36 Comentário

Simaria foi diagnosticada com tuberculose ganglionar. Entenda o que é e os riscos da doença

Simaria, finalmente, após 5 dias em observação no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, foi diagnosticada com tuberculose ganglionar. A integrante da dupla com Simone, sua irmã, recebeu alta ontem, dia 17, e vai continuar o tratamento em casa, mas com todo o auxílio médico necessário. Segundo especialistas a doença não é contagiosa e o índice de mortalidade dela é muito baixo. A infecção bacteriana do tipo ganglionar é provocada pelo mesmo bacilo da tuberculose pulmonar, porém é considerada uma forma mais rara da doença.

A tuberculose pulmonar está presente em 85% dos casos. E bactéria conhecida como bacilo de Koch está presente em todos os órgãos: pulmão, coração, pleura e gânglios. As formas de transmissão deste tipo de bactéria é por meio da inalação de gotículas contaminadas pelo bacilo quando a pessoa infectada tosse, espirra ou até fala. A doença somente pode ser diagnosticada por meio de exames como baciloscopia, teste rápido molecular para tuberculose e cultura para micobactéria. Há também a possibilidade de identificação da doença via exames de imagem.

Diagnóstico

A doença somente pode ser diagnosticada por meio de exames como baciloscopia, teste rápido molecular para tuberculose e cultura para micobactéria. Há também a possibilidade de identificação da doença via exames de imagem. O tratamento para a doença de Simaria segue o mesmo do que o da tuberculose comum. De 6 meses a um ano, a pessoa deve se submeter a antibióticos.

Diagnóstico

Causa

A tuberculose tem cura, mas depende de uma rigorosidade por conta do paciente e o tempo de duração do tratamento é até os medicamentos conseguirem atingir as bactérias. Em relação às causas, a tuberculose ganglionar atinge pessoas com a imunidade baixa. A rotina repleta de shows, a má alimentação e também o estresse podem ter ajudado a doença a surgir.

Sintomas

Os sintomas não costumam chamar muito atenção e, por conta disso, podem se passar meses sem procurar auxílio médico. As pessoas atingidas costumam entender os sintomas como resultado do estresse, da vida corrida e do dia-a-dia puxado. Mas temos que ficar atentos aos sintomas que incluem a febre, inchaço com dor, tosse, calafrios, perda de apetite e suor excessivo.

Prevenção

A melhor maneira de prevenção é via vacinal. As crianças são vacinadas ainda pequenas contra a tuberculose por meio da BCG ( Bacillus Calmatte-Guérin). Ela é ofertada gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde. Este tipo de vacinação já é feito nas primeiras 48 horas de vida do bebê. Além disso, ela faz parte do calendário de vacinação público.

Causa

Conscientização

O Ministério da Saúde sempre tem lançado campanhas no intuito de conscientizar sobre a tuberculose utilizando famosos como Tiago Silva, zaguerio do Paris Saint-German, e o cantor Thiaguinho. Ambos foram contaminados e curados da doença por completo. Mesmo curável, a tuberculose mundialmente tem um alto índice de contaminação, 6 milhões de pessoas, e de morte, 1 milhão, por ano. Em relação ao Brasil, a doença tem anualmente 70 mil casos e 4.500 mortes.

Tuberculose no Mundo

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), desde 2000 os casos de tuberculose caíram 37% em todo o mundo. Porém, mesmo com esta boa notícia, também é informado pela entidade internacional que a doença matou mais do que o HIV no ano de 2016. Além disso, a tuberculose também é tida como a mais comum causa de morte relacionados à resistência bacteriana e principal causa de óbitos de pessoas com HIV.

Se gostou deste artigo, nos deixe um comentário, compartilhe com todos e nos acompanhe também no Instagram!
Fotos: Giphy/ Pixabay/Twitter

34
O que você acha?! Juntar-se à conversa

Criança contrai doença da Idade Média e causa temor nos Estados Unidos
22/04/18 06:03
Talvez as noites de sono que ela perde fazendo show, aliados a alguma dieta pode ter prejudicado a imunidade dela, Deus abençoe que ela melhore logo
21/04/18 06:03
Isabel Passos eu disse o que muitas vezes acontece por aí mesmo.Vc já ouviu falar de anorexia? E o pq isso acontece? Na maioria dos casos é por vaidade.
21/04/18 06:03
Que povo mais ingnorante. Ela é um ser humano, independente se ela canta bem ou não, se ela faz regime ou não. Ela está doente, cambada mal amadas. Vamos torcer e orar para que ela se cure, é isso que temos que fazer.
21/04/18 06:03
Deus abençoe! Continue se tratando e seguindo as recomendações médicas.
21/04/18 06:03
Deus te livre de um dia tbm ficar doente, o que eu não quero pra mim não desejo para o próximo nunca devemos julgar as pessoas ainda mais por doenças pois Deus pode tudo nunca diga coisas que não sabe,
21/04/18 06:03
Tudo vira motivo de bate boca nesse face.
21/04/18 06:03
Melhoras simaria Deus esta contigo
21/04/18 06:03
Que Deus te traga muita saude
21/04/18 06:03
Rejane Bastos olha isso
21/04/18 06:03
Hummmm, agora está explicado!
20/04/18 06:03
Marcella Morais mas foi nesse ponto que eu quis chegar, doença não escolhe gordo ou magro.
20/04/18 06:03
Cê não intendi nadika de nadaaaa, como essa minha escrita
20/04/18 06:03
Acho q tem muita gente falando besteira, ninguém está livre de qualquer doença, então melhor ficar calado e rezar para que não aconteça nem com vcs, nem com alguém de sua família.......
20/04/18 06:03
Amém, Sueli Bertão, a rotina desses artistas é muito puxada. Acabam deixando a saúde para segundo plano. Tomara que tire um tempo para descansar e se recuperar!
20/04/18 06:03
Ana Luiza O que é merda pra vc, pode ser strogonoff pra ela
20/04/18 06:03
Melhoras! Deus abençoe sempre!
20/04/18 06:03
Que fique bem logo e recupere a saúde.
20/04/18 06:03
Já tive é fácil de tratar
20/04/18 06:03
Quando é "pobre" e virose. T
20/04/18 06:03
Deus proteja essa menininha linda e feLiz.