Incrível!DicasVida Saudável

Publicado 2018-05-15
5 Comentário

Descobriram a causa da síndrome do Ovário Policístico

Síndrome do Ovário Policístico afeta até uma em cada cinco mulheres em todo o mundo, três quartos dos quais lutam para engravidar. A condição é tipicamente caracterizada por altos níveis de testosterona, cistos ovarianos, ciclos menstruais irregulares e problemas que regulam o açúcar, mas as causas há muito são um mistério. "É de longe a condição hormonal mais comum que afeta as mulheres em idade reprodutiva, mas não recebeu muita atenção", diz Robert Norman , da Universidade de Adelaide, na Austrália.

A causa mais comum de infertilidade feminina - síndrome do ovário policístico - pode ser causada por um desequilíbrio hormonal antes do nascimento. A descoberta levou a uma cura em camundongos, e um teste de drogas deve começar em mulheres no final deste ano. Os tratamentos estão disponíveis para ajudar as mulheres afetadas a engravidar, mas suas taxas de sucesso são tipicamente inferiores a 30% em cinco ciclos menstruais.

Continue lendo o artigo para saber mais sobre o assunto.

Agora, Paolo Giacobini , do Instituto Nacional Francês de Saúde e Pesquisa Médica, e seus colegas descobriram que a síndrome pode ser desencadeada antes do nascimento pelo excesso de exposição no útero a um hormônio chamado hormônio anti-Mülleriano . Os pesquisadores descobriram que as mulheres grávidas com síndrome dos ovários policísticos têm níveis 30% mais elevados de hormônio anti-Mülleriano do que o normal. Como a síndrome é conhecida por funcionar em famílias, eles se perguntavam se esse desequilíbrio hormonal na gravidez poderia induzir a mesma condição em suas filhas.

Para testar essa ideia, eles injetaram o excesso de hormônio anti-Mülleriano em camundongos prenhes. À medida que suas crias cresceram, elas mostraram muitas das características da síndrome dos ovários policísticos, incluindo puberdade posterior, ovulação pouco frequente, atrasos na gravidez e menor número de filhos. O excesso de hormônio pareceu desencadear esse efeito ao estimular demais um conjunto de células cerebrais que aumentam o nível de testosterona.

Clique em página seguinte e saiba o que os pesquisadores descobriram.

A equipe conseguiu reverter esse efeito nos ratos usando o cetrorelix, um medicamento de FIV usado rotineiramente para controlar os hormônios femininos. Após o tratamento com esta droga, os camundongos pararam de apresentar sintomas da síndrome do ovário policístico.A equipe está agora planejando um ensaio clínico de cetrorelix em mulheres com a doença, que eles esperam começar antes do final do ano. "Pode ser uma estratégia atraente para restaurar a ovulação e, eventualmente, aumentar a taxa de gravidez nessas mulheres", diz Giacobini.

"É uma nova forma radical de pensar sobre a síndrome do ovário policístico e abre toda uma gama de oportunidades para uma investigação mais aprofundada", diz Norman. Se a síndrome for transmitida de mães para filhas por meio de hormônios no útero, isso poderia explicar por que tem sido tão difícil identificar qualquer causa genética do distúrbio, diz Norman. "É algo em que estamos presos há muito tempo", diz ele.

Clique em página seguinte e leia todo o artigo.

Descobriram a causa da síndrome do Ovário Policístico 1

As descobertas também podem explicar por que as mulheres com a síndrome parecem engravidar com mais facilidade no final dos 30 e início dos 40 anos , diz Norman. Sabe-se que os níveis hormonais anti-Müllerianos diminuem com a idade, geralmente indicando redução da fertilidade . Mas em mulheres que começam com altos níveis, os declínios relacionados à idade podem levá-los à faixa normal de fertilidade - embora isso ainda precise ser testado, diz Norman.

Descobriram a causa da síndrome do Ovário Policístico 2

Você conhece alguém que sofre com a síndrome do ovário policístico? O você mesma sofre? Marque suas amigas e familiares no comentário para que elas também saibam sobre este estudo e também possam acompanhar a evolução do tratamento.

Se gostou deste artigo, nos deixe um comentário, compartilhe com todos e nos acompanhe também no Instagram!
Imagens: Pixabay/ Twitter

Descobriram a causa da síndrome do Ovário Policístico 3
9
O que você acha?! Juntar-se à conversa
Fotos que nos mostram porque temos medo de ficar sozinhos em casa
28/05/18 06:03
Lê Julio Ceranto Lavagnolli
27/05/18 06:03
Kalline Soares Olha isso
27/05/18 06:03
Mas minha mãe não tem ovário policístico .-.
27/05/18 06:03
Greice Ferreira Kersbaumer
27/05/18 06:03
Flávia Rodrigues França