7 Comentário

A verdadeira origem de Moana da Disney

Em 2 de dezembro do ano de 2016, estreava mais um filme da Disney, “Moana”, um filme cujo sucesso nos fez lembrar de um dos seus predecessores mais lembrados, como "Lilo & Stitch", mostrando uma realidade que não víamos há muito tempo: o oceano Pacífico. Com a ajuda da jovem Lilo e seu amigo extraterrestre Stitch, já poderíamos ter um primeiro contato com alguns aspectos da cultura desta região, mas com Moana conseguimos mergulhar ainda mais nesse universo, definitivamente.

De acordo com o cenário do filme, mergulhamos na Polinésia, uma região que inclui várias áreas do Pacífico, como Simoa, Havaí, Tonga, Nova Zelândia, Ilhas Cook e muitos outros. Assim, a cultura interessante da área aludida e o carisma da protagonista Moana, nos transporta para um mundo que nos envolve e nos deixa apaixonados. Mas o que realmente sabemos sobre a realidade desse mundo que a produção nos apresenta? Neste artigo, apresentamos todos os mistérios por trás do contexto desse sucesso.

A verdadeira origem de Moana da Disney 1

A primeira coisa que você deve saber, é que esta produção faz constantemente alusões aos elementos da cultura polinésia e sua mitologia. Existe uma crença popular de que os primeiros nativos da região têm origens em um lugar chamado Hawaiki, onde acredita-se que as almas dos habitantes retornam após suas mortes. Independente disso, os primeiros habitantes das ilhas da região da polinésia vêm do Sudeste Asiático, área a partir da qual começaram a emigrar há 2000 anos.

A verdadeira origem de Moana da Disney 2

Em breve começaram a surgir entre esses habitantes algumas fórmulas organizacionais em torno da tribo, que foram tomando forma em torno de um chefe, que no caso do filme em questão em que nos inspiramos para escrever este artigo é “Tui”, o pai de Moana. Apesar da maneira não condizente com a realidade na distribuição da tribo em termos de hierarquia, visto as hierarquias clássicas observadas em realidade, a maioria dos habitantes ainda conhece e pode mencionar o grupo a que pertencem.

A mitologia da Polinésia gira eminentemente em torno de elementos básicos da natureza, principalmente o oceano e a água, mas também outros elementos, até mesmo o ser humano, do qual acredita-se que possui um poder místico chamado de "maná". Acreditava-se que, dependendo da quantidade de tanto ruim quanto boa que cada indivíduo acumule de “maná", ele poderia obter maior ou menor poder. O "maná" é considerado como sagrado e por isso foram inventados métodos muito complexos para proteger esse poder.

Por exemplo, ninguém na tribo poderia se aproximar dos templos da tribo ou até mesmo da sombra do chefe desta tribo. E, claro, se alguém tivesse a ideia de violar essas normas conhecidas pelo nome de "tapus", esse receberia uma punição severa, que em muitos casos não era outra senão a morte. No que diz respeito à água, a mitificação desse fator se enraíza na forte tradição naval e na pesca que foi gerada a partir do primeiro momento em que essas pessoas começaram sua jornada pelas ilhas acima mencionadas.

A verdadeira origem de Moana da Disney 3

Nesta linha de raciocínio, sua tradição, crenças e religião tendem girar em torno deste poder. Os polinésios eram politeístas e o elenco de deuses que configurava o que era entendido por ser sua religião era bastante variado. Juntamente com os deuses, poderia também haver uma série de semideuses e heróis que os acompanhavam, já que habitavam os templos e em cuja honra os nativos investiram numerosos esforços para elaborar cerimônias e rituais complexos de oferenda e agradecimento. Estes foram realizados por uma espécie de sacerdotes conhecidos pelo nome de "Oráculos".

Um desses semideuses populares não era outro senão Maui, o companheiro inseparável de Moana na jornada deste filme. Mas, embora no filme, este personagem aparecesse como o clássico amigo engraçado, na realidade suas características são bem diferentes: sarcástico, capaz de se metamorfosear e muito travesso. Ele também é tido como o responsável por coisas importantes como a invenção do fogo, as horas do dia e a própria existência das ilhas da região polinésia onde vivem todos os personagens da produção.

Se você gostou deste artigo, deixe um comentário em nossa página! Compartilhe com os seus amigos e não esqueça de seguir o nosso perfil no Instagram!
Fonte das imagens: Unsplash / Pixabay / Pixels / Twitter

4
O que você acha?! Juntar-se à conversa
As vezes em que pessoas que dormiram em poses super engraçadas
25/03/18 06:03
UE vivendo e aprendendo.
23/03/18 07:03
Eu pensava que era só um desenho animado para entreter crianças
23/03/18 07:03
Beatriz Cavallini..olha isso
23/03/18 07:03
Preguiça de ler
23/03/18 07:03
Preguiça de ler
23/03/18 07:03
Mary Duda Marques Nascimento
23/03/18 07:03
Raphaela Rodolfo Rodolfo
22/03/18 07:03
Luana Soares Elton Jesus