0 Comentário

Motivos pelos quais não se deve usar sapatos de rua em casa

Esse é o relato de uma brasileira que se mudou para o exterior

Eu cresci usando sapatos dentro de casa, como muitas outras famílias brasileiras. As manhãs geralmente eram passadas de chinelo , mas quando meus pés entravam nos sapatos, eles não saíam mais. A menos que meus sapatos estivessem visivelmente sujos ou meus pés estivessem doendo depois de usá-los o dia todo, eu ficava perfeitamente contente como criança, adolescente e adulto andando pela casa de tênis.

Mas isso tudo mudou quando eu me mudei para a Alemanha.

Caso você não saiba, os alemães (e a maioria dos europeus) não usam sapatos dentro de casa, e podem até considerar desrespeitoso se você decidir andar pela casa deles com os sapatos nos pés. Sapatos para casa, ou "Hausschuhe" em alemão, geralmente estão te esperando quando você abre a porta e entra em uma casa alemã. Esses chinelos macios são feitos para ser usados dentro de casa, enquanto os sapatos de rua ficam guardados até a hora de sair.

Continue conosco e leia todo o artigo.

"Por que os brasileiros usam sapatos dentro de casa?" Eu fui alvo dessa pergunta mais vezes do que dá para contar, pelo meu marido, por colegas e por novos amigos da Alemanha. Para falar a verdade, eu nunca dei uma resposta exata do porquê, mas desde então aprendi que meu hábito peculiar era, na verdade, prejudicial à minha saúde. Alemães, japoneses e muitas outras culturas que se abstêm de usar sapatos dentro de casa estão evitando algo muito sério: bactérias.

Seus sapatos são um ímã de E. coli, que a maioria das pessoas associa com rios e lagos sujos. Você está carregando essas bactérias prejudiciais para dentro da sua casa depois de um dia andando em calçadas e superfícies cobertas de dejetos de passarinho, excrementos de cachorro e urina, só para citar alguns. De acordo com estudos recentes, seus sapatos podem carregar uma média de 442.000 diferentes tipos de bactérias, que você transfere de 90 a 99% para casa quando usa sapatos no interior.

Clique em página seguinte e saiba mais sobre esse assunto.

A E. coli (Escherichia coli) é uma bactéria que vive nos seus intestinos. Ela pode causar diarreia, problemas intestinais e infecções do trato urinário. Os sintomas incluem dores abdominais, diarreia, náusea e fadiga constante. Você pode ser infectado só de engolir uma pequena quantidade da bactéria E. coli, que cerca você quando usa seus sapatos dentro de casa.

Além disso, um estudo recente conduzido em Houston, Texas, descobriu que 25% dos sapatos das pessoas carregavam uma bactéria prejudicial chamada C. difficile (Clostridium difficile), que causa uma inflamação do cólon que traz risco de vida. Essa bactéria se prendia ao sapato vindo de parques, restaurantes de fast food e estabelecimentos comerciais, deixando vestígios em casa.

Clique em página seguinte e leia todo o artigo.

Imagine um bebê engatinhando por um chão coberto de bactérias da rua, ou, de repente, sentir-se mal do estômago sem saber de onde veio. Nojento, não é? Talvez seja a hora de dar uma chance àqueles sapatos de casa e salvar a si mesmo e a sua família de ficar doente com uma coisa que poderia ser facilmente evitada. Usar chinelos em casa foi uma adaptação fácil, e eu nem posso imaginar usar tênis sobre o meu tapete de novo.

E você, o que pensa sobre esse assunto? Acha que seria viável se adaptar a esse comportamento e não usar os mesmos sapatos na rua e em casa? Porque como temos um clima muito diferente desses países europeus, usamos chinelos na rua, mas será que você conseguiria ter alguns pares somente para usar dentro da sua casa? Se fizer o teste conte para nós como foi sua experiência aqui nos comentários!

Se gostou deste artigo, nos deixe um comentário, compartilhe com todos e nos acompanhe também no Instagram!
Imagens: Twitter/ Pixabay

0
O que você acha?! Juntar-se à conversa
Mulher morre após fazer escova progressiva