A história perturbadora por trás de "Enrolados" (ou "Rapunzel")
Rapunzel é provavelmente uma das melhores princesas da Disney. No entanto, se você soubesse algo sobre a história original, você perceberia que, na verdade, ela não é destinada a crianças. Isso ocorre porque a bruxa foi pior do que nunca e o príncipe acabou vivendo uma vida muito mais trágica. Neste artigo, vamos explicar a história que foi modificada pela Disney para ser transformada em um conto de fadas para o público infantil. Você se atreve a conhecer a verdade? Vamos começar!
O princípio
Havia uma vez um homem e uma mulher que sempre quiseram ter uma criança, mas todas as tentativas falharam. No entanto, um dia a mulher observou por meio da janela um jardim cheio de plantas e flores realmente preciosas. Essas ervas eram de propriedade de uma bruxa que possuía grande poder e que era temida por todos. Por esse motivo, ninguém nunca havia tentado ir até esse lugar maravilhoso. Acontece que um dia a linda mulher se apaixonou por uma flor (conhecida como Rapunzel) que parecia mágica e adoeceu por não conseguir a alcançar. Foi assim que o seu amado decidiu se aventurar no jardim para conceder o pedido de sua amada.

Não perca o novo vídeo do nosso canal do Youtube! A tecnologia para viagens ao espaço está evoluindo e é possível que se tornem populares dentro de poucas décadas! Contudo, o corpo humano não evoluiu para se adaptar ao espaço e isso pode causar complicações... Com a falta de gravidade, comida ruim e 10 vezes mais radiação que na Terra, o que acontece com o corpo humano quando vamos para o espaço? Confira:
Foi assim que o marido voltou com uma dessas flores e sua esposa a comeu imediatamente, pedindo que ele a trouxesse mais. No entanto, a segunda vez que o homem invadiu esse território, ele foi pego pela feiticeira. Então, a bruxa disse a ele que, para perdoá-lo, ele tinha que lhe dar o bebê que sua mulher enfim conseguiria ter para que fosse criado como sua própria criança e assim o homem fez. Desta forma, a fertilidade da mulher foi curada e logo ela ficou grávida. Depois de dar à luz, eles levaram a pequenina para esta misteriosa senhora.
Acontece que a feiticeira nunca conseguiu a tratar como sua própria filha e quando ela chegou aos 12 anos de idade, ela a trancou em uma torre com uma única janela pela qual o lado de fora poderia ser observada. Sempre que a velha desejava vê-la, pedia a Rapunzel que deixasse o seu cabelo cair na varanda e assim ela escalava até a menina. Rapunzel era doce e delicada, mas a bruxa não manteve nada de bom para ela em seu coração. Os anos se passaram lentamente e a menina se sentia muito sozinha e entediada.
llustración de Rapunzel de los hermanos Grimm
— Clanlupi Artesanía (@Clanlupi) 16 de agosto de 2017
?Arthur Rackham#ArteYArt ;) pic.twitter.com/DPSK9iOGif
O príncipe
Um dia, um príncipe galopou a cavalo pela floresta quando ele de repente foi parado pelo doce som da música da adolescente. Infelizmente, ele não conseguiu encontrar nenhuma maneira de escalar a torre. Outro dia, voltou a investigar a área e avistou a bruxa subindo pelo cabelo da menina. Desta forma, ele teve a ideia de se passar pela feiticeira e pedir a Rapunzel para que ele subisse pelos seus cabelos. A jovem nunca tinha visto um homem antes e estava aterrorizada.
No entanto, o príncipe começou a falar de maneira amigável com ela e em pouco tempo o medo da moça desapareceu. Foi então quando o rapaz pediu que ela fosse sua esposa e a mulher concordou instantaneamente. Mas eles esqueceram um obstáculo bastante notável: a menina não sabia como escapar de sua prisão. Foi assim que Rapunzel pediu para que ele levasse um carretel de seda toda vez que a visitasse. Desta forma, ela confeccionaria uma escada, escaparia da torre com a ajuda dela e assim eles fugiriam de cavalo. Eles continuaram com este plano, sempre com muito cuidado para que a bruxa não descobrisse nada, mas tudo isso se tornou muito mais complicado depois que a jovem cometeu um grave erro.
