1 Comentário

Os 6 países mais verdes e menos poluídos do mundo

Que tal fugir dessa onda de poluição mundial - ou apenas dar uma olhada sobre como desenvolver o meio ambiente e a sustentabilidade em um país? Para medir como estão os países nesse aspecto, foi criado o Índice de Desempenho Ambiental (ou Índice de Performance Ambiental). Conhecido também pela abreviação do nome em inglês, EPI, ele é um método para classificar as resoluções e conquistas de um país em relação ao meio ambiente.

São avaliados 20 aspectos, sendo eles divididos entre uso sustentável de recursos, nível de conservação do meio ambiente, saúde ambiental e vitalidade dos ecossistemas. Os indicadores têm suas categorias e subcategorias atualizadas anualmente. Neste artigo, vamos falar sobre os países que foram destaques no resultado de 2016.

Confira quais são na página seguinte.

#6. Espanha - Pontuação: 88,91

A Espanha é o quarto maior país da Europa e o quinquagésimo segundo maior país do mundo. Antes bem longe dos primeiros da lista, em anos recentes o país começou a fazer políticas para desenvolvimento sustentável e investimentos estratégicos na área. Aparentemente, a tática funcionou. A Espanha se tornou um destaque mundial no uso de energia renovável, em especial a solar, e isso a fez um dos países mais verdes do mundo.

#5. Eslovênia - Pontuação: 88,98

A Eslovênia tem tanto orgulho do seu status de país verde que é campeã mundial em turismo sustentável, que consiste em fazer uso dos seus recursos naturais salvaguardando o meio ambiente, de maneira a satisfazer as necessidades das atuais gerações e das futuras. Há, inclusive, pacotes de viagem para o país especificamente com esse foco.

Confira na página seguinte outros países com uma sustentabilidade impressionante.

#4. Dinamarca - Pontuação: 89,21

Um destaque histórico em relação a preservação ambiental, a Dinamarca só não está em um lugar mais avançado da lista porque suas políticas de proteção climática foram implementadas com sucesso, mas ainda têm espaço para se desenvolverem mais. Além disso, o país investe em conscientização dos cidadãos e de indústrias que atuam em seu território. Para deixar isso claro, a capital do país, Copenhague, é a cidade mais verde do mundo e é conhecida pelo grande número de pessoas que têm a bicicleta como o principal meio de transporte.

#3. Suécia - Pontuação: 90,43

A Suécia é conhecida por ser historicamente empenhada em políticas de redução da mudança climática. O sistema de reciclagem é um exemplo para o resto do mundo - a ponto de eles importarem lixo de outros países para uso como energia renovável. Eles foram pioneiros no abandono do uso de combustíveis fósseis, implementando impostos pesados sobre eles e promovendo uma fonte de energia mais sustentável.

Na página seguinte, confira os países mais sustentáveis do mundo.

#2. Islândia - Pontuação: 90,51

Após a Grã-Bretanha, ela a segunda maior ilha da Europa. A Islândia têm sido destaque em vários índices mundiais, o que não torna sua ascensão no EPI uma surpresa para os que acompanham seu desempenho. A Islândia tem um programa estratégico bastante forte na área de energia renovável, o qual têm desenvolvido há anos para fornecer energia aos seus cidadãos. Além disso, a Islândia é uma dos países mais igualitários e um dos melhores classificados para o bem estar, a segurança e o desenvolvimento feminino.

#1. Finlândia - Pontuação: 90,68

Outro destaque em qualidade de vida, a Finlândia é tão limpa e sustentável que é possível beber água direto de lagos do país. Eles são extremamente desenvolvidos em termos de reciclagem e tem um dos melhores planejamentos e execuções em termos de energia renovável.

Se gostou deste artigo, nos deixe um comentário, compartilhe com todos e nos acompanhe também no Instagram!
Fotos: Pixabay/Unsplash

7
O que você acha?! Juntar-se à conversa
É assim que cada signo expressa sua RAIVA, de acordo com os astros...
Lila Araujo
Lila Araujo 07/01/18 07:03
Comprovado na pratica! :)