3 Comentário

11 Sintomas físicos que podem ser sinal de ansiedade grave

O Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo e o quinto em casos de depressão. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no ano de 2017, 9,3% dos brasileiros têm algum transtorno de ansiedade e a depressão afeta 5,8%. Mas o real problema é que doenças mentais carregam consigo um estigma muito forte o que nem sempre permite com as pessoas atingidas recebam tratamentos adequados.

11 Sintomas físicos que podem ser sinal de ansiedade grave 1

Há sempre pessoas, que podem até ser familiares, que tentam diminuir nossos sentimentos, e complementam que tudo se resolve com um simples respirar fundo. E este tipo de atitude pode tornar a ansiedade ainda pior, pois pode intimidar a pessoa que sofre desse mal a se abrir. O que algumas pessoas podem não entender é que doenças mentais podem estar ligadas a falhas em neurotransmissores e até enzimas.

11 Sintomas físicos que podem ser sinal de ansiedade grave 2

A ansiedade traz não apenas uma eternidade de pensamentos problemáticos como também traz reflexos em nosso próprio corpo. Ela, então, atua no nível mental e físico. Por isso, por muitas vezes é de difícil diagnóstico e até tratamento adequado. Ago como um ataque de pânico, tido pela primeira vez, você pode pensar estar estar tendo um ataque cardíaco. Em outras crises de ansiedade sintomas com a tontura e asma podem estar presentes.

Por isso, a necessidade de esclarecer todos estes sintomas a um especialista como um psiquiatra ou terapeuta, para que você possa ser encaminhado a um tratamento eficaz. Além disso, o mais sensato a se fazer diante de uma doença mental é tratá-la desde o início para que consiga levar um vida normal e controlar os sintomas que muitas vezes podem trazer situações constrangedoras.

11 Sintomas físicos que podem ser sinal de ansiedade grave 3

O cérebro entende que o transtorno de ansiedade é presente quando você está sob ameaça mesmo que não haja nenhuma. Ao receber este sinal, seu corpo começa a se preparar e acaba entrando em modo de combate ou modo de vôo. Ambas formas foram usadas durante a evolução humana. Mas se esse mecanismo de segurança não for controlado, constantemente ele pode ser acionado e prejudicar o funcionamento normal do seu corpo.

Algumas pessoas conseguem identificar se seus sintomas físicos resultam de sua ansiedade, porém outras podem não entender sozinhas porque o corpo está reagindo de tal maneira. Os sintomas físicos mais comuns referentes a um transtorno de ansiedade são sudorese, falta de ar e até arritmia cardíaca. Mas rigidez muscular, tensão no pescoço e costas, dores de cabeça e tonturas, também podem ser sinais de um distúrbio de ansiedade.

11 Sintomas físicos que podem ser sinal de ansiedade grave 4

Além destes sintomas, a ansiedade também afeta o seu sistema digestivo, podendo causar
problemas estomacais, refluxo ácido, diarréia e necessidade freqüente de urinar. Fique de olho nos 11 sintomas que separamos a seguir:
1. Coração forte batendo ou batimento cardíaco irregular
2. rigidez muscular e dor
3. Pescoço e dor nas costas
4. Tontura
5. Dor de cabeça
6. dores de estômago
7. Diarreia
8. Falta de ar
9. sudorese
10. O desejo de urinar com frequência
11. refluxo ácido gástrico.

11 Sintomas físicos que podem ser sinal de ansiedade grave 5

Se você se identificou com este artigo de forma a se ver em algumas situações com os que foram citadas, você deve se consultar com um especialista e saiba que você não está sozinho, pois o transtorno de ansiedade já é considerado um problema de saúde pública. De acordo com a OMS, no Brasil, em 2015, eram 11,5 milhões com depressão e 18,6 milhões com transtorno de ansiedade.

Se gostou deste artigo, nos deixe um comentário, compartilhe com todos e nos acompanhe também no Instagram!
Fotos: Pixabay/ Giphy

37
O que você acha?! Juntar-se à conversa

Como ajudar uma pessoa com depressão?
20/05/18 06:03
Elaine Gitte Sargiani
03/05/18 06:03
Problema é quando você se identifica, ne? Gessi Tonin Welter
02/05/18 06:03
Amanda Prada Sorocaba Mauri leia isso.