Proibida a comercialização de leite condensado da marca Fazendeira
O leite condensado é um dos ingredientes mais presentes na cozinha brasileira. São receitas a perder de vista, das quais levam este ingrediente. Nosso famoso brigadeiro, mousses de chocolate, maracujá, pavês, açaí, tortas, bolos tanto de aniversário quanto os comuns (inclusive um bolo de cenoura com calda de chocolate que não tem nada de comum quanto estamos comendo)... Enfim, já deu para ver que são muitas receitas e que o ingrediente realmente tem presença. Mas é bom ter cuidado na hora de comprar doce de leite no supermercado, pois há uma marca que foi proibida pela Anvisa de comercializar. Explicamos logo abaixo.
Em setembro do ano passado (gente, mas 2017 não era semana passada?) a marca foi notificada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e a venda estava temporariamente suspensa. O leite condensado da marca Fazendeira agora está definitivamente proibido de ser comercializado em todo o Brasil, por causa de seus resultados numa análise feita.
Se você tiver um estômago forte, siga para a página seguinte para saber o resultado da análise.
tava com vontade de comer brigadeiro, minha mãe foi no mercado e eu pedi p trazer leite condensado e ela me vem com duas latas de fazendeira pic.twitter.com/vIQWKxZjnZ
— ravena (@smolderdrug) November 2, 2017
A Anvisa sugere a não ingestão do produto, especialmente por crianças, idosos e pessoas já doentes, por causa de sua vulnerabilidade. No período de proibição do ano passado, foi constatado que a bactéria Estafilococos Coagulase Positiva (PEC) estava presente em excesso. Caso ingerida, ela pode provocar vômitos, dor de barriga e mal estar. O laudo foi emitido em um laboratório do Rio de Janeiro, o Laboratório Central Noel Nutels. O lote proibido é o 0681M1, válido até 17/01/2018 com venda interditada por 90 dias, desde setembro de 2017. Agora a proibição se tornou definitiva porque a empresa Baduy não apresentou nenhuma prova em resposta à Anvisa. Agora a empresa além de não poder comercializar o produto, também deve recolher todo o estoque disponível nos pontos de venda.
Estafilococos y Escherichia coli al microscopio. (Los frotis y las fotos son míos) pic.twitter.com/dJ2sDB3NF0
— ボラヨ クラウヂア (@Claudiarpa) August 2, 2017
Nota de esclarecimento
No site da marca Baduy, é possível consultar a nota de esclarecimento divulgada:
“A Empresa Baduy e Cia Ltda., vem respeitosamente em resposta a publicação divulgada pela ANVISA, informar que toda a documentação e esclarecimentos foram prestados aos órgãos competentes (ANVISA e Vigilância Sanitária), inclusive já fora realizado o RECALL do produto na época do ocorrido. Informa ainda que não há nenhuma quantidade do produto em nosso estoque. Além disso, fora feito a rastreabilidade do produto e a quantidade encontrada no mercado já fora recolhida e descartada.
Continue lendo o restante da nota de esclarecimento na página seguinte!
Lote do leite condensado Fazendeira é interditado pela Anvisa https://t.co/OJBjwqUmL5pic.twitter.com/TUp3BXHPT0
— Bocão News (@bocaonews) September 18, 2017
Insta salientar ainda que, sempre preocupados com a qualidade e a segurança dos produtos que oferecemos, exercemos um severo controle em todas as etapas do processo de fabricação dos produtos, desde a seleção dos ingredientes até a fase final de embalagem e distribuição. A qualidade e a uniformidade dos nossos produtos seguem rigorosamente os requisitos regulamentares pelo MAPA/DIPOA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento / Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal).

Que não houve registro(s) no SAC ou em qualquer outro órgão com reclamações do produto Leite Condensado Fazendeira com data de fabricação do dia 17/01/2017 Lote 0681 M1. Para garantir e certificar a qualidade de nosso produto, imediatamente solicitamos a realização de laudo técnico Certificado pelo Laboratório IBERPHARM No. 140213-74 para pesquisa de microrganismos patogênicos, incluindo Contagem de Estafilococos Coagulase Positiva, NO MESMO LOTE DE PRODUTOS questionado.
Continue lendo o restante da nota de esclarecimento na página seguinte!

O LAUDO REALIZADO POR INSTITUTO COM REFERÊNCIA NACIONAL NÃO APRESENTOU NENHUMA IRREGULARIDADE. Comunicamos também que o órgão fiscalização MAPA/DIPOA, realizou em Setembro de 2017 uma vistoria em nossas instalações fabris. Durante a fiscalização foi realizada COLETA OFICIAL DO PRODUTO LEITE CONDENSADO FAZENDEIRA LOTE 0681M1 para realização de análise microbiológica em Laboratório credenciado ao Mistério, onde conforme apresentado em anexo OS RESULTADOS NÃO APRESENTARAM NENHUMA IRREGULARIDADE DO PONTO DE VISTA MICROBIOLÓGICO.

Neste sentido, aproveitamos a oportunidade para reiterar nosso compromisso de qualidade e confiabilidade dos nossos produtos com o consumidor, e informamos que o consumo do produto não oferecia riscos para a saúde. A Baduy e Cia. é uma empresa que está há 80 anos no mercado de produtos laticínios e se preocupa com a qualidade e com o controle microbiológico efetivo de todos os produtos e que está a disposição através do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), cujo contato se encontra na embalagem de nossos produtos, para quaisquer outros esclarecimentos.”
Se você gostou deste artigo, deixe um comentário em nossa página! Compartilhe com os seus amigos e não esqueça de seguir o nosso perfil no Instagram!
Fonte das imagens: GIPHY / Twitter / Baduy
