Incrível!DicasVida Saudável

Publicado 2018-05-18
0 Comentário

Estes alimentos que são muito mais do que simples temperos

Há diversos alimentos presentes em nossos pratos diariamente que são muito mais do que um tempero daqueles de dar água na boca. Você já parou para pensar na quantidade de benefícios trazidos por estes ingredientes? Neste artigo, separamos uma diversidade de alimentos que traz consigo uma infinidade de coisas boas.

1.Cebola
Apesar das controvérsias quanto a sua origem, Ásia ou Índia, a cebola já é plantada há mais de 5 mil anos. E a partir daí, já era usada tanto para curar dores de cabeça quanto para temperar vários pratos. O cultivo deste flavonóide existe em várias partes do mundo, justamente pela facilidade do seu cultivo. Versatilidade pode ser uma boa definição para ela: no bife, no bacalhau e até na salada.

Estes alimentos que são muito mais do que simples temperos 1

Presente nas cores: roxa, amarela ou branca, a cebola é conhecida por ser um ótimo antioxidante, combate radicais livres e reforça o sistema de defesa do nosso corpo. Quando de cor roxa, ela ainda carrega muito mais a antocianina, um antioxidante poderosíssimo. A melhor forma de obter-se os nutrientes é por meio do seu consumo "in natura". Pois, agora é a hora de parar de recusar este flavonóide nas suas refeições diárias!

Estes alimentos que são muito mais do que simples temperos 2

2. Alho

Alho e a cebola são a base de várias receitas brasileiras e o recado é continuar consumindo ambos. Até a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) se rendeu aos beneficios do alho e aprovou a venda de produtos medicinais feita à base deste ingrediente. Portanto, tornou-se uma obrigação termos ele em nossas dietas. As coisas boas que ele traz são muitas, mas podemos começar pela sua ação anticoagulante, que melhora a circulação sanguínea. Isso se dá por conta de seu alto teor de vitamina B, que dimunui níveis de hemocisteína. Ele é um antibiótico natural, bom para gripes e resfriados, por exemplo.

2. Alho

Por ter em sua composição a vitamina A, B e C, ele torna-se ótimo para o fígado. Este tempero também é um ótimo ingrediente para uma pele sem acnes e ainda com o poder de proteger e regenerar a pele, por conta dos seus antioxidantes. Para quem tem o colesterol em níveis altos e sofre com anemia, ele também é super recomendando. Além de tudo isso, o nosso sistema digestivo melhorar com a presença do alho, pois ele estimula o ácido gástrico a processar de forma adequada os alimentos.

2. Alho 1

3. Alecrim

Originário da região do Mediterrâneo, o alecrim é um tempero muito completo quando falamos de saúde. Vamos enumerar aqui os seus diversos benefícios. O primeiro fica por conta de ser muito eficiente em casos de tosses, gripes e asma. Essa planta é ótima para o equilíbrio da pressão arterial e é muito bom para o combate do estresse, por ser rico em ácido carnósico, que tem propriedades antioxidantes para o sistema nervoso. Ele tem propriedades diuréticas e reduz gases intestinais por ter ação caminativa. E para as mulheres, ele auxilia na menstruação diminindo as cólicas.

3. Alecrim

4. Salsa ou salsinha

Tanto as folhas como as sementes dessa planta podem ser utilizadas como remédios naturais ou temperos. O consumo regular da salsinha traz muitos benefícios. Previne o câncer, por ativar a glutationa, um anitioxidante do organismo. Ela é rica em óleos essesnciais, vitamina C e flavonóides e, por isso, auxilia muito em gripes e envelhecimento precoce. A planta também é responsável por prevenir a anemia, por ser rica em ácida fólica, combater a retenção de líquido, a hipertensão e a infecção urinária, por ser diurética.

4. Salsa ou salsinha

5. Cebolinha

Quem não gosta de um bom caldo com cebolinha? É difícil achar quem torça o nariz para este tipo de iguaria. E quem gosta deve continuar o consumo porque os seus benefícios são imensos. Fique sabendo de alguns deles. Por ter forte ação antioxidante, ela atua na prevenção do câncer. Ela tem vitamina K, que é fundamental para a boa saúde ossos e limitação neuronal, ajudando em doenças como Alzheimer. O componente orgânico da cebolinha chamado de alicina é muito importante para regulação da pressão arterial e redução dos níveis de colesterol. A presença de nutrientes como potássio, ferro, cálcio, vitamina C, ácido fólico, niacina, riboflavina e tiamina, melhora o sistema imunológico, dores de estômago, flatulência, estimula disgestão e ainda combate a anemia.

5. Cebolinha

6. Vinagre

O vinagre é usado como tempero, remédio e até produto de limpeza há muito tempo. E ele tem vários benefícios presentes nele como ajudar a perder peso, por aumentar a saciedade, e ainda aumentar a abosorção de mineiras por ser enriquecido em ácido acético. Além disso, ele controla o nível de açucar no sangue e ainda possui propriedades antioxidantes.

7. Azeite de Oliva
Sua origem vem da culinária mediterrânea, mas já vem sendo utilizado no mundo inteiro há algum tempo. Principalmente pelos diabéticos e que querem ter controle da doença, pois o líquido é rico em omêga-9. Além disso, o azeite é rico em polifenois que tem ação anti-inflamatória, auxilia na absorção de vitaminas A, D, E e K. Ele é fonte de antioxidantes ajudando a prevenir câncer e doenças degenerativas. Além disso tudo, ele é fonte de vitamina E e fonte de gordura benéfica para a saúde.

Se gostou deste artigo, nos deixe um comentário, compartilhe com todos e nos acompanhe também no Instagram!
Fotos: Unsplash / Pixabay

6. Vinagre
1
O que você acha?! Juntar-se à conversa

Alimentos que podem estar causando a sua dor de cabeça