359 Comentário

Zeca Camargo é condenado a pagar R$60mil ao pai e à empresa de Cristiano Araújo

Figurinha marcada na Rede Globo, o apresentador Zeca Camargo foi condenado nesta terça-feira, 23, a pagar R$ 60 mil de indenização por danos morais ao pai de Cristiano Araújo, João Reis de Araújo, e à empresa que cuidava da carreira do cantor. O processo foi feito porque o jornalista questionou em uma crônica o tamanho da repercussão pouco depois da morte do artista, em meados de 2015: “O que realmente surpreende nesse evento triste da semana foi a comoção nacional. De uma hora para outra, (…) fãs e pessoas que não faziam ideia de quem era Cristiano Araújo, partiram para um abraço coletivo, como se todos nós estivéssemos desejando alguma catarse assim, algo maior que nos uníssemos pela emoção.”

Mais para frente, Camargo diz: “Mas Cristiano Araújo? Sim. Lady Di, Senna, todos esses eram ídolos de grande alcance. Como então fomos capazes de nos seduzir emocionalmente por uma figura relativamente desconhecida? Ao nos mostrarmos abalados com a ausência de Cristiano, acreditamos estar de fato comovidos com a perda de um grande ídolo. Todos sabemos que não é bem assim.” Essa opinião foi bastante criticada pelos fãs do cantor na época e muitos acharam o texto bastante desrespeitoso.

Na página seguinte, confira a polêmica causada pela condenação.

Para João Araújo, o dano moral foi causado quando Zeca Camargo zombou do sentimento de amor que o cantou disseminava em uma ”crônica cruel, infundada, insensível e preconceituosa”. A juíza Rozana Fernandes Campamum, da 17ª Vara Cível e Ambiental de Goiânia, concordou que houve danos morais na crônica publicada por Zeca Camargo dizendo que ele não respeitou o luto da família e do empresário de Cristiano Araújo.

Ela também criticou o timing, dizendo que a publicação ocorreu em um “momento inadequado”. A crônica que questiona o alcance da fama de Cristiano Araújo foi escrita e lida pelo apresentador 5 dias após seu falecimento. De acordo com a sentença, metade do valor deverá ser pago ao pai do cantor e a outra metade à produtora. Ao site de notícias F5, o apresentador disse que vai recorrer da decisão, dizendo que tomou conhecimento do conteúdo da sentença recentemente.

Na página seguinte, confira o que Zeca Camargo falou em sua defesa e quem também defendeu o apresentador.

Zeca Camargo disse que sua crônica foi mal interpretada e ele não ofendeu à família ou aos fãs do falecido cantor. Ele falou ainda que, mesmo sem reconhecer as ofensas que alegam que ele tenha feito, ele pediu desculpas publicamente à época. O apresentador disse que não estava se referindo à qualidade de uma “manifestação artística” naquele momento, mas apenas sobre a proporção que a tragédia tomou na mídia.

Alguns jornalistas se manifestaram em defesa ao colega, dizendo principalmente que o volume da cobertura realmente intrigou muitas pessoas. Em sua coluna no site de entretenimento da Folha de S.Paulo, Tony Goes questiona se o erro do timing realmente é um crime e se ser indelicado é o suficiente para ter que pagar 60 mil reais. Além disso, ele diz que as consequências da decisão da juíza podem ser graves, já que abrem precedentes para críticas negativas se tornarem “passíveis de ações cíveis”.

Na página seguinte, confira outra pessoa que também foi condenada pela morte do cantor.

O motorista de Cristiano Araújo, Ronaldo Miranda, foi condenado no dia 11 de janeiro deste ano pelas mortes de Cristiano Araújo e da namorada do cantor, Allana Moraes. Era ele quem conduzia o carro em 2015 após um show em Itumbiara, Goiânia, quando saiu da pista e capotou na BR-153. A decisão da juíza Patrícia Machado Carrijo foi divulgada no dia 18, em que ela diz que Miranda foi “negligente, imprudente e imperito”. Segundo ela, todos os laudos da perícia afirmam excesso de velocidade.

Ele foi condenado por homicídio culposo, ou seja, quando não há intenção de matar, e deve cumprir 2 anos e sete meses de detenção, em regime aberto. A esposa do motorista, Sara Miranda, disse que não esperava a sentença e que não sabe se vão recorrer. A mãe de Allana Miranda também se manifestou dizendo que a condenação foi desnecessária.