Domingo Grimm: "Enredados." pic.twitter.com/q5TqKdTTEb
— Los dos villanos. (@Los2Villanos) 19 de dezembro de 2016
A gravidez
A verdade é que o menino adorava visitar Rapunzel todos os dias e não chegou à conclusão de que seria mais rápido lhe levar uma escada. Além disso, ele nunca disse à garota que ela poderia engravidar depois de suas noites de paixão. Diante disto, com toda a sua ingenuidade, a moça fez uma pergunta à bruxa que, infelizmente, a condenou. Ela questionou a razão pela qual sua barriga crescia e pesava cada vez mais. Foi assim que a bruxa percebeu o que aconteceu e a puniu de maneira muito severa...
A tragédia
Depois de entender que Rapunzel tinha tido contato com o mundo exterior e tinha traído a confiança dela, a feiticeira decidiu cortar os cabelos da moça. Feito isto, ela jogou a menina sozinha no meio da floresta para que ela sofresse amargamente e amarrou os seus longos cabelos em cima da torre para fingir que ela ainda estava lá. Isso nos faz ver que a adolescente não era tão inteligente, pois ela poderia ter escapado dessa mesma maneira.
"Rapunzel, Rapunzel, let down your hair!"
— Kate E. Hayden ? (@Kathleanore) 9 de janeiro de 2018
...Try to sell that illustration to a kidslit publisher today. ? #illustration by P. Grot Johann & R. Leinweber from: Kinder- und Hausmärchen by Jacob & Wilhelm Grimm, Stuttgart: Deutsche Verlags-Anstalt, 190?. pic.twitter.com/a84iuzvc52
Naquela mesma noite, o príncipe novamente pediu à menina que soltasse os cabelos para que assim ele pudesse a ver, mas ele ficou surpreso quando chegou ao topo do prédio. A bruxa disse a ele: "o pássaro precioso que cantou para você se foi para sempre e você nunca mais o verá. O gato a perseguiu e arranhará os seus olhos também. Você perdeu Rapunzel, esqueça-a”. O menino estava cheio de dor e, desesperado, se jogou pela janela. Embora ele tenha sobrevivido à queda, quando ele alcançou a terra, cortou os olhos com raminhos afiados e acabou ficando cego.
O final
O homem tentou viver na floresta comendo frutas e raízes frescas. Ao mesmo tempo, Rapunzel deu à luz a gêmeos, sem sequer saber o que era estar grávida ou abandonada na natureza (a bruxa queria que sua punição fosse realmente dolorosa). Poucos dias depois de dar à luz a seus bebês, ela avistou o jovem e chorou, o abraçando desesperadamente. As lágrimas tiveram um efeito mágico nos olhos do príncipe e o fizeram recuperar sua visão. Foi assim que eles finalmente escaparam e viveram felizes em seu reino para sempre. O que você acha? Você conhecia a história original?
Se gostou deste artigo, nos deixe um comentário, compartilhe com todos e nos acompanhe também no Instagram!
Fonte: Twitter 1 / Giphy
En la historia de los Grimm, Rapunzel da a luz a gemelos. Las incursiones del príncipe a la torre dieron sus frutos.. pic.twitter.com/Pv4DGKHcGz
— Biblioteca de Seshat (@LibrosdeSeshat) 20 de setembro de 2014
Não perca o novo vídeo do nosso canal do Youtube! Em algum momento da vida, você ouviu falar que o ser humano usa apenas 10% do nosso cérebro, não é mesmo? E provavelmente te disseram que seria possível que fizéssemos coisas espetaculares se conseguissemos usar mais que 10%, como atravessar paredes, ler mentes, mover objetos... Neste vídeo, vamos descobrir se isso é MITO ou VERDADE e de onde surgiu essa história:























