Incrível!DicasSaúde e Beleza

Publicado 2018-02-12
0 Comentário

Sangue, espasmos, dor e mais 4 sintomas na menstruação que podem indicar graves problemas de saúde

Mesmo com a onda de mensagens de apoio à liberdade feminina e à naturalidade do corpo, há tópicos que ainda são um tabu ao serem falados. Por mais que metade da população mundial tenha passado, passe ou vá passar pelo menos uma semana por mês menstruada, ainda é complicado conversar sobre isso abertamente. Isso é especialmente ruim porque faz com que as pessoas não saibam sobre os verdadeiros sintomas de problemas que podem estar tendo em seus corpos e sejam indicados durante esse período, justamente por não conversarem sobre isso.

Contudo, quando se trata de nosso corpo, devemos fazer um esforço e discutir certos assuntos para que nossa saúde seja a melhor possível. O período menstrual é um momento em que nem todas as mulheres conseguem decifrar se o que sentem é por causa da semana ou se é um problema que vai além disso e que põe em perigo nossa saúde. Fizemos este artigo como um passo a ser dado para que possamos saber o que acontece com nosso corpo. Caso perceba algo, converse com uma ginecologista da sua confiança.

Confira os 7 sintomas na página seguinte.

1- Sangramento fora dos dias esperados do mês

A não ser que você tome anticoncepcional, acontece de a menstruação não chegar exatamente no mesmo período do mês. O ciclo de um período menstrual geralmente é de 28 a 32 dias, o que dá uma margem para que pequenas alterações estejam mais ou menos dentro do normal. Contudo, se entre um período e outro você tiver uma menstruação inesperada, perceber que desceu durante apenas um dia muito fora do calendário ou sangrar após ter relações íntimas, pode ligar um alerta e fazer um check-up para conferir se está tudo bem com você.

2- Coágulos muito grandes

É normal que, durante seu período menstrual, o sangue não saia tão fluido e forme pequenos coágulos. Contudo, se você estiver trocando seu absorvente normalmente, de 6 em 6 horas, mas se essas bolas de sangue estiverem muito grandes, é bom conferir em um exame com uma médica se está tudo certo com você. Não tenha vergonha em tirar uma foto para mostrar para ela, porque é dessa maneira que ela poderá dizer se está tudo certo ou se esses coágulos podem ser motivos para uma maior preocupação.

Veja outros sintomas importantes na página seguinte.

3- Sangramento pesado

A não ser que você menstrue há pouco tempo, tenha começado ou trocado algum método anticoncepcional ou esteja perto da menopausa, a quantidade de sangramento não deve aumentar muito de uma hora para outra. Claro, é quase impossível saber a quantidade mensal exata, mas se você precisar de mais absorventes que o normal, é uma boa ideia fazer uma visita à sua ginecologista porque não sabe o que está causando muito sangramento. Poderia haver um desequilíbrio de hormônios ou algo mais grave.

4- Dores intensas na cólica

Após ter tido um bebê ou passado por um período de estresse extremo, é normal sentir dores mais intensas na TPM ou logo depois de começar o ciclo. Além disso, choques térmicos nesse período podem ficar mais fortes. Contudo, se não houve alterações grandes na sua vida, não faz sentido a sua cólica ficar tão forte.

5- Dor forte na cintura
É comum sentir uma dorzinha na parte inferior da coluna durante a menstruação, mas sentir essas dores muito mais fortes ou percebê-las na região da cintura é um sinal de alerta. Ainda mais quando a dor não é simplesmente constante, mas também acompanha fincadas mais fortes.

Na página seguinte, confira os sintomas mais importantes.

6- Dor ao defecar

É possível que esse não seja um problema relacionado ao seu sistema reprodutor, mas ao excretor. Aliás, existem várias razões que podem levar a isso e a maioria dessas razões não tem nada a ver com a menstruação. O problema real é se você sentir dor ao defecar apenas quando está naqueles dias. Isso pode ser um sintoma da temida endometriose. Claro que não necessariamente é essa a causa, mas é bom conferir porque pode ser um sinal de que o tecido do útero está crescendo justamente em direção ao apêndice e ao intestino.

7- Alteração dos sintomas regulares da menstruação

A não ser que você tenha ingerido bebidas alcoólicas muito mais que o normal, alterado muito a rotina de exercícios e de alimentação, trocado de anticoncepcional ou esteja sob muito estresse, é bom ficar em alerta. Primeiro, compre um teste de gravidez. Deu negativo? Procure um médico. As mudanças podem acontecer a qualquer momento e é muito importante que você saiba por que elas estão ocorrendo. Não há motivos para se sentir envergonhada ao lidar com essas questões e é muito importante quebrar o tabu sobre elas.

Se gostou deste artigo, nos deixe um comentário, compartilhe com todos e nos acompanhe também no Instagram!
Fotos: Pixabay/Unsplash

3
Abby, dos Estados Unidos, teve uma infestação de vermes nos olhos. Apenas 11 casos desse tipo foram identificados nos EUA
O que você acha?! Juntar-se à conversa