Incrível!DicasVida Saudável

Publicado 2018-05-08
1 Comentário

5 jeitos de saber quando está começando a menopausa

Após uma certa idade, provavelmente após os 40 anos para as mulheres, tudo começa a mudar sutilmente desde a compra dos seus primeiros óculos, pois a visão não está mais lá essas coisas, até a algumas mudanças muito mais complexas em nosso organismo. Dentre as mudanças, é comum que menopausa dê as caras. E ela nada mais é do que o momento fisiológico após a última menstruação espôntanea. Neste momento estão sendo encerrados os ciclos menstruais e ovulatórios no corpo da mulher.

 5 jeitos de saber quando está começando a menopausa 1

A menopausa acontece em mulheres com idades entre 45 e 55 anos. O diagnóstico geralmente vem com a ausência de menstruação, mas há muitos outros sintomas que podem estar interligados. O processo de envelhecimento da mulheres continua sendo um tabu e não se fala muito das mudanças que serão experimentadas quando se atinge uma certa idade. Neste artigo falaremos do envelhecimento por meio dos sintomas da menopausa.

1. É mais difícil conter a bexiga

A Gravidez, o parto e a menopausa são fatores que podem contribuir para a perda do controle da bexiga em mulheres. Na verdade, cerca de 40% das mulheres acima dos 40 anos, tem a sensação de incômodo e uma grande dificuldade ao segurar o xixi. E, com isso, pode acontecer um acidente ao tossir, espirrar ou até ao rir. A dica que os médicos dão tem a ver com o fortalecimento dos músculos do interior da vagina, mais conhecido como os exercícios de Kegel.

2. Os esquecimentos tornam-se mais comuns

Se você já tinha como característica ser uma pessoa esquecida, mas sentiu que isto intensificou-se após os 40 anos, isso é bem comum. E o diagnóstico de
que isso seja menopausa é muito mais comum do que o de demência. Ter lacunas mentais quando a menopausa está próxima é normal. Porém, o mais importante ao ter estes esquecimentos é procurar um médico somente ele poderá te acalmar em relação aos sintomas e te diagnosticar corretamente.

1. É mais difícil conter a bexiga

3. Seu cabelo começa a cair

Logicamente, ao decorrer de nossas vidas a quantidade de cabelo que temos oscila bastante. Madeixas mais bonitas e aparentemente saudáveis são mais comuns no processo de gravidez, mas a queda é inevitável após o nascimentodo bebê. E devido às mudanças hormonais, com a chegada da menopausa, pode ocorrer a perda de cabelo. Mas não é momento de se desesperar há vários produtos no mercado para dar um jeito nisso e com a indicação médica tudo ficará bem.

2. Os esquecimentos tornam-se mais comuns

4. O cabelo cinza aparece literalmente em todo lugar

Os cabelos grisalhos aparecem a medida em que a idade avança, certo? Mas com o decorrer da menopausa eles estarão presentes em todo o seu corpo, definitivamente. E sim quando o cabelo começa a embranquecer, seu corpo inteiro terá os pêlos brancos. E você pode optar pro pintá-los ou abraçá-los como inevitável rumo da vida. Se a sua ideia for colorir os cabelos utilize um produto próprio para aquela região.

5. Onda de calor

Os números não mentem até 80% das mulheres já experimentaram ondas de calor durante a menopausa. E ainda, de acordo com dados de pesquisas as notícias não são nada boas, o calor pode durar de 7 a 11 anos. Se é algo que realmente tem te incomodado, o ideal é que você converse com a sua ginecologista sobre uma terapia de reposição hormonal. Outros medicamentos como antidrepressivos podem ajudar neste caso também.

Em suma, o envelhecimento é imbátivel para todas as pessoas, mas não precisamos ocultar isso do resto do mundo. Naturalmente, a chegada dos anos deve ser visto como algo natural e que pode ser encarado de uma forma muito sadia com o auxílio de médicos, uma dieta saudável e exercícios físicos. Não são todos que vão ter a possibilidade de viver com a companhia dos cabelos grisalhos e tudo o que isso envolve, por isso aproveite a beleza que existe em cada uma das fases da vida!

Se gostou deste artigo, nos deixe um comentário, compartilhe com todos e nos acompanhe também no Instagram!
Fotos: Unsplash / Giphy / Pixabay

3. Seu cabelo começa a cair
3
O que você acha?! Juntar-se à conversa

Por que temos pelo no queixo? E quando isso torna-se um problema?
23/05/18 06:03
Mulher nunca tem sossego afff