3 Comentário

Doenças psiquiátricas raras e bizarras que ninguém ouve falar

Já é difícil para muitas pessoas entenderem a depressão e a ansiedade como doenças, imagina só quando é um distúrbio raro de que ninguém ouve falar! Neste artigo, vamos tratar exatamente de algumas das mais bizarras e incompreendidas doenças mentais - e que você provavelmente nunca ouviu falar. Antes de começar, é importante dizer que as imagens neste texto são meramente ilustrativas e fazem referência às doenças. Portanto, as pessoas das fotos não estão doentes. Confira!

1. Síndrome de Stendhal

Também conhecida como Síndrome de Florença, acontece quando pessoas sofrem taquicardia, desmaio, enjoo, tontura e até alucinações quando veem obras de arte de grande valor ou quando são expostas a coisas e paisagens muito bonitas, como certas paisagens naturais. Não se sabe o que causa a doença e demorou mais de 150 anos desde o primeiro caso documentado para que a comunidade médica aceitasse o distúrbio, graças a um estudo feito em Florença com mais de 100 doentes.

Na página seguinte, confira outros distúrbios mentais bizarros e raros.

2. Síndrome de Cotard

A Síndrome de Cotard, também conhecida como Síndrome do Cadáver Ambulante, faz as pessoas acreditarem que estão mortas, com partes do corpo necrosadas ou até com órgãos desaparecidos. Pessoas mais velhas com a doença às vezes acreditam serem jovens mortos. Existem casos de pessoas que pararam de comer ou de responderem outras pessoas por não sentirem necessidade, já que “estão mortas”. Em outras situações, há quem chegue ao hospital alegando estar sem coração ou sem os olhos. Essa doença foi descoberta em 1880 e é causada principalmente por traumas e ferimentos no cérebro.

3. Erotomania

Apesar do nome parecer ligado a atividades sexuais, não é bem assim. Também conhecida como síndrome de Clérambault, ela é relacionada à esquizofrenia e faz com que uma pessoa apaixonada acredite que a outra também está secretamente apaixonada por ela. Ela acredita que a outra pessoa se comunica com ela por meios sutis, como a postura, certos gestos ou arrumação de objetos. Normalmente, a outra pessoa nem sequer sabe que o portador da doença existe, já que esses casos ocorrem com pessoas que mal se conhecem.

Na página seguinte confira outras síndromes bem curiosas.

4. Tricotilomania

Essa é uma síndrome muito dolorosa e mal compreendida. A pessoa fica com uma mania de ficar puxando o cabelo até arrancar, deixando-a com buracos na cabeça e até careca. Em algumas pessoas, isso também se manifesta em relação às sobrancelhas ou aos cílios. Além disso, após arrancar os cabelos, a pessoa não sente alívio, mas culpa. Normalmente, tanto em crianças como adultos, o distúrbio desaparece espontaneamente.

5. Bibliomania

Apesar do nome parecer uma promoção de uma loja de livros, esse é uma doença que causa muito estrago. A pessoa cria uma obsessão compulsiva por colecionar livros, sendo que ela não necessariamente vai lê-los. Ela também não consegue dar, vender ou doar os livros, independente dos valores monetário ou sentimentais deles. Essa doença é normalmente ligada à ansiedade e faz a pessoa ter problemas financeiros.

Na página seguinte veja as mais bizarras entre essas síndromes raras!

6. Licantropia clínica

O caso mais famoso dessa doença ocorreu com um rei da Babilônia chamado Nebuchadnezzar. Ele acreditava que tinha se transformado em uma vaca, foi até um pasto e começou a comer grama. Logo após isso, começou a mugir e continuou a fazer esse som por bastante tempo. Além de vacas, essa síndrome faz com que a pessoa acredite que se transformou ou que pode se transformar em certo animal, em especial em lobos, bois ou touros.

7. Síndrome de Diógenes

Acompanhada de colapsos físicos, mentais e neurológicos, essa síndrome faz com que as pessoas se negligenciam, tenham tendências de isolamento e um forte desejo por possuir as coisas. Ela costuma se manifestar em pessoas mais velhas e foi nomeada a partir do famoso filósofo grego Diógenes, que vivia em um barril de vinho e espalhava sua doutrina niilista.

Se gostou deste artigo, nos deixe um comentário, compartilhe com todos e nos acompanhe também no Instagram!
Fotos: Pixabay/Unsplash/Starstock

6
11 coisas que só um homem que te ama é capaz de notar
O que você acha?! Juntar-se à conversa
Ander Beowulf Cotta
Ander Beowulf Cotta 09/12/17 07:03
Ideologia de gênero o nome da doença, mas ela é nos outros nunca no doente....doente nunca assume...
Solange Barboza
Solange Barboza 09/12/17 07:03
Seria o caso do rei Nabucodonosor,pastor Flavio Flávio Luis Santana,pergunta pro seu pai
Solange Barboza
Solange Barboza 09/12/17 07:03
Acabei de ver que sim.Essa foi a doença que acometeu o rei
Solange Barboza
Solange Barboza 09/12/17 07:03
Acabei de ver que sim.Essa foi a doença que acometeu o rei