Vida Saudável

Publicado 2018-04-10
0 Comentário

5 motivos pelos quais o celular está te fazendo infeliz

Está precisando passar um tempo longe do celular? Difícil! Um aparelho eletrônico responsável por sua agenda de contatos, suas fotos, seus próximos compromissos, seu banco on-line, redes sociais, aplicativos de idiomas e também seu lazer com joguinhos é todo feito ali... Poxa, você já pensou quantas funções seu celular tem na sua vida? Tudo ao seu alcance em um simples toque. De acordo com uma pesquisa do YouGov e o Huffington Post, 63% dos jovens de 18 a 29 anos dormem com seus aparelhos embaixo do travesseiro.

Contudo, isso pode estar deixando as pessoas cansadas e infelizes. Aí há uma grande questão, pois de acordo com estudiosos as luzes emitidas por celulares e computadores estimulam neurônios “despertáveis”, causadores de insônia e outros distúrbios relacionados à ele. Sabemos que é muito difícil ficar longe de toda a tentação quando ela é de tão fácil acesso, por isso esse artigo elenca alguns motivos pelos quais o celular está te deixando infeliz e uma forcinha para deixá-lo longe na hora de dormir. Confira!

Veja como é possível melhorar sua qualidade de sono na página seguinte.

1. Radiação

De acordo com a National Cancer Institute os nossos celulares emitem radiações eletromagnéticas que se absorvidas pela podem ser absorvidas pela nossa pele. Nenhuma pesquisa confirmou este dano da relação entre celulares e o câncer, mas a International Agency for Research on Cancer, afirma que essas transmissões vir a transformassem em câncer. Ainda de acordo com eles, se o telefone estiver conectado ao Wi-Fi os riscos aumentam.

2. Ele tira o tempo para ler e a qualidade de sono

Isso tudo porque a luz que uma lâmpada emite não tem o mesmo estímulo do que um smartphone. Isso já foi constatado. A dica que fica é a de que se o seu sono não chega, você deve iniciar uma leitura de um livro e isso vai ajudar a entrar no ciclo natural do seu sono. Você estará preenchendo um tempo aprendendo algo e não há momento melhor do que antes de pegar no sono.

Veja na página seguinte como o celular é prejudicial ao sono.

3. Ele reduz o tempo para você mesmo

Em um mundo cada vez mais imediatista e rápido nada é mais saudável do que termos momentos a sós para refletirmos sobre a nossa vida e como podemos melhorá-la num aspecto geral. E devido à todas funções do celular, principalmente a facilidade de se estar em várias redes sociais, conectado a todo mundo o tempo todo, você sempre esquece de conversar com você mesmo. Por isso, afaste-se do celular e se dê um tempo de reflexão.

4. Ele reduz sua criatividade

Claro que com tanta informação disponível em um pequeno clique, nos tornamos cada vez mais cegos para os sons e imagens ao redor. E isso pode mudar se você estipular horários e fazer pequenas mudanças em seu comportamento como o de a todo momento estar no celular. Ao diminuir os seus acessos, você pode parar de se privar do que está ao seu redor, estimulando sua criatividade e visão de mundo.

Confira outras razões na página seguinte.

5. Ele te atrapalha para dormir

Dormir é maravilhoso e, mais do que isso, é essencial. É durante o sono que o corpo recupera suas energias, otimiza o metabolismo e ainda regulariza os hormônios essenciais para o nosso corpo, como o do crescimento, por exemplo. A falta de barulhos e ruídos, e a ascensão do silêncio, dá ao sono ainda mais qualidade. Há estudos que comprovam que, em média, perdemos de 30 a 60 minutos quando não colocamos nosso celular fora do quarto para dormir.

Desintoxicação digital

É um movimento que vem ganhando cada vez mais adeptos pelo mundo. "Disconecte para reconectar" é o lema da Digital Detox, uma das organizações que iniciaram o movimento em São Francisco, Estados Unidos. A ideia surgiu quando o fundado, após trabalhar por mais de 70 horas seguidas, foi parar no hospital e diagnosticado com exaustão. O período para um descanso digital é de pelo menos três dias. Falta de sono, de concentração ou até mudança de humor podem ser indícios de que seu corpo pede por uma desintoxicação.

Se gostou deste artigo, nos deixe um comentário, compartilhe com todos e nos acompanhe também no Instagram!
Fotos: Pixabay/ Instagram

8
O que você acha?! Juntar-se à conversa
7 Fenômenos que avisam que estamos chegando ao fim...