7 Comentário

10 frutas essenciais para as mulheres grávidas

Quem já teve alguma gravidez ou pretende passar por uma sabe, que durante a gravidez o organismo materno passa por diversas alterações fisiológicas que sustentam o bebé em crescimento e também preparam o corpo para o momento do parto. Por isso, é importante manter-se uma dieta saudável, uma rotina minimamente estressante e, com certeza, exercícios físicos têm que ser feitos diariamente. Neste artigo daremos algumas dicas de frutas que ajudarão a desinchar, a diminuir a sensação de enjoo e até auxiliarão o parto.

Acerola

A acerola é uma das frutas mais indicadas a serem incluídas no cardápio da gestante. Por ser rica em vitamina C, um copo de suco de acerola é essencial ser tomado todos os dias pelas grávidas. As mais importantes propriedades destas frutas para grávidas estão em aumentar a imunidade e, assim sendo, evita gripes, resfriados e infecções. Além disso, é por conta da vitamina C que é facilitada a absorção de ferro pelo organismo feminimo o que ajuda na cicatrização de tecidos e dão um chega pra lá nos radicais livres. Já a falta desta vitamina está associada à pré-eclâmpsia, ao parto prematuro e a prejuízos ao sistema cognitivo do bebê.

Acerola

Banana

Rica em carboidratos, a banana contém vitamina B6, que ajuda na parte da formação do feto e evitar os enjoos comuns às gestantes. Além disso, as fibras da fruta dá uma sensação de profundo bem-estar e estimula os intestinos, fazendo com que o corpo produza a serotonina, responsável pela sensação de felicidade. Outro ponto positivo da banana é que ela é rica em hidratos de carbono, o que torna-a muito nutritiva, potássio e magnésio, o que ajudará a evitar as câimbras, o cansaço e até o aumento da pressão.

Goiaba

A fruta é rica em ácido fólico, substância importantíssima para o desenvolvimento cerebral do bebê assim como do seu sistema nervoso. Outra coisa importante é que a goiaba mantém um nível saudável de açúcar no sangue. Evitando o temido termo "diabetes gestacional". Uma goiaba todos os dias pode evitar este tipo de complicação.

Banana

Kiwi

Além de ser rico em vitamina C, o kiwi possui alto teor de fibra. O alimento ajuda a prevenir e tratar a prisão de ventre, evitando o surgimento de hemorroidas gestacionais. Além disso, a fruta é rica em ácido fólico que é muito importante para o crescimento de órgãos vitais e o desenvolvimento geral do feto no útero.

Laranja
A grande quantidade de vitamina C presente na laranja auxilia muito na absorção do ferro pelo organismo, o que muitas vezes causa problemas para as mulheres. Outros pontos interessantes da laranja é a presença de minerais e fibras.

Mamão

O mamão já começa a contar benefícios a partir de sua riqueza em água, além disso, é uma ótima fonte de vitamina A, B1, B2, B3, B9 e C. Além de mineirais como o cálcio, ferro, magnésio sódio e potássio. Outro ponto favorável, é que ele auxilia muito no bom funcionamento do instestino pela presença da enzima chama papaína.

Goiaba

Melancia

Por sua constituição dar-se basicamente por água (90%), a melancia além de manter a hidratação do corpo, atua como antioxidante e também tem uma função diurética. Isso faz com que a grávida consiga manter-se hidratada e ainda livre de toxinas.

Mirtilo
Esta fruta é considerada um regulador natural do peso e vai ajudar na formação óssea de seu bebê. Com uma composição rica em vitamina K, C, Cobre e fibras, o mirtilo fortalece o sistema imunológico, ajuda a manter o ferro no organismo e também reduz a ansiedade.

Morango

Esta pequena fruta é rica em fibras e ajuda no melhor funcionamento intestinal. Além disso, contém um alto teor de vitamina C, o que, certamente, aumenta a imunidade da gestante. O morango também conserva outras propriedades por ser rico em ácido fólico.

Tâmara
A tâmara também é rica em fibras e, por isso, o seu sistema digestivo irá agradecer a ingestão dela. Outros benefícios da fruta é que ela ajuda a diminuir os níveis de colesterol e não é nada calórica. Enquanto isso, com a ingestão da fruta, o bebê terá uma prevenção a mais a respeito de má formação do cérebro e medula. Há também estudos que informam que a tâmara acelera o parto faciilitando a dilatação.

Se gostou deste artigo, nos deixe um comentário, compartilhe com todos e nos acompanhe também no Instagram!
Fotos: Unsplash / Giphy / Pixabay

Kiwi
10
O que você acha?! Juntar-se à conversa

Alimentos que podem estar causando a sua dor de cabeça
26/05/18 06:03
Laiane Santos da Silva
26/05/18 06:03
Interessante vou fazer isso agora pra o meu bebe nasce saudável..
26/05/18 06:03
Interessante vou fazer isso agora pra o meu bebe nasce saudável..
26/05/18 06:03
Maria Amanda Frazão Oliveira
25/05/18 06:03
Bruna Caroline. Só para te lembrar, que não era a hora certa para vc engravidar.kkkkkkkk
25/05/18 06:03
Melissa Oliveira Laureano
25/05/18 06:03
Rosilane Soares Vanuza Monteiro
25/05/18 06:03
Juliana Mascarenhas.