Incrível!

Publicado 2018-02-07
2 Comentário

O que você publica no Facebook pode indicar se sua autoestima está baixa

Poucas coisas falam tanto sobre uma pessoa quanto as atualizações na timeline do Facebook. A personalidade da pessoa é revelada, nesse caso, especialmente quando as atualizações são vistas como algo que a pessoa escolhe compartilhar com o intuito de se definir para seus amigos, seus conhecidos, seus mais ou menos conhecidos ou até seus desconhecidos. Contudo, será que todos estão passando a mensagem que realmente desejam passar? Bem, a ciência descobriu que não está funcionando desse jeito.

O que você publica no Facebook pode indicar se sua autoestima está baixa 1

Psicólogos da renomada Universidade Brunel, no Reino Unido, decidiram se debruçar sobre isso. Eles descobriram que, de fato, você pode conhecer bastante sobre uma pessoa simplesmente analisando as atualizações no seu perfil do Facebook. Mas, o que mais chamou a atenção deles foi o que exatamente é possível saber sobre as pessoas. De acordo com o resultado do estudo, o que o usuário posta mostra se ele é uma pessoa com um ego lá em cima, se é simplesmente confiante ou se, em vez disso, tem baixa autoestima.

Confira como identificar os traços na página seguinte.

O que você publica no Facebook pode indicar se sua autoestima está baixa 2

Os especialistas em psicologia da Universidade de Brunel de Londres coletaram dados de centenas de usuários do Facebook e examinaram seus perfis, cruzando todas as informações para relacionar certos comportamentos com alguns traços de personalidade. O objetivo deles era encontrar uma base comum para os motivos pelos quais cada indivíduo escolhia publicar cada tipo de conteúdo. Os mais de 550 indivíduos que compartilharam suas informações completaram questionários extensos para a pesquisa.

O que você publica no Facebook pode indicar se sua autoestima está baixa 3

O quadro com as perguntas feitas pelos pesquisadores visava medir os cinco traços de personalidade mais relevantes para o experimento. Eles eram: a extroversão, a estabilidade emocional, a receptividade, a gentileza e a consciência. Além disso, outras métricas pesquisadas foram a autoestima e o narcisismo. Aparentemente, aquelas pessoas que utilizam as mídias sociais para se gabarem de suas dietas, seus exercícios e suas realizações pessoais e profissionais tendem a ser tipicamente narcisistas.

Entenda outros traços típicos na página seguinte.

O que você publica no Facebook pode indicar se sua autoestima está baixa 4

Uma característica que surpreendeu até os cientistas foi o fato de que quem publica e compartilha imagens de seus parceiros amorosos é mais propenso a ter baixa autoestima. Isso é ainda mais forte quando indivíduos assim publicam mais frequentemente problemas relacionados aos seus parceiros românticos. Isso se contrasta bastante com os narcisistas dos quais falamos anteriormente, já que eles publicam mais frequentemente conteúdos relacionados às suas conquistas pessoais.

O que você publica no Facebook pode indicar se sua autoestima está baixa 5

A motivação dessas pessoas é a necessidade de atenção e aprovação dos outros usuários do Facebook. Quem posta esse tipo de publicação sabe inconscientemente que elas tendem a receber um número maior de curtidas e comentários de parabéns. Isso indica que o comportamento narcisista pode ser reforçado pela atenção dos outros, mesmo que seja apenas online ou uma atenção “placebo”. Isso é forte a ponto de o número de “gostei” ou de “corações” que a pessoa recebe alterar as escolhas que ela faz na vida real.

Na página seguinte, entenda como isso funciona e o quão perigoso isso é.

O que você publica no Facebook pode indicar se sua autoestima está baixa 6

Os cientistas concluíram que várias pessoas com comportamento declarado ou tendências narcisistas dependem do impacto que o Facebook oferece para medir a quantidade de esforço que elas colocam em sua aparência física. De acordo com o resultado da pesquisa, as pessoas que recebem mais atenção das outras online experimentam benefícios semelhantes aos relacionados à inclusão social na vida real, enquanto aquelas que não recebem qualquer tipo de feedback online se sentem isoladas.

O que você publica no Facebook pode indicar se sua autoestima está baixa 7

Aparentemente, essas publicações narcisistas são bastante aceitas nas mídias sociais, enquanto pode não ser assim fora das telas. Pode ser que as pessoas estejam apoiando através de comentários e curtidas apenas por educação ou rejeitando secretamente esse tipo de comportamento. Após esse estudo, a equipe da universidade espera analisar no futuro as respostas recebidas na publicação de certos tópicos e se determinados tópicos tornam mais provável que a pessoa se sinta socialmente excluída.

Se gostou deste artigo, nos deixe um comentário, compartilhe com todos e nos acompanhe também no Instagram!
Fotos: Pixabay

O que você publica no Facebook pode indicar se sua autoestima está baixa 8
6
O que você acha?! Juntar-se à conversa

9 pessoas das que acabaram com a sua dignidade por não verem os reflexos que saíram nas fotos
13/02/18 07:03
por causa de postagens no face os EUA estão barrando milhares de estrangeiros em seu país. É mole?
13/02/18 07:03
A minha, meus amigos sabem que está baixíssima