4 Comentário

Avós são indispensável para se crescer feliz, segundo estudos

Em um estudo feito pela London School of Economics and Political Science, chegou-se à conclusão de que a presença das avós na criação de uma criança é de extrema importância para que ela seja feliz. Segundo os estudiosos elas tem papel fundamental no desenvolvimento dos netos e provoca um bem-estar de suma importância para que fortaleça para os desafios que virão. Na pesquisa confirma-se que as avós maternas costumam ser mais presentes neste tipo de relação com os netos.

Avós são indispensável para se crescer feliz, segundo estudos 1

Além disso, especialistas entendem que os benefícios nesta relação é para todos os incluídos no âmbito familiar. Isso se deve ao fato de que os pais poderão dividir a missão de cuidar e com isso os benefícios para o netos são muito consistentes. Dentre eles: os netos estarão vivenciando a experiência de estar em outro ambiente e é indiscutível que a experiência e sabedoria das avós pode auxiliar a família em momentos mais difíceis.

Avós são indispensável para se crescer feliz, segundo estudos 2

Se a criança frequenta a casa das avós ela tende a se enriquecer muito, pois receberá múltiplos estímulos, aumentará o seu repertório e aprenderá a coabitar um lugar diferente, com pessoas variadas, do seu núcleo familiar. Atualmente, não se utiliza mais a palavra velho é considerada ultrapassada. Nada mais justo, pois a convivência com os netos traz uma vida nova à casa das avós e elas se sentem renovadas quando tem a responsabilidade de cuidar de uma criança. É algo como encontrar seu valor socialmente. É ótimo sentir-se útil e isso dá um certo sentido dos mais velhos.

Avós maternas são fundamentais para criança

Avós maternas são fundamentais para criança

Com base em um apanhado de 45 pesquisas sobre famílias em todo o mundo, interpretou-se que uma criança tem maior probabilidade de ser feliz se a mãe receber ajuda de alguém da família, especialmente se ela vier das avó materna. Ainda segundo o estudo, o extenso tempo de dependência da infância e intervalos pequenos de parto, faz com que as mães tenham várias crianças dependentes, o que exige um alto gasto de energia dela. Nada melhor do que poder dividir essa carga com alguém que tenha experiência no assunto.

Avós maternas são fundamentais para criança 1

Outra revelação, de acordo com o estudo, é a de que se há a ajuda de um parente o possibilidade de que essa criança sobreviva aumenta bastante. E quando a mãe das crianças morrem, as avós tornam-se responsáveis pelo sucesso da criança. Enquanto isso, incrivelmente, os pais têm efeito quase nulo sobre a sobrevivência dos filhos. O estudo mostra que em apenas um terço eles trazem algum benefício. Não é de se admirar que abandonos afetivos sejam comuns em nossa sociedade.

Avós maternas são fundamentais para criança 2

Há também uma parte do estudo que fala sobre a influência das avós paternas. A conclusão é de que a relação entre elas e os netos também são benéficas, no entanto, o problema é que elas mostram mais variações do que as maternas em relação à sobrevivência da criança. Isso poderia ser comprovado também pela teoria do chileno Alejandro Jodorowsky. De acordo com ele, a avó materna é quem transfere a maior quantidade de genes dentre os familiares. Daí poderiam achar mais pontos em comum com avós maternas.

Avós maternas são fundamentais para criança 3

Pais X Avós

Claro que seu relacionamento com as avós dos seus filhos nem sempre vai ser maravilhoso, pois vão haver desentendimentos na criação das crianças. São doces dados fora da hora, formas de tratar a saúde, entre outros temas, que podem gerar um desentendimento entre as partes. Mas não precisa de estressar, pois é normal que as pessoas mais velhas sintam que são mais sábias para resolver qualquer assunto. E você sabe lidar com isso?Seguem algumas dicas.

*É difícil, mas você tem que confiar na relação existente entre netos e avós. Nada de fazer lista do que pode ou não fazer. Acredite na relação deles e respeite a atitude deles;
* Avós podem e devem querer fazer parte da vida dos netos. Eles podem acompanhar consultas ao pediatra, ir a reuniões da escola, etc.;
* A definição de papéis é fundamental para uma boa relação. A autoridade pertence aos pais e a sabedoria aos avós. E quando houver um conflito nada melhor do que uma boa conversa para chegar a um consenso.

Se gostou deste artigo, nos deixe um comentário, compartilhe com todos e nos acompanhe também no Instagram!
Fotos: Pixabay/ Giphy

Pais X Avós
15
O que você acha?! Juntar-se à conversa
O SUMIÇO de JIM CARREY Após Seus Problemas Emocionais
23/04/18 06:03
Nunca me senti tão importante, como nesses últimos 11 anos....Anna Luiza... Matheus.....Não é Vivian Vívian Ruiz e Carlos Eduardo Gomes Ruiz.....Sou avó e pronto....
23/04/18 06:03
Lucia Alves estou esperando vc aposentar hahahahaha
23/04/18 06:03
Aaaaaaai meu Deus kkkk isso eu já sabia viu vovó coruja
23/04/18 06:03
Marta Neves da Silva Regina Pontes