Incrível!

Publicado 2018-02-18
0 Comentário

As funções da alça dos tênis esportivos que as pessoas não conhecem

Os tênis de corrida (ou também conhecidos como running), também chamados de “tênis esportivos”, são uma invenção relativamente nova, pois têm apenas pouco mais de 200 anos de idade. Hoje em dia, a maioria das marcas de sapatos os fabricam em uma grande variedade de estilos, para todos os tipos de superfície, distâncias e velocidade. Além disso, as marcas fazem com que esses calçados estejam disponíveis em diferentes tamanhos, para assegurar que o cliente tenha o ajuste perfeito. É por isso que não é de se estranhar que, com as grandes modernidades dos dias de hoje, os tênis esportivos tragam consigo alguns detalhes que nós nem percebemos.

As funções da alça dos tênis esportivos que as pessoas não conhecem 1

Provavelmente você já percebeu que a maioria dos sapatos desse tipo tem um pequeno adorno que costumamos chamar de “alça” ou “laço”, dependendo do lugar em que você estiver. Pois bem, se você costuma praticar esportes frequentemente, talvez já tenha usado essa peça, no entanto, há muitas outras pessoas que não conhecem a função dela. Fizemos algumas pesquisas a respeito e descobrimos que não tem apenas uma função, mas várias.

Nas próximas páginas você vai ver como são úteis as funções dessa pequena parte do seu tênis, não perca!

As funções da alça dos tênis esportivos que as pessoas não conhecem 2

Não perca este vídeo do nosso canal do Youtube! Já imaginou passar suas férias na praia e, chegando lá, descobre que é uma das mais perigosas do mundo? Para garantir que isso não aconteça, separamos uma lista das Top 10 praias que você deveria conferir...mas apenas em fotos:

1. Para calçar melhor

Para começar, algo com que todos concordam é que esse laço foi posto nesse lugar específico com o objetivo de te ajudar a calçar melhor os seus sapatos. Às vezes dá trabalho colocar o pé dentro do sapato pois ele pode encolher (se foi lavado previamente) ou porque ele é feito de um material que dificulta essa tarefa. Por essa razão, se você pegar o sapato por essa alça, não vai ter que enfiar a mão dentro do sapato e nem se sujar pegando na sola, se ela estiver suja. Aqui estamos todos de acordo, certo?

1. Para calçar melhor

2. Lavanderias

Acontece que, por outro lado, em muitos lugares dos Estados Unidos, onde lavanderias públicas são muito comuns, as pessoas costumam amarrar seus sapatos por esse laço, para que cada par permaneça junto e não se misture com os sapatos de outras pessoas. Basicamente, seria um método de identificar rapidamente qual par de sapatos é o seu. No entanto, isso só tem importância nos Estados Unidos, já que no resto do mundo não temos essa prática de usar lavanderias públicas.

Quer saber mais usos dessa pequena alça dos seus sapatos? Continue lendo!

2. Lavanderias

3. Pendurar sem deformar

Outra forma de fazer bom uso dessa parte do seu calçado é na hora de carregar vários sapatos ao mesmo tempo, você precisa apenas prendê-los com prendedores de roupa a uma corda. Isso também serve para não deformar a forma dos sapatos se eles se engancharem uns nos outros. Mas não confunda este método com o de pendurar sapatos em fios de energia elétrica e árvores, pois isso é uma prática usada para “marcar” territórios de gangues ou de venda de substâncias ilícitas, principalmente em países latinos e nos Estados Unidos.

3. Pendurar sem deformar

4. Passar o cadarço

Da mesma forma, outra maneira de usar essa alça de tecido, bastante incomum para muitas pessoas, porém muito típica de pessoas que praticam esportes profissionalmente, é a de passar o cadarço através dela, de forma que o cadarço fique amarrado ao redor do tornozelo. Isso, além de melhorar a fixação do sapato, evita que o cadarço fique preso em alguma parte do tênis ao chutar uma bola, como no caso dos jogadores de futebol. No entanto, essa prática não é muito recomendada pois os tênis esportivos devem ficar firmes no pé sem você precisar mexer no cadarço.

Na próxima página estão as duas últimas dicas, não perca!

4. Passar o cadarço

5. Material refletor

Certamente, você deve ter percebido que esse pedacinho de tecido é, em geral, feito de um material refletor, o que aumenta a segurança das pessoas que praticam esportes de noite, como correr. No entanto, há muitos sapatos modernos que não têm o laço, apenas um pedacinho de borracha no lugar dele. Por quê? Bem, talvez você tenha pensado que isso seja típico de botas de snowboard, para que fiquem presas à prancha, mas não é isso.

5. Material refletor

6. Outra curiosidade

Acontece que esses pedaços de borracha (que às vezes são feitos de outros materiais, como plástico), estão aí para quando você não quiser tirar os sapatos com as mãos e preferir fazer isso com os pés, sem estregar a parte de trás do sapato e sem danificar a sola. É muito engenhoso, não? Agora você sabe as cinco funções que dessa pequena alça. O que você acha? Quais serão os próximos atributos que os fabricantes vão incorporar aos calçados? Que tipos de tênis esportivos será que vamos ter em 20 anos?

Se gostou deste artigo, nos deixe um comentário, compartilhe com todos e nos acompanhe também no Instagram!
Fonte: StarStock / YouTube

6. Outra curiosidade
3
O que você acha?! Juntar-se à conversa
Formandas que não tem ideia do que significa "ter bom gosto"