0 Comentário

Por que irmãos mais velhos tendem a ter mais sucesso

Logicamente cada família tem as suas características e uma forma única de funcionamento, mas de acordo com estudos feitos por psicólogos é possível notar que a ordem em que cada filho nasce pode influenciar em como ela vai se comportar e até como vai ser formar a sua personalidade. Logicamente tudo tem seu lado bom e ruim, e eles fazem parte de tudo que existe na vida, por isso devemos aprender a destacar o que há de melhor e olhar para as ruins e tentar mudar isso. Confira o que há de bom e o que há de ruim quando se é filho mais velho.

1. São mais responsáveis

1. São mais responsáveis

Ser o primeiro a buscar seu caminho e abrir caminho para os outros irmãos novos aprenderem e escolherem também sua própria forma de levar a vida, cria uma grande responsabilidade que o acompanha desde muito cedo. Segundo o autor do "The Sibbling Efect: What the Bonds Among Brothers and Sisters Reveal About Us" ("O Efeito dos Irmãos: O que os Laços entre Irmãos e Irmãs Revelam sobre Nós"), Jeffrey Kluger, os filhos mais velhos são os que tem valores ligados a família mais fortemente. E, por isso, são vistos como mais conservadores, obedientes e também responsáveis.

1. São mais responsáveis 1

2. São mais espertos

Várias pesquisas tem sugerido que os filhos mais velhos tem QIs maiores do que os mais novos. Em uma pesquisa de 2007, feita com 250.000 jovens noruegueses, foi constatado que os nascidos anteriormente tinham em média 2.3 pontos a mais do que os irmãos mais novos. O estudo também acredita que isso se deveu muito mais ao ambiente do que aos genes. As crianças mais velhas tendem a orientar e ensinar muitas coisas as menores e isso facilita o auto aprendizado. Outra constação da pesquisa foi que a com o aumento da família, os mais velhos ganham outras responsabilidades e isso ajuda muito no seu desenvolvimento intelectual.

2. São mais espertos

3. Tendem a ter mais sucesso

Os irmãos mais velhos não só costumam ir melhor na escola como também no mercado de trabalho. E isso tudo tem explicação segundo o psicólogo e professor adjunto da Universidade de Nova York, Ben Dattner, os primogênitos tendem a querer agradar mais aos pais. E, com isso, acabam sendo orientados e ficam ansiosos por essa ideia de dar orgulho aos pais. O estudo também entende que elesw, por estarem munidos da figura de autoridade, tendem a influenciar seus irmãos mais novos de forma que os prepare para serem líderes.

3. Tendem a ter mais sucesso

4. Eles costumam se comportar melhor

É comuns vermos famílias onde os filhos mais novos do meio tem mais tons de rebeldia, e os mais velhos comportam-se melhor. De acordo com um estudo realizado na Bélgica por Vassilis Saraglou e Laure Fiasse, em 2013, “Enquanto os primogênitos tendem a ser mais responsáveis, competitivos e convencionais, os mais novos tendem a alimentarem uma necessidade de “distinção”, e criarem um nicho específico por serem mais divertidos, cooperativos e principalmente, rebeldes”. O texto foi publicado no jornal "Personality and Individual Differences".

4. Eles costumam se comportar melhor

5. São cuidadosos

De acordo com um estudo de 2015, os irmãos mais velhos tem características muito claras em relação à serem cuidadosos, simpáticos e menos preocupados do que os caçulas. O mesmo estudo comprovou que pessoas detentoras destes tipos de características, se dão melhor quando falamos em performance acadêmica. Além disso, o cuidado característico e a consciência que eles detêm são a chave para o sucesso.

5. São cuidadosos

Saúde do filho mais velho

Os caçulas costumam ter a saúde melhor do que os filhos mais velhos. Alguns estudos já investigaram a relação entre a ordem de nascença e a probablidade de diabetes do tipo 1. A partir daí, os cientistas observaram que os caçulas, tinham o risco da incidência da doença muito reduzido em comparação com o primeiro filho. Segundo especialistas, isso se dá por conta das mudanças no útero da mãe ou a outros fatores após o nascimento. Outra observação é em relação ao filho mais velho trazer doenças a partir de vírus e bactérias na escola, e os mais novos ativarem e melhorem seu sistema imunológico a partir disso.

Saúde do filho mais velho

Fenômeno do irmão mais velho

Se a pessoa já tem irmão mais velho, as chances de o mais novo se homossexual aumenta. De acordo com cientistas, isso é chamado de "fenômeno do irmão mais velho". A explicação, segundo os estudiosos, é que cada irmão muda o útero da mãe de alguma forma e isso tem a ver com como o sistema imunológico responde a cada uma das gravidezes. E quando trata-se de um feto masculino, eles produzem um tipo de proteína que ajudam na formação dos órgãos genitais masculino, porém a mãe acaba criando anticorpos quanto a isso. Resulatando no fenômeno citado acima.

Se gostou deste artigo, nos deixe um comentário, compartilhe com todos e nos acompanhe também no Instagram!
Fotos: Unsplash / Pixabay

Fenômeno do irmão mais velho
4
O que você acha?! Juntar-se à conversa

Como Saber Se O Que Você Está Sentindo É Amor De Verdade