Se gostou deste artigo, nos deixe um comentário, compartilhe com todos e nos acompanhe também no Instagram!
Fotos: Twitter/Instagram

92
O que você acha?! Juntar-se à conversa
O SUMIÇO de JIM CARREY Após Seus Problemas Emocionais
Célia Monteiro
Célia Monteiro 01/02/18 07:04
Zeca perdeu um minuto de ficar CALADO.
Daniel Mesquita
Daniel Mesquita 01/02/18 07:04
Só pelo português da pessoa vcs deveriam ignorar. Vinheiram, ipocresia. Não é atoa que não ouvia Cazuza ou Renato Russo. É intelecto demais.
Maristela Mitidiero
Maristela Mitidiero 01/02/18 07:04
Bem.. acho que perdemos a liberdade de expressão. Falou..levou.......censura tá braba!!! Ainda mais se houver grana.....
Lilian Cardoso Almeida
Lilian Cardoso Almeida 01/02/18 07:04
Merecido esta sentença. Cada um é ídolo de quem quer e ele não tem nada haver com isso.
Nikelle Sâmia
Nikelle Sâmia 01/02/18 07:04
Na época eu não conhecia o cantor, mais o que me surpreendeu foi a falta de humanidade para com ele até na morte, pois seu corpo foi exposto pelo legista e em seguida por esse infeliz comentário do Zeca Camargo. A dor de perder um ente querido não é fácil !!!!
Edivaldo Oliveira Gomes
Edivaldo Oliveira Gomes 31/01/18 07:04
E a nossa língua é uma faísca mas pode incendiar uma floresta
Acacio Severo
Acacio Severo 31/01/18 07:04
Falar merda e crônica e ? Tem que se ferrar mesmo pela às boboseiras que ele falou !!
Sinomar Santos
Sinomar Santos 31/01/18 07:04
Se vcs morace aqui em goiânia, endenria a comoção.
Rohni Grato
Rohni Grato 31/01/18 07:04
Ah, vá... tá... rs...
Gislene Silva
Gislene Silva 31/01/18 07:04
Sinceramente achei pouco devia ser maior o valor e deveria haver uma punição direta ao eca pois é MT fácil sair dizendo o q quer ofendendo uma família num momento de doe da perda de um ente querido. Mais triste msm foi a falta de respeito com o púbico do Cristiano pois quem ele pensa que é pra saber o tamanho do amor de um fã ao ídolo Mas tbem nem pode saber provavelmente ele não deve ter nenhum fã msm
Marta Madureira
Marta Madureira 31/01/18 07:04
Bem feito, só acho que foi pouco, tinha que pagar bem mais!!!
Claudia Santos
Claudia Santos 31/01/18 07:04
Eu também não o conhecia a gente não é obrigado a conhecer esses artistas . Mas tudo bem .mas todo hj ofender . A vão se tratar
Mauro Pires
Mauro Pires 31/01/18 07:04
Se a moda pegar, Ludimila ,Anitta e outros fanqueiros , vão viver só de indenização.
Sonia M. Machado Farnezi
Sonia M. Machado Farnezi 31/01/18 07:04
Deixem a família do cantor em paz e se fosse filho ou irmãos de vcs achariam natural, a cuide do que é de vcs e deixem a vida dos outros em pax
Edivaldo Oliveira Gomes
Edivaldo Oliveira Gomes 31/01/18 07:04
Mas o cara era santo, com tanto morreu está sendo venerado justo justo mas ele bebia e outras coisa que não vem o caso
Regina Bordon
Regina Bordon 31/01/18 07:04
Esse cantor super humilde humano e de caráter um dos melhores sertanejos dessa época Zeca Amargo deveria lavar a boca com soda para falar dele cara de camelo despeitado
Leila Terra
Leila Terra 31/01/18 07:04
Nada a ver essa condenação ele disse apenas que o Cristiano não era tão conhecido pra aquela repercussão toda. Ele não falou mal do cantor . O Zeca não ofendeu em nada. Essa juiza ta doida.
Leila Terra
Leila Terra 31/01/18 07:04
A familia processou pra levar vantagem. Querendo ganhar. Dinheiro do coitado que já morreu.
Leila Terra
Leila Terra 31/01/18 07:04
A familia processou pra levar vantagem. Querendo ganhar. Dinheiro do coitado que já morreu.
Wladmir Crvg
Wladmir Crvg 31/01/18 07:04
Pior que concordo. Eu nem sabia quem era Cristiano Araújo.
Virginia Lucia Campos Mendonça
Virginia Lucia Campos Mendonça 31/01/18 07:04
Afffff... kd a liberdade de expressão? Não vi ofensa nenhuma...