram que usuários de iPhone tendem a serem mais jovens, não se importam com bens de consumo usados pela maioria e costumam ver o celular como um objeto que eleva ou diminui o status.

Na página seguinte, saiba sobre como são os usuários de Android.

Usuários de Android

Ainda nesse estudo, publicado pela revista Science Daily, estão certos traços de personalidade de pessoas que usam Android. Normalmente, esses usuários são um pouco mais velhos, mais simpáticos, menos interessados em bens materiais ou em status e ainda menos propensos a quebrarem as regras, sejam elas na legislação nacional ou as políticas de uma empresa, por exemplo. Os pesquisadores sugerem que estudos como esse podem auxiliar na coleta de dados sobre as preferências dos usuários.

''Diga-me quem és e eu direi que celular tu usas''

Esses mesmos pesquisadores ainda desenvolveram um programa de computador baseado no estudo anterior que consegue prever qual smartphone a pessoa usa baseando-se apenas nas preferências e suas características individuais. Isso é tão forte que, segundo um dos pesquisadores, não gostamos de pessoas mexendo em nossos celulares exatamente porque pode revelar muito sobre nós, assim como entrar em nossas casas, por exemplo.

Na página seguinte, confira outra característica que o smartphone revela.

Checando o celular

De acordo com um estudo publicado por pesquisadores da Universidade de Baylor, nos Estados Unidos, a quantidade de vezes que a pessoa olha o celular, independente de ser para olhar email, mensagem ou aplicativo do banco, por exemplo, é proporcional à instabilidade emocional dela no momento. Outros dois traços ligados a pessoas que olham o tempo todo o celular são a tendência ao materialismo e também uma impulsividade natural.

Além disso, para a surpresa de todos, eles mostraram que introvertidos são menos propensos a se viciarem nos próprios aparelhos que os extrovertidos. Isso seria explicado pelo fato dessas pessoas naturalmente procurarem menos o sentimento de pertencimento e de conexão ao mundo que o celular provê. Você se identificou?

Se gostou deste artigo, nos deixe um comentário, compartilhe com todos e nos acompanhe também no Instagram!
Fotos: Pixabay/Unsplash

1
Maluma estaria morto? As redes sociais estão chocadas.
O que você acha?! Juntar-se à conversa